LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Boa noite amigos e companheiros de Hobby!
Frequentemente vejo que os hobbystas tem dúvidas quanto à lubrificação do motor após seu uso.
Um spray forte de SuperLube, da Loctite, no carburador e com a abertura do virabrequim para cima é muito mais eficiente (e barato!) do que qualquer after run.
O bom é introduzir a mangueirinha de extensão pelo carburador e orifício do virabrequim, pois lubrificará bem o rolamento interno.
É importante, ao fazer isto, não deixar entrar sujeira no motor.
Depois dê uma girada rápida no motor, na caixa de partida.
O Super Lub é um micro óleo em spray bastante eficiente, pelo menos para aqueles intervalos curtos (até 2 ou 3 semanas) sem uso do modelo.
Para intervalos maiores, é interessante desmontar e desengraxar todo o motor. Após esta limpeza mais detalhada, lubrifique o motor com um óleo sintético de boa qualidade e fino.
Uma boa opçaõ para esta lubrificação a longo termo é o óleo automotivo Mobil 1 SAE 0-40.
Quando fores usar o motor novamente, desengraxe-o novamente e lubrifiques com o SuperLube.
É o que faço nos motores que preparo e nos que uso.
Uso Pro Driver 30%, que é bastante corrosivo e não tenho problemas.
Minha humilde contribuição.
Tio Nonô RC.
Frequentemente vejo que os hobbystas tem dúvidas quanto à lubrificação do motor após seu uso.
Um spray forte de SuperLube, da Loctite, no carburador e com a abertura do virabrequim para cima é muito mais eficiente (e barato!) do que qualquer after run.
O bom é introduzir a mangueirinha de extensão pelo carburador e orifício do virabrequim, pois lubrificará bem o rolamento interno.
É importante, ao fazer isto, não deixar entrar sujeira no motor.
Depois dê uma girada rápida no motor, na caixa de partida.
O Super Lub é um micro óleo em spray bastante eficiente, pelo menos para aqueles intervalos curtos (até 2 ou 3 semanas) sem uso do modelo.
Para intervalos maiores, é interessante desmontar e desengraxar todo o motor. Após esta limpeza mais detalhada, lubrifique o motor com um óleo sintético de boa qualidade e fino.
Uma boa opçaõ para esta lubrificação a longo termo é o óleo automotivo Mobil 1 SAE 0-40.
Quando fores usar o motor novamente, desengraxe-o novamente e lubrifiques com o SuperLube.
É o que faço nos motores que preparo e nos que uso.
Uso Pro Driver 30%, que é bastante corrosivo e não tenho problemas.
Minha humilde contribuição.
Tio Nonô RC.
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Tio Nono ...
O WD40 é similar ao superlube ?? existe prós e contra do WD40 ... fale um pouco disso para nós
obrigado
O WD40 é similar ao superlube ?? existe prós e contra do WD40 ... fale um pouco disso para nós
obrigado
Precisa-se : Gandula ágil e paciente ...
Losi 8T 2.0 Tekin RX8 2150Kv Futaba 3PkS + 2.4Ghz Fasst LIPO 5S Truggy JConcepts PRO-LINE - AKA Parque da Cidade - AeroSampa |
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena
É isso mesmo que sempre fiz aqui, só que com Wd40, e nunca retiro a vela, más antes de introduzir o caninho dou uma limpada nele porque fica restos de óleo e junta poeira.
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena
Boa Noite Tio Nono, me esclareça uma dúvida:
E quanto aos virabrequins possuidores de rampa de silicone em sua janela de admissão. O SuperLube não ataca o silicone desprendendo-o e permitindo que seja sugado para dentro do motor quando se liga o mesmo ?
Grande abraço.
E quanto aos virabrequins possuidores de rampa de silicone em sua janela de admissão. O SuperLube não ataca o silicone desprendendo-o e permitindo que seja sugado para dentro do motor quando se liga o mesmo ?
Grande abraço.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
m2barreto escreveu:Tio Nono ...
O WD40 é similar ao superlube ?? existe prós e contra do WD40 ... fale um pouco disso para nós.
Obrigado.
Boa noite Barreto!
A primeira coisa a enfatizar é que postei o que funciona para mim.
Pode se dizer que é quase uma preferência pessoal.
Na realidade a aplicabilidade do WD-40 e do SuperLub é bastante parecida.
Mas o WD-40 possui apenas 15 a 25% de óleo em peso e em pouco tempo perde o filme lubrificante(Seca).
Já o SuperLub, por conter 40 a 50% de óleo mineral, mantém mais tempo este filme.
O WD-40 me parece funcionar melhor como desengripante.
Veja bem esta é uma opinião pessoal.
Já usei os dois e como LUBRIFICANTE o SuperLub me agrada mais.
Mas o WD-40 é mais conhecido!
E comumente mais CARO!
hanks2b escreveu:É isso mesmo que sempre fiz aqui, só que com Wd40, e nunca retiro a vela.
Mas antes de introduzir o caninho dou uma limpada nele porque fica restos de óleo e junta poeira.
Perfeito!
Limpeza nestes motorzinhos é fundamental.
Pimpolho escreveu:Boa Noite Tio Nono.
Me esclareça uma dúvida:
E quanto aos virabrequins possuidores de rampa de silicone em sua janela de admissão.
O SuperLube não ataca o silicone desprendendo-o e permitindo que seja sugado para dentro do motor quando se liga o mesmo ?
Grande abraço.
Olá Pimpolho ....
Todos os motores que possuo possuem rampa de silicone.
Sempre uso SuperLub e nunca tive problemas com eles.
Contrapondo isto, já me foi enviado um motor para reaplicar o silicone pois ele começou a esfarelar e soltar pedacinhos.
E o dono do motor me afirmou que nunca passava nada nele.
Pelo estado de sujeira em que o motor se encontrava até acredito que ele realmente nunca tenha aberto o motor.
Isto me faz pensar que talvez o silicone do virabrequim tenha um período de vida útil mesmo.
Após este período, seria necessário refazer a aplicação.
Mas isto é só uma cogitação.
O que posso afirmar que é uma boa maneira de remover o silicone é deixar o virabrequim imerso em aguarrás.
Obrigado a todos pelo retorno.
Tio Nonô RC
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena
Ainda hoje estive numa casa de ferragens e ví o preço por aqui, o Wd40 R$12,00 e o SuperLub Loctite R$8,50, ambos com 300ml/200grms, más o proprietário não soube responder a diferença entre ambos, somente que os 2 são muito bons. Na próxima compra também vou experimentar o SuperLub.
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Puts aprendi uma legal agora. Eu ja ia abrindo meus motores todo dia que andava e tava vendo que isso nao era certo. A partir de hoje sigo as dicas do Tio Nono hehehehee.
Valeu cara
Valeu cara
Mugen MTX6 O.S Speed 4PKS-R Byron 16% Protoform P37 Matrix L2 Sul - Brasilia |
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
NovaK escreveu: Puts aprendi uma legal agora.
Eu ja ia abrindo meus motores todo dia que andava e tava vendo que isso nao era certo.
A partir de hoje sigo as dicas do Tio Nono hehehehee.
Valeu cara
Mr. NovaK :
Abrir motor toda vez que se anda não é ruim.
Para mim, por exemplo, é uma parte do hobby que gosto.
O importante é o hobbista/mecânico ser proficiente no que faz,
saber fazer as coisas certas, sem pressa e sem excesso/falta de limpeza,
lubrificação, apertos, etc ...
O que estraga os motorzinhos não é desmotá-los/montá-los frequentemente.
É fazer isto de forma incorreta.
Se você tem dúvida no que está fazendo, procure ajuda de alguém experiente.
Bom serviço ....
Tio Nonô RC
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Pode deixar Nono. Sendo vc fazendo os motores do Eduardo, sigo suas dicas e quando tiver alguma duvida se prepara que as perguntas serao direcionadas a voce na certa! heheheheh. Abraços
Mugen MTX6 O.S Speed 4PKS-R Byron 16% Protoform P37 Matrix L2 Sul - Brasilia |
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Fala Tio Nonô!!!
... o que me diz de óleo 2 tempos como after run?
Três gotas no carbura e três na cabeça do pistão...
Estou usando direto, pois achei como dica neste forum...
o motor parece se comportar bem... pega na primeira puxada... não engasga nem na primeira acelerada... pega lenta de cara... E já cheguei a deixar parado um mês...
Diz aí Gurí... rsrsrs
Abç.
... o que me diz de óleo 2 tempos como after run?
Três gotas no carbura e três na cabeça do pistão...
Estou usando direto, pois achei como dica neste forum...
o motor parece se comportar bem... pega na primeira puxada... não engasga nem na primeira acelerada... pega lenta de cara... E já cheguei a deixar parado um mês...
Diz aí Gurí... rsrsrs
Abç.
Grigoli
TS4N OS.12 FUTABA 2PL RITCH 20% NITRO E 12% ÓLEO BMW M3 GTR |
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
tionono escreveu: Boa noite Barreto!
A primeira coisa a enfatizar é que postei o que funciona para mim.
Pode se dizer que é quase uma preferência pessoal.
Na realidade a aplicabilidade do WD-40 e do SuperLub é bastante parecida.
Mas o WD-40 possui apenas 15 a 25% de óleo em peso e em pouco tempo perde o filme lubrificante(Seca).
Já o SuperLub, por conter 40 a 50% de óleo mineral, mantém mais tempo este filme.
O WD-40 me parece funcionar melhor como desengripante.
Veja bem esta é uma opinião pessoal.
Já usei os dois e como LUBRIFICANTE o SuperLub me agrada mais.
Mas o WD-40 é mais conhecido!
E comumente mais CARO!
Muito Obrigado pelas informações Tio Nono, esclarecido
Abs
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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena
Também queria saber essa aí, também uso óleo 2 tempos como after-run e nunca tive maiores problemas também
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
eu não fujo nem recomendo deixar de aplicar sempre after-run !
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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Bugnet,
Qual é a composição do after-run?
Qual é a composição do after-run?
Grigoli
TS4N OS.12 FUTABA 2PL RITCH 20% NITRO E 12% ÓLEO BMW M3 GTR |
Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.
Grigoli escreveu:Bugnet,
Qual é a composição do after-run?
Grigoli:
Embora a pergunta não seja para mim, como não foi postada resposta, ....
O after run é o Marvel Mistery Oilem embalagens pequenas.
Espero ter ajudado.
Tio Nonô RC.
Editado pela última vez por tionono em 07 Out 2008, 02:37, em um total de 1 vez.
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