LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

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LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor tionono » 06 Jul 2007, 19:01

Boa noite amigos e companheiros de Hobby!

Frequentemente vejo que os hobbystas tem dúvidas quanto à lubrificação do motor após seu uso.
Um spray forte de SuperLube, da Loctite, no carburador e com a abertura do virabrequim para cima é muito mais eficiente (e barato!) do que qualquer after run.
O bom é introduzir a mangueirinha de extensão pelo carburador e orifício do virabrequim, pois lubrificará bem o rolamento interno.
É importante, ao fazer isto, não deixar entrar sujeira no motor.
Depois dê uma girada rápida no motor, na caixa de partida.
O Super Lub é um micro óleo em spray bastante eficiente, pelo menos para aqueles intervalos curtos (até 2 ou 3 semanas) sem uso do modelo.
Para intervalos maiores, é interessante desmontar e desengraxar todo o motor. Após esta limpeza mais detalhada, lubrifique o motor com um óleo sintético de boa qualidade e fino.
Uma boa opçaõ para esta lubrificação a longo termo é o óleo automotivo Mobil 1 SAE 0-40.
Quando fores usar o motor novamente, desengraxe-o novamente e lubrifiques com o SuperLube.

É o que faço nos motores que preparo e nos que uso.
Uso Pro Driver 30%, que é bastante corrosivo e não tenho problemas.

Minha humilde contribuição.


Tio Nonô RC.

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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor m2barreto » 06 Jul 2007, 19:14

Tio Nono ...

O WD40 é similar ao superlube ?? existe prós e contra do WD40 ... fale um pouco disso para nós

obrigado


Precisa-se : Gandula ágil e paciente ...

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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor hanks2b » 06 Jul 2007, 19:49

É isso mesmo que sempre fiz aqui, só que com Wd40, e nunca retiro a vela, más antes de introduzir o caninho dou uma limpada nele porque fica restos de óleo e junta poeira.

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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Pimpolho » 06 Jul 2007, 20:40

Boa Noite Tio Nono, me esclareça uma dúvida:
E quanto aos virabrequins possuidores de rampa de silicone em sua janela de admissão. O SuperLube não ataca o silicone desprendendo-o e permitindo que seja sugado para dentro do motor quando se liga o mesmo ?
Grande abraço.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor tionono » 07 Jul 2007, 21:01

m2barreto escreveu:Tio Nono ...

O WD40 é similar ao superlube ?? existe prós e contra do WD40 ... fale um pouco disso para nós.

Obrigado.


Boa noite Barreto!

A primeira coisa a enfatizar é que postei o que funciona para mim.
Pode se dizer que é quase uma preferência pessoal.
Na realidade a aplicabilidade do WD-40 e do SuperLub é bastante parecida.
Mas o WD-40 possui apenas 15 a 25% de óleo em peso e em pouco tempo perde o filme lubrificante(Seca).
Já o SuperLub, por conter 40 a 50% de óleo mineral, mantém mais tempo este filme.
O WD-40 me parece funcionar melhor como desengripante.
Veja bem esta é uma opinião pessoal.
Já usei os dois e como
LUBRIFICANTE o SuperLub me agrada mais.
Mas o WD-40 é mais conhecido!
E comumente mais
CARO!


hanks2b escreveu:É isso mesmo que sempre fiz aqui, só que com Wd40, e nunca retiro a vela.
Mas antes de introduzir o caninho dou uma limpada nele porque fica restos de óleo e junta poeira.


Perfeito!

Limpeza nestes motorzinhos é fundamental.



Pimpolho escreveu:Boa Noite Tio Nono.

Me esclareça uma dúvida:
E quanto aos virabrequins possuidores de rampa de silicone em sua janela de admissão.
O SuperLube não ataca o silicone desprendendo-o e permitindo que seja sugado para dentro do motor quando se liga o mesmo ?

Grande abraço.


Olá Pimpolho ....

Todos os motores que possuo possuem rampa de silicone.
Sempre uso SuperLub e nunca tive problemas com eles.
Contrapondo isto, já me foi enviado um motor para reaplicar o silicone pois ele começou a esfarelar e soltar pedacinhos.
E o dono do motor me afirmou que nunca passava nada nele.
Pelo estado de sujeira em que o motor se encontrava até acredito que ele realmente nunca tenha aberto o motor.
Isto me faz pensar que talvez o silicone do virabrequim tenha um período de vida útil mesmo.
Após este período, seria necessário refazer a aplicação.
Mas isto é só uma cogitação.
O que posso afirmar que é uma boa maneira de remover o silicone é deixar o virabrequim imerso em aguarrás.

Obrigado a todos pelo retorno.


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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor hanks2b » 07 Jul 2007, 21:17

Ainda hoje estive numa casa de ferragens e ví o preço por aqui, o Wd40 R$12,00 e o SuperLub Loctite R$8,50, ambos com 300ml/200grms, más o proprietário não soube responder a diferença entre ambos, somente que os 2 são muito bons. Na próxima compra também vou experimentar o SuperLub.

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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor NovaK » 07 Jul 2007, 21:37

Puts aprendi uma legal agora. Eu ja ia abrindo meus motores todo dia que andava e tava vendo que isso nao era certo. A partir de hoje sigo as dicas do Tio Nono hehehehee.

Valeu cara




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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor tionono » 09 Jul 2007, 20:39

NovaK escreveu: Puts aprendi uma legal agora.
Eu ja ia abrindo meus motores todo dia que andava e tava vendo que isso nao era certo.
A partir de hoje sigo as dicas do Tio Nono hehehehee.

Valeu cara


Mr. NovaK :

Abrir motor toda vez que se anda não é ruim.
Para mim, por exemplo, é uma parte do hobby que gosto.
O importante é o hobbista/mecânico ser proficiente no que faz,
saber fazer as coisas certas, sem pressa e sem excesso/falta de limpeza,
lubrificação, apertos, etc ...
O que estraga os motorzinhos não é desmotá-los/montá-los frequentemente.
É fazer isto de forma incorreta.
Se você tem dúvida no que está fazendo, procure ajuda de alguém experiente.

Bom serviço
....


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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor NovaK » 09 Jul 2007, 20:45

Pode deixar Nono. Sendo vc fazendo os motores do Eduardo, sigo suas dicas e quando tiver alguma duvida se prepara que as perguntas serao direcionadas a voce na certa! heheheheh. Abraços




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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Grigoli » 10 Jul 2007, 23:39

Fala Tio Nonô!!!
... o que me diz de óleo 2 tempos como after run?
Três gotas no carbura e três na cabeça do pistão...

Estou usando direto, pois achei como dica neste forum...
o motor parece se comportar bem... pega na primeira puxada... não engasga nem na primeira acelerada... pega lenta de cara... E já cheguei a deixar parado um mês...

Diz aí Gurí... rsrsrs

Abç.


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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor m2barreto » 10 Jul 2007, 23:49

tionono escreveu: Boa noite Barreto!

A primeira coisa a enfatizar é que postei o que funciona para mim.
Pode se dizer que é quase uma preferência pessoal.
Na realidade a aplicabilidade do WD-40 e do SuperLub é bastante parecida.
Mas o WD-40 possui apenas 15 a 25% de óleo em peso e em pouco tempo perde o filme lubrificante(Seca).
Já o SuperLub, por conter 40 a 50% de óleo mineral, mantém mais tempo este filme.
O WD-40 me parece funcionar melhor como desengripante.
Veja bem esta é uma opinião pessoal.
Já usei os dois e como
LUBRIFICANTE o SuperLub me agrada mais.
Mas o WD-40 é mais conhecido!
E comumente mais
CARO!


Muito Obrigado pelas informações Tio Nono, esclarecido

Abs


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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Birk » 10 Jul 2007, 23:50

Também queria saber essa aí, também uso óleo 2 tempos como after-run e nunca tive maiores problemas também

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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor bugnet » 11 Jul 2007, 00:55

eu não fujo nem recomendo deixar de aplicar sempre after-run !


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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Grigoli » 11 Jul 2007, 16:58

Bugnet,

Qual é a composição do after-run?


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Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor tionono » 11 Jul 2007, 22:03

Grigoli escreveu:Bugnet,

Qual é a composição do after-run?


Grigoli:

Embora a pergunta não seja para mim, como não foi postada resposta, ....

O after run é o Marvel Mistery Oilem embalagens pequenas.


Espero ter ajudado.



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Editado pela última vez por tionono em 07 Out 2008, 02:37, em um total de 1 vez.

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