Regulagem para corrida

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Fev 2020, 15:55
Localização: São Carlos / Piracicaba

Regulagem para corrida

Mensagempor Cardeaelis » 24 Fev 2020, 16:10

Olá pessoal! Semana que vem tenho um desafio com um amigo meu, numa pista de BMX aqui da cidade (se Pedrão deixar, kkkk)

Então estou pesquisando sobre ajustes de suspensão, cambagem e toe para ter um desempenho melhor.
O carro dele é um buggy himoto 1/8 .21 se não me engano, e o meu é um tomahawk truggy 1/10 .18... Em algumas arrancadas que fizemos com as regulagens padrão eu consegui ganhar dele na maioria dos pegas - minha baixa estava desregulada, mas mesmo assim eu passava ele logo no começo e no final ele começava a chegar perto.

A pista é de terra, bem dura até, com alguns pulos, mas tem várias curvas "levantadas", fui lá ontem fazer uns testes e vi que dá pra fazer as curvas com uma velocidade razoável, mas meu carro está saindo de frente.

Tendo dito isso vamos à regulagem:

Com a cambagem zerada, eu fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Minha suspensão traseira está carregada e mais dura que a da frente, mas isso eu não consigo regular separadamente por enquanto pois não tenho os espaçadores, posso mexer somente no comprimento do curso delas.

Estou com o carrinho em mãos agora e percebi o seguinte: Só posso regular a cambagem dele separadamente, as hastes de toe são fixas, mas quando eu boto as duas cambagens no meio, fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Botei agora as duas cambagens negativadas no máximo e fiquei com toe-in atrás e um leve toe-in na frente também, quase neutro. E a suspensão de trás ficou mais baixa e continua mais dura que a da frente. As duas suspensões estão com o maior curso que dá pra colocar, pois acho que assim a roda "vai buscar" mais as irregularidades da pista.

Então queria saber dos pilotos mais experientes, quais as sugestões pra eliminar esse understeering, pelo menos neutralizá-lo para que eu possa fazer as curvas na maior velocidade possível sem sair de frente - quando sai de traseira eu consigo segurar até que bem.

Planejo fazer os pulos mais baixos pra ter mais tempo de contato com a pista, já que em questão de retomada eu saio na frente e como as retas não são muito longas, acho que ele não consegue me buscar se eu sair na frente nas curvas e conseguir meter o pé.


Já agradeço pra quem tiver conhecimento e puder ajudar! Valeu!




 Thunder Tiger Tomahawk ST      PRO-18BX      Tactic TTX240      Sidewinder 20%/12%      São Carlos / Piracicaba

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11844
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Regulagem para corrida

Mensagempor Abib » 04 Mar 2020, 13:35

Não conheço o modelo, mas não dá pra abrir o Toe dianteiro pelos links da direção?

Acho que a melhor coisa é pegar algum modelo de competição equivalente ao seu (com as mesmas características de setup) e procurar alguma folha de Setup para uma pista semelhante à sua..


Imagem

 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes