Faróis (LEDS) na bolha

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Re: Leds na bolha

Mensagempor Xumbrega » 20 Dez 2007, 08:54

eu nao sei se isso ajuda mais achei esses 2 topicos muito legais, /viewtopic.php?t=8592&highlight=led
/viewtopic.php?t=1079&highlight=led


Sem auto :(

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Leds na bolha

Mensagempor rafa_sd » 26 Dez 2007, 13:16

Gurizada, o seguinte.. teve gnt aí em topicos parecidos, dizendo que torrou os leds.. Entao vai a dica:

Um led funciona em 3volts e consome 20mA, (os mais comuns) ok?
Se voce tiver utilizando um pack de 6 volts, deverá colocar um resistor em série com o led de 180ohms, e se tiver utilizando um pack de 4,8 volts o resistor deverá ser de 100 ohms tb em série, ok?

Se for ligar dois leds, nao precisa de resistor se vc for ligar em serie, pois 3+3=6, ou seja, dois leds de 3 volts cada, ligados em série, utilizam 6 volts.

Se for ligar 4 leds, o ideal seria fazer dois conjuntos de 2 leds, onde cada conjunto teria dois leds ligados em série, e os conjuntos estariam ligados em paralelo entre si.. compliquei?

Pra ver o que é ligação em série ou em paralelo, pesquisem no google, que é mais fácil do que eu tentar explicar aqui.

Qualquer dúvida, é so chamar.




 HPI Savage X SS/Ofna LX      Axial 28/STS 21      Ofna 4ch      Traxxas 20%      Savage/LX 1      Nem sei mais...      Metal Terra - Sapucaia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Leds na bolha

Mensagempor Pries_jeden_Got » 03 Jan 2008, 20:09

aí pessoal!!

Achei um lugar bacana pra divulgar minha idéia. Basta ter um motorzinho de baixa voltagem - de videocassete, carrinho etc. - e ligá-lo ao volante do motor - ou flywheel, sei lá como chama - com uma correia. Você terá um alternador de carro em miniatura. Agora vamos aos detalhes:

1- O motor deve ter a carcaça de metal (para facilitar o processo) porque a rotação será alta e ele poderá derreter se for de plástico;

2- O ideal é um motor de 5V ou 6V no máximo, caso contrário a resistência interna do motor irá consumir boa parte da voltagem produzida;

3- Depois de feito, escolhido a posição do motorzinho e colocada a correia (pode ser aquelas usadas em aparelhos de som, de borracha), ligue o motor do carro (SEMPRE COM AS RODAS LIVRES E UM VENTILADOR PARA REFRIGERAR O MOTOR) e durante +-30 segundos verifique a voltagem produzida. Em rotação baixa, o ideal seria uns 3V a 4V. Depois acelere o carro até um pouco mais da metade da potência e verifique a d.d.p produzida. Se variar muito será necessário montar uma placa circuito. Mas se variar cerca de 1 a 1,5V não é necessário.

Por último basta soldar os fios no "alternador" e fazer a conexão com os leds. Utilize leds Auto-brilho branco - ou coloridos, de acordo com sua preferência - e vermelhos nos freios. Faça vários testes antes de fixar tudo.

Eu fiz isso mas usei um motorzinho plástico. O geradorzinho não agüentou e tive que tirar.

Espero que gostem da idéia, abraços!


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 853
Registrado em: 19 Jul 2007, 23:00
Localização: Canoas/RS

Re: Leds na bolha

Mensagempor FoiMal » 04 Jan 2008, 07:16

Pries_jeden_Got escreveu:aí pessoal!!

Achei um lugar bacana pra divulgar minha idéia. Basta ter um motorzinho de baixa voltagem - de videocassete, carrinho etc. - e ligá-lo ao volante do motor - ou flywheel, sei lá como chama - com uma correia. Você terá um alternador de carro em miniatura. Agora vamos aos detalhes:

1- O motor deve ter a carcaça de metal (para facilitar o processo) porque a rotação será alta e ele poderá derreter se for de plástico;

2- O ideal é um motor de 5V ou 6V no máximo, caso contrário a resistência interna do motor irá consumir boa parte da voltagem produzida;

3- Depois de feito, escolhido a posição do motorzinho e colocada a correia (pode ser aquelas usadas em aparelhos de som, de borracha), ligue o motor do carro (SEMPRE COM AS RODAS LIVRES E UM VENTILADOR PARA REFRIGERAR O MOTOR) e durante +-30 segundos verifique a voltagem produzida. Em rotação baixa, o ideal seria uns 3V a 4V. Depois acelere o carro até um pouco mais da metade da potência e verifique a d.d.p produzida. Se variar muito será necessário montar uma placa circuito. Mas se variar cerca de 1 a 1,5V não é necessário.

Por último basta soldar os fios no "alternador" e fazer a conexão com os leds. Utilize leds Auto-brilho branco - ou coloridos, de acordo com sua preferência - e vermelhos nos freios. Faça vários testes antes de fixar tudo.

Eu fiz isso mas usei um motorzinho plástico. O geradorzinho não agüentou e tive que tirar.

Espero que gostem da idéia, abraços!


Vc tem fotos dessa montagem toda?

Valeu

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 230
Registrado em: 10 Dez 2006, 21:00
Localização: Ribas do Rio Pardo MS

Re: Leds na bolha

Mensagempor wilsonhenrique » 04 Jan 2008, 07:33

vc tem que colocar um resistor que diminua a voltagem pra 1,5 e um botão acho que ele serve pra ligar e desligar assim que soltar
vc acha em eletronica esse botão vc coloca perto do fim do curso do servo de freio para acender os leds de freios




 Revo 3.3 Convertida      Mamba Monster 2.200kv      traxxas      Lipo 4s      F650      HPI      rua

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 102
Registrado em: 22 Out 2007, 22:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Leds na bolha

Mensagempor decz » 04 Jan 2008, 09:09

show essa idéia do altenador cara, também cheguei já a pensar no assunto, mas nunca levei a sério, tem fotos da montagem?




 CC01, Kyosho FW06, MR01, iW02M      vários      vários      vários      Pajero, Maverick, Z8, R34, GT      diversos      AJARC,

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Leds na bolha

Mensagempor Pries_jeden_Got » 04 Jan 2008, 09:31

Então, eu tirei o motorzinho do meu rc porque ele estava derretendo. A carcaça dele não agüentou a rotação. Além disso eu não consigo postar fotos aqui no site - hehehehe, meio hanarfabeto em computassão. Mas vamos lá:
Um técnico em eletrônica me disse que existe uma peça- que eu não lembro o nome -que mesmo alimentada por uma voltagem variante, fornecia uma d.d.p. constante. Tipo, o motorzinho gera f.e.m. entre 4V em mínima rotação e 6V em máxima rotação. Sendo assim você coloca uma peça dessa para fornecer 5V - por exemplo. Assim você pode ligar mais ou menos uns 6 ou 8 leds sem problemas e sem resistores - não gosto de resistores porque desperdiçam muita energia - só arranjando em pararelo e série. Eu liguei prefiro ligar os led em 2V ou 2,4V pois assim brilham muito e duram quase o mesmo. Com relação ao freio, é mais fácil usar dois pedacinhos de lata recortados, um na peça do servo - naquela peça plástica com parafuso que desliza para freiar e acelerar - e outra na mola. Quando vc freiar eles vão enconstar e ligar os leds. É trabalhoso, mas a parte mais difícil é encontrar o motorzinho certo.
Se alguém puder me ajudar a postar fotos eu vou preparar algumas aqui.
Abraço!!
Dorfo.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Leds na bolha

Mensagempor Pries_jeden_Got » 04 Jan 2008, 09:38

dudajunior escreveu:Como a corrente que os leds puxam é muito baixa, acho que você não terá problema nenhum em usar como fonte o mesmo pack no receptor.

Para o acionamento junto com o freio vc pode usar um push button ou até mesmo um sensor de papel de impressora. Basta posiciola-lo junto ao servo para ser acionado no mesmo sentido de curso do freio.

Em RCs eu nunca fiz nada do tipo pois sou novo no ramo, mas me parace relativamente simples a execução desse procedimento.

Boa sorte,
Edu


Dependendo de quantos leds e como eles estão ligados você pode puxar mais de 0,20A. Para um circuito de 6V isso corresponde a 1,2W de potência perdidas. Vai diminuir mais de 30% a vida útil das pilhas. Eu acredito que seja melhor usr uma bateria 9V que fornece uma boa amperagem e se vc colocá-la o mais central possível não vai afetar tanto o CG do carro.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Esquema dos Leds para colocar nas bolhas.

Mensagempor Abib » 08 Jan 2008, 06:56

Galera, o negócio é muito simples!!

Eu já coloquei LEDS em todos os carros que eu já tive (até por que eu costumo andar muito de noite, e os LEDS ajudam muito nessa hora).. Savage, Inferno GT, Revo e coloquei no FG na semana passada.. ficou louco demais!!

Todos os LEDS eu compro na NeonLight. Os leds são super brilhantes e já vem montados pra tensão que você quiser.

Os Leds que eu compro são esses, de 20.000 mcd (super fortes)

http://loja.tray.com.br//loja/produto.p ... dProd=1130

Normalmente eu peço 6 leds brancos e 4 leds vermelhos, pq tem bolha que fica mais legal com dois faróis de cada lado..

Quando for pedir os LEds, peça para montarem os LEDS para serem utilizados sob tensão de 4,5 volts (3 pilhas pequenas).

Se quiserem, vcs podem pedir o suporte das 3 pilhas, todos os fios, termo retrátil e a chave liga-desliga, pq eles tem tudo lá disponível pra venda.. é só conversar..

Mas o segredo é esse: Peça pra montar os LEDS para 4.5 volts.. eles colocam um resistor (nao sei qual) e já encapam com retratil num rabicho de 20 cm.. depois é só soltar tudo, passar cola quente pra grudar os LEDS na bolha e silver tape pra traçar a rota dos fios..


PS: Esses caras (neonLight) já tem quase 13.000 (MIL) qualificações no MercadoLivre..
http://eshops.mercadolivre.com.br/neonlight/

Abraços!




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 853
Registrado em: 19 Jul 2007, 23:00
Localização: Canoas/RS

Re: Esquema dos Leds para colocar nas bolhas.

Mensagempor FoiMal » 08 Jan 2008, 07:08

Fala abib.......

Coloca umas fotos aí......
Mostra como vc fixou na bolha e uns detalhes da fiação.
Estou afim de montar uma bolha com leds

Valeu




 FW05T+      GXR-15      3PM-2.4GHz      Byron      Mazda 6      Alpha      Conesul-Portão/RS

 
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Fev 2008, 21:00
Localização: londrina

Re: Leds na bolha

Mensagempor gukrieger » 14 Fev 2008, 15:34

galera to terminando um "projetinho" q eu mesmo fiz pra colocar os leds na minha bolha
vai ter 4 farois na frente (branco), 2 led vermelhos acesos permanentemente atras, e 2 outros vermelhos como luz de freio....

vou terminar de montar e coloca umas fotos pra voces darem uma olhada...

abraços

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Leds na bolha

Mensagempor Pries_jeden_Got » 14 Fev 2008, 21:17

Em breve postarei um vídeo com o alternadorzinho no meu RC. Existem vários problemas técnicos a serem solucionados, mas antes de resolvê-los, colocarei o vídeo.

Abraços!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Leds na bolha

Mensagempor rafa_sd » 14 Fev 2008, 21:22

Po, ta valendo!!!
Esse eu quero ver...

Ja pensei em fazer o alternador pra carregar as pilhas do receptor, mas nao tive a audácia de fazer...

Já te dou os parabéns!




 HPI Savage X SS/Ofna LX      Axial 28/STS 21      Ofna 4ch      Traxxas 20%      Savage/LX 1      Nem sei mais...      Metal Terra - Sapucaia

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 12 Nov 2007, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Leds na bolha

Mensagempor vcfazer » 15 Fev 2008, 12:07

Olá pessoal, coloquei leds na minha bolha, muito simples: peguei uma chave liga desliga, uma bateria de 3V (CR2032 aquela de agenda eletronica que vende em qq camelô) e dois leds de alta intensd. BR não precisa de resistor para esta voltagem. Colei a bateria e a chave com cola quente na bolha mesmo, ficou show.
Anexos
14-02-08_2335.jpg
14-02-08_2335.jpg (76.59 KiB) Exibido 2677 vezes
14-02-08_2333.jpg
14-02-08_2333.jpg (68.15 KiB) Exibido 2678 vezes

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Jun 2006, 23:00
Localização: Maringá - PR

Re: Leds na bolha

Mensagempor AngelBR » 15 Fev 2008, 12:24

Em MAringá, quase todos carros estavam usando led's, colocava uma pilha de relogio mesmo, da mesma voltagem do led,, ai colocava 2 leds em cada farol, um led vermelho na trazeira, e outro vermelho que funcionava como luz de freio...


Todo mundo usava pq andavamos a noite, entao para facilitar e evitar batidas todo mundo colocou !!

Com o tempo tem que dar uma geral, pq com as batidas sempre vai soltando


video do pessoal andando a noite:

http://www.youtube.com/watch?v=nVm_CnREsPc&feature=user


www.ddgmodelismo.com.br

 HPI RS4 / MTX4R      T-15 / NOVA TS1      Ko Propo EX10      O'donnel / Byron 20%      Stratus 3.1 / DNA / Lola      Alpha RC / Xceed      MAARC

AnteriorPróximo

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes