FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
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FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
FW 05 CONVERTIDO E COM DUAS MARCHAS.
[justify]Caros, particularmente gosto muito dos carros da KYOSHO devido a facilidade de manutenção e a grande variedade de peças disponíveis no mercado.
Tinha um chassis sobrando e uma idéia na cabeça de converter um chassis de FW05, mas não estava satisfeito em colocar somente uma marcha.
Foi então que com a ajuda de um torneiro fiz uma peça, parecida com a que se usa no inferno vendida lá fora, usando as coroas do fw05 RR, com a possibilidade de se variar a relação de acordo com o comportamento do motor.[/justify]
Vou mostrar algumas fotos e como fiz a conversão com as premissas que eu usei:
Não fazer furos no chassis, apesar deste já ter um desgaste na furação existente.
Tentar aproveitar o máximo da estrtura do carro e não cortar nenhuma peça de plástico.
Montar a conversão de tal forma que amanhã poderia voltar com todas as peças do combustão.
Consequências:
Aumento de peso.
Centro de gravidade elevado.
Colocar freio mecânico para segurar o carro.
Motor forte para puxar, devido ao peso.
Resultado:
No premeiro teste o carro se comportou muito bem, com a marcha passando e fazendo as curvas.
Estou melhorando o sistema de suporte do motor para que não solte e triture a coroa.
Vejam aí e me digam o que acharam....
[justify]Caros, particularmente gosto muito dos carros da KYOSHO devido a facilidade de manutenção e a grande variedade de peças disponíveis no mercado.
Tinha um chassis sobrando e uma idéia na cabeça de converter um chassis de FW05, mas não estava satisfeito em colocar somente uma marcha.
Foi então que com a ajuda de um torneiro fiz uma peça, parecida com a que se usa no inferno vendida lá fora, usando as coroas do fw05 RR, com a possibilidade de se variar a relação de acordo com o comportamento do motor.[/justify]
Vou mostrar algumas fotos e como fiz a conversão com as premissas que eu usei:
Não fazer furos no chassis, apesar deste já ter um desgaste na furação existente.
Tentar aproveitar o máximo da estrtura do carro e não cortar nenhuma peça de plástico.
Montar a conversão de tal forma que amanhã poderia voltar com todas as peças do combustão.
Consequências:
Aumento de peso.
Centro de gravidade elevado.
Colocar freio mecânico para segurar o carro.
Motor forte para puxar, devido ao peso.
Resultado:
No premeiro teste o carro se comportou muito bem, com a marcha passando e fazendo as curvas.
Estou melhorando o sistema de suporte do motor para que não solte e triture a coroa.
Vejam aí e me digam o que acharam....
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Portugal
fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Quero ver isso funcionando! rs
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Já funicionou!!! Vou tentar gravar um vídeo e postar aqui.
Não sou o primeiro a fazer isto, tem um colega aqui no RJ que também já fez e deu certo. O segredo esta na peça que prende as coroas que deve ser muito bem feita para não dar vibração na alta rotação.
Não sou o primeiro a fazer isto, tem um colega aqui no RJ que também já fez e deu certo. O segredo esta na peça que prende as coroas que deve ser muito bem feita para não dar vibração na alta rotação.
Portugal
fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Já funicionou!!! Vou tentar gravar um vídeo e postar aqui.
Não sou o primeiro a fazer isto, tem um colega aqui no RJ que também já fez e deu certo. O segredo esta na peça que prende as coroas que deve ser muito bem feita para não dar vibração na alta rotação.
Não sou o primeiro a fazer isto, tem um colega aqui no RJ que também já fez e deu certo. O segredo esta na peça que prende as coroas que deve ser muito bem feita para não dar vibração na alta rotação.
Portugal
fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Não há real necessidade de se usar duas marchas em elétricos pelo seguinte motivo:
Um motor a combustão não possui torque e potência lineares. Eles possuem picos que acontecem em diferentes rotações..
Para poder extrair o máximo do motor a combustão, usa-se as marchas: Para se ter uma boa arrancada com uma relação mais curta até atingir o pico de potência..
Depois troca-se a marcha para uma relação que coloque o motor no seu pico de torque, para que a velocidade se desenvolva até o pico de potência novamente, que é onde se mede normalmente a velocidade máxima.
Num motor elétrico isso não é preciso, já que a potência e torque são praticamente lineares se comparados aos motores a combustão. Ou seja:
Desde a primeira acelerada, o torque do motor elétrico já é suficiente para fazer o carro sair de segunda marcha, ainda sim podendo obter maior velocidade pelo fato do motor elétrico rodar quase 50% a mais que um motor a combustão..
Ou seja: Conversão para elétrico se mantendo as duas marchas só seria viável se a relação fosse muito mais alongada.. senão o ganho é muito pouco.
Na minha humilde opinião, a conversão do tópico é simples, mas pouco eficiente, principalmente pelo fato de se precisar de um freio mecânico e ainda colocar as baterias muito altas com relação ao chassis, elevando absurdamente o centro de gravidade, fazendo o carro perder quase toda sua performance em curvas quando comparado a uma conversão mais limpa, com todos os itens fixados diretamente ao chassis, como nos outros carros EP.
Não garanto, mas imagino que um carro elétrico projetado para isso, usando a mesma eletrônica e mesma relação seria mais rápido no tempo de volta de uma pista.
Um motor a combustão não possui torque e potência lineares. Eles possuem picos que acontecem em diferentes rotações..
Para poder extrair o máximo do motor a combustão, usa-se as marchas: Para se ter uma boa arrancada com uma relação mais curta até atingir o pico de potência..
Depois troca-se a marcha para uma relação que coloque o motor no seu pico de torque, para que a velocidade se desenvolva até o pico de potência novamente, que é onde se mede normalmente a velocidade máxima.
Num motor elétrico isso não é preciso, já que a potência e torque são praticamente lineares se comparados aos motores a combustão. Ou seja:
Desde a primeira acelerada, o torque do motor elétrico já é suficiente para fazer o carro sair de segunda marcha, ainda sim podendo obter maior velocidade pelo fato do motor elétrico rodar quase 50% a mais que um motor a combustão..
Ou seja: Conversão para elétrico se mantendo as duas marchas só seria viável se a relação fosse muito mais alongada.. senão o ganho é muito pouco.
Na minha humilde opinião, a conversão do tópico é simples, mas pouco eficiente, principalmente pelo fato de se precisar de um freio mecânico e ainda colocar as baterias muito altas com relação ao chassis, elevando absurdamente o centro de gravidade, fazendo o carro perder quase toda sua performance em curvas quando comparado a uma conversão mais limpa, com todos os itens fixados diretamente ao chassis, como nos outros carros EP.
Não garanto, mas imagino que um carro elétrico projetado para isso, usando a mesma eletrônica e mesma relação seria mais rápido no tempo de volta de uma pista.
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Amigos,
Fiz algumas alterações depois das provocações feitas desta conversão, são elas:
==> Retirada do plate original do fw
==> Elaboração de um plate para colocação do ESC e servo do freio.
==> Colocação de bandeija para bateria aproveitando apenas um furo do chassi preexistente para fixação
==> Colocação de servo menor que facilita a colocação da bateria.
Melhorias:
==> Principal foi o centro de gravidade que foi baixado.
Abs.
Fiz algumas alterações depois das provocações feitas desta conversão, são elas:
==> Retirada do plate original do fw
==> Elaboração de um plate para colocação do ESC e servo do freio.
==> Colocação de bandeija para bateria aproveitando apenas um furo do chassi preexistente para fixação
==> Colocação de servo menor que facilita a colocação da bateria.
Melhorias:
==> Principal foi o centro de gravidade que foi baixado.
Abs.
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fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Amigos,
Segue a foto do anterior...
A última alteração que não mencionei acima foi a inversão do posicionamento do servo, saiu do lado esquerdo (original) para o direito.
Abs.
Segue a foto do anterior...
A última alteração que não mencionei acima foi a inversão do posicionamento do servo, saiu do lado esquerdo (original) para o direito.
Abs.
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Portugal
fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
FICOU SHOW PORTUGA, TRAB BEM FEITO ABRÇS
SAO 15 RCS NO TOTAL KKKKKKK 15/HK 3.5/353/12/18/28/15/MMP HK gt3 b 2.4 byron VARIAS BOLHAS DE 1/10 E 1/8 espuma e borracha ONDE ESTIVER LISO, MUITO LISO |
FW ELÉTRICO
Amigos,
Segue minha conversão de FW 05.
Troquei o servo de posição, fiz um plate de chapa galvanizada, coloquei freio "mecânico", servo menor e caixa para bateria.
Principal - Mantive as duas marchas.
Segue minha conversão de FW 05.
Troquei o servo de posição, fiz um plate de chapa galvanizada, coloquei freio "mecânico", servo menor e caixa para bateria.
Principal - Mantive as duas marchas.
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Portugal
fw 05 |
- Variosgole
- Mensagens: 194
- Registrado em: 07 Mai 2009, 23:00
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Re: FW ELÉTRICO
Team Associated RC8B3.2 - Combo Hobbiwing 1900kv
Genius XR3R 1/5
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Re: FW ELÉTRICO
Ficou bacana a conversão Brother! Colocou o freio no 3ª canal?
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Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Xann,
Coloquei uma conexão Y no canal do ESC e desliguei a ré na sua configuração, ou seja, quando acelero o servo funciona para trás e quando freio aciona o freio do motor que trava a segunda marcha e também o freio mecânico.
Lembrando que como é duas marchas, o freio só vai funcionar em alta rotação quando a segunda esta "armada", quando ela solta o carro ficaria sem freio se não houvesse o freio mecânico.
A ré não tem sentido ter por causa do one way do cambio, ela não funciona.
Abs.
Coloquei uma conexão Y no canal do ESC e desliguei a ré na sua configuração, ou seja, quando acelero o servo funciona para trás e quando freio aciona o freio do motor que trava a segunda marcha e também o freio mecânico.
Lembrando que como é duas marchas, o freio só vai funcionar em alta rotação quando a segunda esta "armada", quando ela solta o carro ficaria sem freio se não houvesse o freio mecânico.
A ré não tem sentido ter por causa do one way do cambio, ela não funciona.
Abs.
Portugal
fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Variosgole,
Ficou legal sua conversão, só optei por não cortar o plate.
Abs.
Ficou legal sua conversão, só optei por não cortar o plate.
Abs.
Portugal
fw 05 |
Re: FW 05 CONVERTIDO E COM 02 MARCHAS
Entendi o lance do "Y", bem pensado.
Tem algum vídeo dele andando?
Tem algum vídeo dele andando?
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