Velas

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 03 Nov 2007, 21:00
Localização: Limeira

Velas

Mensagempor Fabiano_limeira » 18 Dez 2007, 20:37

Pessoal, Boa Noite!!

Ontem troquei a vela do meu revo, dei umas voltas hj e já queimou novamente!!! :/

Normal queimar tantas velas assim?? :evil:

O que eu fiz foi o seguinte!!
Eu estava andando em uma pista de terra, a temperatura estava ali no limite 120 graus!!, ai eu fui para um retão de uns 200 metros de asfalto!!, coloquei a agulha de alta umas 4,5 voltas e mandei ver!!

5 passadas nesse ritmo e quando parei o rc, ele estava a 160 graus!!, esperei esfriar, dei uma voltinha em baixa velocidade e pumm, morreu e não liga mais!!.

Notei que ao tentar dar partida, nen oleo e nen fumaça saem da pipa, então eu estou supondo que a vela queimou denovo!!

Sera que eu estou deixando a mistura muito fina(4,5 voltas??), ou será a velocidade excessiva por um longo trajeto que esta trazendo este sobre-aquecimento???, pois notei que quando eu estava na pista de terra, e com menos velocidade, a agulha estava meia volta mais fechada e ele estava bem mais frio!!.

Valeu pessoal!!


Fabiano - Limeira/SP

 Revo 3.3      M.D.M

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Velas

Mensagempor Abib » 19 Dez 2007, 07:48

Bom, se o motor esquentou a 160º quando você parou pra medir, é bem provável que ele estivesse bem mais quente quando estava rodando..

E uma vela dificilmente aguenta uma temperatura dessa. Se for uma vela quente, já era..

Dificilmente a maioria das pessoas conseguem entender o que 4,5 voltas significam.. Isso é muito fechado ou muito aberto?

Quantas voltas estava na agulha de alta quando o motor estava funcionando à 120ºC ??




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 03 Nov 2007, 21:00
Localização: Limeira

Re: Velas

Mensagempor Fabiano_limeira » 19 Dez 2007, 08:52

Fala cara, beleza!!

Eu acredito que estava com 4 voltas e meia, estava em uma pista de terra e dificilmente eu alcançava velocidades extremas, logo ems seguida, sem mecher na agulha, eu fui pro retão de asfalto aonde o carro deu os 160 graus!!


Agora, minha dúvida, não era para esquentar mais na pista de terra doq ue no asfalto???, pois, na terra tenho velocidades menores e conseuquentemente, menos refrigeração!!!!

valeu pela força!!

;)


Fabiano - Limeira/SP

 Revo 3.3      M.D.M

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2945
Registrado em: 06 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - capital

Re: Velas

Mensagempor Passamal » 19 Dez 2007, 09:17

OPA PODE SER Q NA TERRA VC NAO TENHA COLOCADO O MOTOR A ALTOS GIROS ESQUENTANDO MENOS ELE...

MAS SE ESQUENTOU NO ASFALTO NA TERRA SE VC DER O MAX DO CARRO ELE TBM IRIA ESQUENTAR OK!!!

EU REGULO MINHA REVO PARA RODAR EM 120º E EM DIA DE CORRIDA EU REGULO PARA ANDAR A 130º!!!

MAS ACIMA DISSO NAO EH BOM ARRISCAR POIS OU VC QUEBRA O MOTOR OU QUEIMA A VELA...

E FALANDO EM VELA O MOTOR NAO SOLTA FUMAÇA AO "TENTAR" DAR PARTIDA OK!!! ELA SOLTA A FUMACINHA QDO O MOTOR JA ESTA EM FUNCIONAMENTO. E QDO VC ACELERA BEM ELE.

PARA VERIFICAR SE A VELA ESTA BOA OU NAO FAÇA ASSIM RETIRE O PLUG DO STARTER DA VELA, RETIRE A VELA RECOLOQUE O PLUG DO STARTER NA VELA E ENCOSTE A VELA NO CABEÇOTE DO MOTOR E DE O COMANDO DO EZSTART A VELA DEVERA FICAR INCANDESCENTE.


ImagemImagem

 revo 3.3/ MCD RALLY      trx3.3/ 28,5cc big bore      4PK =)      byron gen2 20%/ gas+2t      crowd pleaser/Sub IMPREZA WRX      crimefighter/ mcd      Dust Raising/AARC/aerosampa

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: Velas

Mensagempor lucasand » 19 Dez 2007, 11:51

A vela queimou pq esquentou muito mesmo........ alem de queimar a vela eh muito perigoso estragar o seu motor

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 14 Fev 2006, 21:00

Re: Velas

Mensagempor fabiop » 19 Dez 2007, 20:34

O Carburador dos motores nitro são muito simples, e não dá para fazer uma regulagem que faça o motor rodar como deve em várias condições diferentes.

Então deve ser regulado para cada condição de pilotar. Em pista travada é uma, em pista de alta é outra e em parques abertos outra ainda...

Quanto mais com o dedo no fundo for necessário rodar, mais gorda tem que ser a regulagem, senão esquenta mesmo e falta lubrificação.

falou

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 03 Nov 2007, 21:00
Localização: Limeira

Re: Velas

Mensagempor Fabiano_limeira » 20 Dez 2007, 07:35

Valeu pelas dicas pessoal!!

Já comprei duas velas!! ;), uma pretinha e outra normal da traxxas, vou trocar no sabadão!! :twisted:

Bom, existe uma maneira de tentar fazer uma setup do carburador meio que geral, tipo, que seja boa para qq tipo de terreno???.

Se eu fizer um setup para uma pista de muita velocidade, aonde eu vá exigir tudo do carro, em que o motor não esquente, eu posso utilizar esse mesmo setup em uma pista de menor velcidade, como pro exemplo um circuito off road??


Valeu!!, Obrigado!!


Fabiano - Limeira/SP

 Revo 3.3      M.D.M

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 14 Fev 2006, 21:00

Re: Velas

Mensagempor fabiop » 20 Dez 2007, 07:47

Sim. Se for optar por não regular para cada condição. o melhor é regular para alta, e aceitar que o motor fique um pouco xoxo em condições mais lentas.

Se fizer o contrário, ou seja regular para pista travada e for rodar trechos longos em alta, vai comprometer a durabilidade do motor.

abraço,

Fábio.

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes