A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
espoleta escreveu:caros amigos e tio nono olha pode borar o motor zero no carro e ir pro pau prejudica ou nao ......
Perdão, não entendi a pergunta.
Abraço.
Tio Nonô.
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
caro amigo nono a pergunta e botar o motor zero linpar e botar nocarrinho e andar forte na pista
www.impactrc.net
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Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Boa tarde Espoleta!
Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.
Caro amigo Nonô
A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?
Obrigado.
Espoleta.
Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.
Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há exceções.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem exceções e também acreditar que o teu motor NÃO será a exceção.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.
Boa sorte.
Abraço gaúcho.
Tio Nonô.
PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.
Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.
Caro amigo Nonô
A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?
Obrigado.
Espoleta.
Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.
Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há exceções.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem exceções e também acreditar que o teu motor NÃO será a exceção.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.
Boa sorte.
Abraço gaúcho.
Tio Nonô.
PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.
Editado pela última vez por tionono em 23 Mai 2007, 20:09, em um total de 2 vezes.
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
tionono escreveu:Boa tarde Espoleta!
Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.
Caro amigo Nonô
A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?
Obrigado.
Espoleta.
Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.
Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há excessões.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem excessões e também acreditar que o teu motor NÃO será a excessão.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.
Boa sorte.
Abraço gaúcho.
Tio Nonô.
PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.
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Ai manu,
Posso pegar o bagulho, enfiar no trecko e sentar o dedo no pretinho e fazê o pneu virar pó e no mesmo tempo o birinaith ter um live mais long e eu nao ter que dispensar mais forfets do meu bolso pra ter que conservar o bagulho sempre new e apitando no pretinho????
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
desculpe...mas nao deu pra ler sem responder...........rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
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hauhauhauhuahuahuhauhauhauhauhhauuhauhauhauhauhauahaua
Diney #4
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
tionono escreveu:Boa tarde Espoleta!
Vou traduzir tua pergunta para português arcaico.
Caro amigo Nonô
A pergunta é:
Limpar o motor zero, colocá-lo no motor e andar
forte na pista pode prejudicar um motor novo?
Obrigado.
Espoleta.
Sou veínho, não estou acostumado com este novo português internético.
Se traduzi corretamente, a resposta segue abaixo.
Sim Espoleta.
Colocar um motor novo num automodelo e regulá-lo como se amaciado estivesse tem uma chance muito grande de fazer com que o motor tenha um baixo rendimento e uma vida mais curta.
Claro que há excessões.
Certamente alguém irá dizer que o irmão do conhecido de um amigo falou que ele comprou um motor novo e saiu "baixando lenha" e o motor já é campeão sul americano há 3 anos consecutivos.
Como não se deve chamar ninguém de mentiroso, o melhor é acreditar que para todas as regras existem excessões e também acreditar que o teu motor NÃO será a excessão.
Tratar um motor novo da maneira correta(e existem várias) fará com que o desempenho e a durabilidade dele sejam melhores.
Se você ainda tem dúvidas, releia este e outros tópicos de amaciamento. Podes dar uma olhada no www.bynono.com.br também.
Boa sorte.
Abraço gaúcho.
Tio Nonô.
PS: Se não traduzi corretamente sua pergunta, por favor, faça-a novamente mas já em português arcaico.
É isso aí....viva o bom e velho português....
KM H-K1 Flash 12 TBD TBD TBD TBD AARC do ABC |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
RobsonVieira escreveu:Olá, estou iniciando no automodelismo e ......., sobre amaciamento de motores, se for possível me tire uma dúvida, eu ligo o motor ando com o carro e quando a temperatura chegar ao nível em que vou usar, eu ando mais 30 segundos e paro, é isto mesmo que eu entendi???
Robson:
Fiz uma pequena alteração no texto em www.bynono.com.br. Retirei o tempo para o motor aquecer e coloquei a temperatura que o motor deve atingir para desligá-lo e deixá-lo esfriar
Espero que tenha ficado mais claro.
Tio Nonô.
Editado pela última vez por tionono em 22 Mai 2009, 20:57, em um total de 1 vez.
- robson1969
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Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Clarissssssssimo, muito obrigado.
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Galera, eu nao sei, sou aeromodelista a muitos anos e sempre amaciei motores YS de 4 tempos com muito cuidado, pois o compressor e altas rotações ja me deram grandes surpresas e o uso deste em competições ja me deram prejuizos estratosféricos, então com o passar do tempo eu consegui melhorar o amaciamento e as quebras foram sendo cada vez menos constantes, as valvulas que eram campeões simplesmente pararam de quebrar. Bom sou automodelista ã pouco menos tempo mas nunca cheguei a nivel de competições até agora, com meus motores 4 tempos funcionava eles bem gosdos e ate atingirem a temperatura de funcionamento de no maximo 90 graus e desligava umas 5 vezes, depois ia funcionando com baixa rotação bem gordo e subindo gradativamente a temperatura ate os 110 mais ou menos, ate acelerar ele todo com a agulha aberta ao extremo e soltando muita fumaça, a afinando gradativamente, nop ar subai e deixava descer em lenta esfriando um tanque todo.
Bom comprei um PlUS 3SCT e fiz basicamente a mesma coisa, limpei o motor antes por dentro pra avitar qualquer impureza da fábrica e fiz uma pre librificação, funcionei o motor no carro bem gosdo e com baixa RPM a uns 80 graus e no segundo tanque levei a 90 +- 100 e no terceiro coloquei o carro no chao e com a agulha bem aberta e com a caixa do carro bem solta andei com ele na pista e fui fechando ate ele atingir 120, hoje ele tem uma lenta espetacular e um desempenho digno de um "PURO SANGUE ITALIANO".
Nonô, nao tenho nem de lonje a sua esperiência com motores de automodelos mas acho que de alguma forma acabei acertando...
Bom comprei um PlUS 3SCT e fiz basicamente a mesma coisa, limpei o motor antes por dentro pra avitar qualquer impureza da fábrica e fiz uma pre librificação, funcionei o motor no carro bem gosdo e com baixa RPM a uns 80 graus e no segundo tanque levei a 90 +- 100 e no terceiro coloquei o carro no chao e com a agulha bem aberta e com a caixa do carro bem solta andei com ele na pista e fui fechando ate ele atingir 120, hoje ele tem uma lenta espetacular e um desempenho digno de um "PURO SANGUE ITALIANO".
Nonô, nao tenho nem de lonje a sua esperiência com motores de automodelos mas acho que de alguma forma acabei acertando...
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Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Boa noite Master DV, tudo bem?
Realmente, motores a quatro(4) tempos possuem uma técnica bem diferente para amaciar.
Uma das configurações comuns de motores 4 tempos é o uso de camisa de ferro e pistão de alumínio com anel de ferro.
Para amaciar este tipo de motor, é conveniente deixá-lo funcionando por bastante tempo à +- 30% de sua rotação de potência máxima e com o motor bem rico. Isto fará com que haja um perfeito assentamento da superfície de contato do anel do pistão com as paredes do cilindro. E isto pode ser feito com o motor trabalhando numa bancada, com hélice e em baixa temperatura (comparado com os automodelos). +-85 graus é uma boa temperatura.
Quanto mais paciêcia o aeromodelista tiver para fazer este assentamento, melhor o amaciamento destes motores quatro tempos.
É importante salientar que as características construtivas de um motor 4 tempos (com anel, camisa de ferro e sem "clinch" no Ponto morto Superior (as paredes do cilindro são paralelas)) são completamente diferentes de nossos motorzinhos para automodelismo (Sem anel, camisa de bronze banhada internamente com cromo e topo da camisa mais fechado que a parte debaixo).
Devem ser analisadas todas estas características e enfatizado que o método de amaciar os dois tipos de motores seguem linhas bem diferenciadas.
Abraço.
Tio Nonô RC.
Realmente, motores a quatro(4) tempos possuem uma técnica bem diferente para amaciar.
Uma das configurações comuns de motores 4 tempos é o uso de camisa de ferro e pistão de alumínio com anel de ferro.
Para amaciar este tipo de motor, é conveniente deixá-lo funcionando por bastante tempo à +- 30% de sua rotação de potência máxima e com o motor bem rico. Isto fará com que haja um perfeito assentamento da superfície de contato do anel do pistão com as paredes do cilindro. E isto pode ser feito com o motor trabalhando numa bancada, com hélice e em baixa temperatura (comparado com os automodelos). +-85 graus é uma boa temperatura.
Quanto mais paciêcia o aeromodelista tiver para fazer este assentamento, melhor o amaciamento destes motores quatro tempos.
É importante salientar que as características construtivas de um motor 4 tempos (com anel, camisa de ferro e sem "clinch" no Ponto morto Superior (as paredes do cilindro são paralelas)) são completamente diferentes de nossos motorzinhos para automodelismo (Sem anel, camisa de bronze banhada internamente com cromo e topo da camisa mais fechado que a parte debaixo).
Devem ser analisadas todas estas características e enfatizado que o método de amaciar os dois tipos de motores seguem linhas bem diferenciadas.
Abraço.
Tio Nonô RC.
Editado pela última vez por tionono em 08 Mar 2008, 15:21, em um total de 1 vez.
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Lenildo escreveu: Comecei a amaciar o motor do meu G4S seguindo as instruções do manual do motor, acontece que no manual diz para não deixar a temperatura do motor passar dos 60 graus nos 2 primeiros tanques, mas ao ligar em marcha bem lenta a temperatura já passa dos 60 graus . . . mando ver assim mesmo ou tem alguma alternativa ? Estou usando byron 20%.
Boa tarde Lenildo!
Desculpe-me redirecioná-lo em seu post, mas acharás aqui algumas discussões sobre o assunto.
Olhe-o desde o início (clique aqui).
Minha humilde contribuição.
Abraço gaúcho.
Tio Nonô RC
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Gustavo H F Souza escreveu:Pessoal gostaria de umas dicas para amaciar o motor PRO-12 BZX.
E qual é a temperatura ideal que um motor deve manter?
Boa tarde Gustavo, tudo bem?
Por favor, dês uma olhadinha em
/viewtopic.php?t=4399
É o início do tópico.
Abraço gaúcho.
Tio Nonô RC.
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
tionono:
o seu artigo no www.bynono.com.br está faltando algo ?
o que quer dizer esse limpando e limpar ?!
valeu
o seu artigo no www.bynono.com.br está faltando algo ?
tionono escreveu:Leitor escreveu:Acabei de ler sua máteria sobre o amaciamento de motores e vou fazer igual no meu um OS12TZ 3P só que estou com uma dúvidas será que tem como me ajudar? 1º quando vc diz que para andar 30 seg. e deixar esfriar completamente isso quer dizer deixar esfriar até quantos graus + - ? 2º depois de ter feito isso 8 vezes (8 x 30 seg.) o motor já estára amaciado? 3º como eu deixo as regulagens das agulhas de alta e baixa (do jeito que veio de fábrica)? E por ultimo vou ter que fazer aquilo de andar 5 tanques acelerando aos poucos e soltando? Muito OBRIGADO.
Valeu.
Boa tarde Leitor.
Respondendo, pela ordem:
1-Deves deixar o motor atingir a temperatura ambiente. Estes primeiros ciclos em que atinges os 100 graus e esperas o motor esfriar são para, além de iniciar o processo de amaciamento, permitir uma acomodação térmica do motor. Um motor, quando é usinado, sofre stress nos metais que o compõem. Este "aquece/esfria" permite um "alívio" nas áreas de stress do motor. Esta tecnologia é bastante discutida por preparadores de carros "de verdade" e os norte-americanos chamam-na de "THERMAL STRESS RELIEVING". Existem outras técnicas de alívio de stress, como o por vibração(VIBRATORY STRESS RELIEVING), menos comuns no automodelismo. Relembrando, o motor, além de sofrer estes ciclos térmicos, estará também passando pela fase inicial do amaciamento.
2 - Não, o motor terá iniciado o processo de amaciamento e poderá começar a ser utilizado na pista, sem exigir dele nas retas e dando curtas aceleradas fortes nos miolos da pista. Progressivamente vá aumentando a exigência sobre o motor. Não há como dizer exatamente quantos tanques deves fazer o amaciamento. Alguns motores já vem solto de fábrica. Outros participam de um fim-de-semana de provas e continuam"presos". A análise deve ser feita caso a caso.
3 - Puxa, isto de dizer quantas voltas em cada agulha é complicado. Cada motor/fabricante tem uma especificação. O modo que explico aos novatos é, para motorzinhos .12:
_ usar uma vela bem quente (C5TC) pois consegue queimar "rico";
_ deixar uma abertura de .5 a .7 mm no carburador (Um clips pequeno de papel tem esta medida);
_ ir enriquecendo a mistura da lenta até o motor apagar e voltar um pouquinho, "limpando" de vez em quando para ver se estabiliza em lenta;
_ Na alta, fazer o motor funcionar de modo a ter bastante fumaça e que não consiga "limpar", muito menos afinar.
Se você não estiver confiante, peça ajuda a um hobbista experiente.
Tio Nonô.
o que quer dizer esse limpando e limpar ?!
valeu
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Ferrou...
Não tenho termômetro... Vou pelo "fumaçômetro"... rsrsrs
Ou será que se for depois do almoço na AARC do ABC, alguma alma caridosa empresta um termômetro pra eu amaciar o meu NINJA?!
Ou vocês simplesmente acham um absurdo eu ter o equipamento, mas não ter um termômetro?! rsrsrsrs!
Não tenho termômetro... Vou pelo "fumaçômetro"... rsrsrs
Ou será que se for depois do almoço na AARC do ABC, alguma alma caridosa empresta um termômetro pra eu amaciar o meu NINJA?!
Ou vocês simplesmente acham um absurdo eu ter o equipamento, mas não ter um termômetro?! rsrsrsrs!
Alexandre
MTX4R Ninja MR12 Sanwa MX3S |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
tionono, fiquei com uma duvida !!!
Tenho 1 ano e meio de hobby e amaciei apenas 1 motor, onde eu deixei ele funcionando 5 tanques com a mistura bem gorda. E depois fui andando e regulando o carro aos poucos.
No seu texto vc explica que quando o motor chegar a 120 graus deve-se desligar o motor e esperar esfriar para liga-lo novamente. É isso mesmo? Não preciso deixar ligado até acabar o combustivel?
P.S: Acabar o combustivel não é secar o tanque... Desligar antes de isso acontecer !!
Muito obrigado, e um abraço.
Tenho 1 ano e meio de hobby e amaciei apenas 1 motor, onde eu deixei ele funcionando 5 tanques com a mistura bem gorda. E depois fui andando e regulando o carro aos poucos.
No seu texto vc explica que quando o motor chegar a 120 graus deve-se desligar o motor e esperar esfriar para liga-lo novamente. É isso mesmo? Não preciso deixar ligado até acabar o combustivel?
P.S: Acabar o combustivel não é secar o tanque... Desligar antes de isso acontecer !!
Muito obrigado, e um abraço.
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