refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Dez 2006, 21:00
Localização: Goiânia-GO

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor timkpao » 30 Set 2009, 20:47

monge escreveu:Nao podemos esquecer que os PRO estao preocupados com a regulagem e nao com a vida util dos motores, ja que sao patrocinados. O motor tem que durar a corrida e não anos como os nossos :D


Acredite... um motor rodando a 90 graus nao vai durar anos...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 424
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:00
Localização: Franca - SP

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor BigPhill » 30 Set 2009, 21:03

timkpao escreveu:
monge escreveu:Nao podemos esquecer que os PRO estao preocupados com a regulagem e nao com a vida util dos motores, ja que sao patrocinados. O motor tem que durar a corrida e não anos como os nossos :D


Acredite... um motor rodando a 90 graus nao vai durar anos...


Fala senhores!

Concordo com o timkpao... sempre lí que os motores glow foram pensados para trabalhar em torno dos 120ºC...

Abraço!


Em busca da Savage Flux! .: Se é pra ficar com dó, compra um carrinho da Barbie! :.

 Traxxas Rustler VXL      Velineon 3500      Traxxas AM      Lipo 2s 5400 / 3s 5000 /      Rustler      Alias / Proline      Continuo nos barrancos...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 22 Out 2009, 19:44

acabei de testar meu modificado carrinho humilde e....
bhaaaa ,botei um termometro desses de fio com sensor na ponta
e meti bala no curisco e ta doido
a temperatura de 90C cai pra 87 84 +/-
é que fiz um outro tipo de ventuinha no formato de pas de ventilador
e tmb um pouco maior do que as anteriores
isso quer dizer entao teoricamente :
meu motor nao esta delatando a ponto de perder potencia
a quem tem esses motores vertex de colocar a ventuinha
no flaywhel nao seria de ma ideia hammm!

quando der posto um video
mas o problema é meu trabalho TO CHEIO DE SERVIÇO!! rsrsrsrsr
mais ainda bem né heheheheheh

abs a tds amigos


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Fev 2010, 22:00
Localização: pimenta bueno-ro

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor feleipe » 20 Mar 2010, 10:00

Olá LUISHENRIQUE73 sei q sou novo no hobby, mais em questão de engearia caseira eu sou apaixonado, eu tinha o mesmo pensamento seu, e acabei colocando um cooler no meu motor, mais não era tudo queria mais,,,não queria q o cooler já ficase ligado desde o inicil da brincadeira..
adaptei um termostat q dispara o cooler em torno dos 98°c, ficou ate legal não furei minha bolha e tudo isso incluindo a bateria p/ o cooler ficou em torno de 40g. abaixo dessa temperatura o cooler desliga.
ficou pareçendo ventuinha de radiador de carro 1/1. mais é só p/ quem quer brincar sem competir é claro por causa do peso.


O amanha sera melhor...

 baja 1/5 5b      30.5      hpi      GOS automotiva      Desesperado      chacara da amizade

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor Gazo » 22 Mar 2010, 08:41

A faixa de durabilidade do motor glow é de 100 a 120°C. Isso é o que está escrito nos manuais que vem com os carrinhos.

Tanto acima, quanto abaxo, o motor não terá a mesma vida útil.

Minha opinião, corte a bolha! ehhehehe Todos andam igua...

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 02 Mai 2009, 23:00
Localização: Jataí - Goiás

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor leandro.vilela » 24 Mar 2010, 22:18

meu O.S não deixo mais de 100

só 100...

segundo galão de byron.... tudo Ok até agora !! pega na primeira puxada !!
vela OS #8
tenho um monte de velo tudo que é numero .... pra mim não da a menor diferença !!




 Exceed RC Hyper Speed      O.S MAX .18 3cc      Exceed RC      Byron Gen II 20 %      Exceed RC      Kyosho      Off ROAD

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Dez 2009, 21:00
Localização: Araçoiaba da Serra / SOROCABA

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor bruninhooo » 24 Mar 2010, 23:51

Motor foi feito pra trabalhar na temperatura correta e com a relação ar combustivel correta.

Um motor corretamente acertado tem uma potencia X aos Y rpm, e a temperatura resultante em Z, agora digamos que essa temperatura está um pouco fora do ideal, pra mais, então no caso se engorda a mistura a fim de resfriar a camara, baixando a temperatura e modificando a performance, mesmo que insignificantemente e imperceptivel.

Resumidamente, motor seja ele em qualquer escala e de qualquer tipo, com qualquer combustivel (alcool, gasolina, gnv, diesel, metanol, etc) tem a relação ar combustivel e a taxa de compressão corretas para trabalharem entre maxima performance e quebras (no caso de 1/1) ou altas temperaturas e vida util reduzida ou ate mesmo danos, nos glow.

O material aplicado nos pistoes já são calculados para obter a dilatação correta na temperatura de trabalho ideal, seja ela entre 100 e 120 graus, e trabalhar fora disso traz desgaste prematuro no caso de mais frio, e falta de rendimento que o motor consegue proporcionar, ou corre o risco de travar, riscar cilindro, dentre outros com temperatura elevada, pois a folga entre camisa pistao fica ainda menor ...


MACK Garage Veículos Especiais
www.macktec.com.br
Imagem
" Deus fez la no céu a melhor pista, o melhor carro e veio buscar o melhor piloto, Ayrton Senna"


 TM G4+ 763/999      RB Speedline Matrix RW      3PM FM      Byron 20% Gen2      Mazda      Exceed      UNISO

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 138
Registrado em: 13 Mai 2010, 23:00
Localização: Carlos Barbosa Rio Grande do Sul

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor tobiasferrari » 04 Ago 2010, 18:55

Se vc quer realmente fazer um sistema de refrigeração, uma idéia que vi em um site gringo mas nao lembro onde....


Coloque um cooler bem afirmado certamente na bolha, tipo em algum lugar para frente do motor, por dentro da bolha, faça um duto que leve este ar até o cabeçote do motor, mas o que vai acontecer, vai fazer vento frio em cima de algo quente, que vai gerar vento quente, entao não vai solucionar 100 por cento...entao alem desse cooler com duto, coloque outro cooler com um duto do outro lado, para retirada de ar. claro eu não colocaria, acho que o que falaram ai em cima é o suficiente, pois certamente o motor é projetado para andar sem nenhum modo de resfriamento.

Outra opção é resfriar com agua, com tubos de cobre que envolvam o cabeçote e alguma especie de radiador com cooler para resfriar.

valeu




 HPI HellFire--Kyosho DBX      k4.6 HO      Futaba-Traxxas TQ      Nos dedos de tando acelerar!      Qualquer lugar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor ferbosso » 04 Ago 2010, 19:45

Alta temperatura do motor significa (entre outras coisas) que o atrito entre o conjunto camisa/pistao esta muito alto devido ao motor estar fino (mistura pobre = pouco óleo) e pouca lubrificação, se você forçar uma refigeração externa nao vai resolver muito não...
De novo: Rodar frio nao (necessariamente) significa poupar motor...


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 10 Ago 2010, 19:51

a adaptaçao q fiz , deu certo! o motor nao se delata em demasia e tmb nao fica forçado a refrigerar só tirei uma base dos motores glow de aeromodelo :idea: :joia:

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 10 Ago 2010, 19:57

[quote="feleipe"]Olá LUISHENRIQUE73 sei q sou novo no hobby, mais em questão de engearia caseira eu sou apaixonado, eu tinha o mesmo pensamento seu, e acabei colocando um cooler no meu motor, mais não era tudo queria mais,,,não queria q o cooler já ficase ligado desde o inicil da brincadeira..
adaptei um termostat q dispara o cooler em torno dos 98°c, ficou ate legal não furei minha bolha e tudo isso incluindo a bateria p/ o cooler ficou em torno de 40g. abaixo dessa temperatura o cooler desliga.
ficou pareçendo ventuinha de radiador de carro 1/1. mais é só p/ quem quer brincar sem competir é claro por causa do peso.[/quote]

legalll filipe!!!! :joia: :joia: :joia:
a ventuinha q coloquei no meu motor era com a intençao dele trabalhar conforme o giro , mas a tua ideia é legal :D

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor anru » 24 Abr 2022, 23:22

Olá. Boa noite. Topico velho. Brother pra aumentar a refrigeração, faz um túnel de vento. Se a bolha é um GT, aproveitar o furo que já está no parabrisa da Bolha e faz um túnel de vento e prende na Bolha. Aí você vai ter que usar a sua criatividade (eu usei uma garrafa de plástica na forma retangular). O túnel de vento a entrada é no furo no parabrisa da Bolha e a saída direcione o túnel bem no Cabeçote do motor. Automodelo GT on road não tem uma refrigeração igual ao mesmo modelo de off road Buggy. O cabeçote do Buggy fica exposto no ambiente e o vento passa a vontade. Já no on road, fica dentro da bolha confinada e o jato de ar que entra na bolha é disperso e boa parte dele não passa no cabeçote. Olhem as 3 fotos adicionadas que eu fiz em minha bolha. (não liguem para o estado da bolha afinal, ela é de 2005). Quanto a temperatura do motor, nunca medi porque uso meu automodelo para diversão agora, o motor deixou de "morrer" depois que fiz este túnel de vento.
Anexos
04.jpg
02.jpg
02.jpg (72.8 KiB) Exibido 694 vezes
01.jpg




 INFERNO GT1 // INFERNO ST      LRP 30      2.4      BYRON 25% // BYRON 20%      FERRARI 1:8 // BOLHA 1:8      ALPHA 1:8 // KYOSHO OFF      Salvador

Anterior

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes