lipo 4S com uma celula com 0 volts

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

lipo 4S com uma celula com 0 volts

Mensagempor anru » 05 Ago 2021, 13:24

Olá beleza turma.
Estou com uma questão: minha lipo 4s de 2200 mah está com uma célula com tensão 0 v. as 3 demais estão ok. No meu carregador inteligente, ao iniciar o carregamento, dá o erro de voltagem baixa. Será que posso carregar minha lipo como se fosse uma lipo de 3s, respeitando o limite da amperagem (2200 * 4 = 550 ///// carregando como 3s = 550 x 3 = 1650). Será que vai dar certo amigos?




 INFERNO GT1 // INFERNO ST      LRP 30      2.4      BYRON 25% // BYRON 20%      FERRARI 1:8 // BOLHA 1:8      ALPHA 1:8 // KYOSHO OFF      Salvador

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: lipo 4S com uma celula com 0 volts

Mensagempor Abib » 05 Ago 2021, 18:18

anru escreveu:Olá beleza turma.
Estou com uma questão: minha lipo 4s de 2200 mah está com uma célula com tensão 0 v. as 3 demais estão ok. No meu carregador inteligente, ao iniciar o carregamento, dá o erro de voltagem baixa. Será que posso carregar minha lipo como se fosse uma lipo de 3s, respeitando o limite da amperagem (2200 * 4 = 550 ///// carregando como 3s = 550 x 3 = 1650). Será que vai dar certo amigos?

Provavelmente vai dar caca, pois sua celula morta vai precisar virar um condutor entre o positivo de um lado e o negativo do outro.. e isso causa pode dar problemas pois a celula morta possui uma resistencia interna alta e que vai esquentar muito durante o uso.. e quando esquenta demais, já sabe.. né?

O melhor é remover a celula morta e montar uma 3S com o que restou.. já fiz isso várias vezes.. Mas é preciso ter cuidado e fazer tudo em local aberto, pois se fechar curto, já sabe.. né?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: lipo 4S com uma celula com 0 volts

Mensagempor anru » 06 Ago 2021, 21:25

entendi brother. Agora esta lipo, eu iria usar em uma caixa de partida pois a tensão de trabalho dessa caixa é de 12 volts. o uso dessa lipo seria só para dar partida ao meu ouro automodelo nitro. esse lipo quase não irá ter gasto. Será que consigo carrega-la como uma lipo de 3S? terei que não conectar o balanceador?




 INFERNO GT1 // INFERNO ST      LRP 30      2.4      BYRON 25% // BYRON 20%      FERRARI 1:8 // BOLHA 1:8      ALPHA 1:8 // KYOSHO OFF      Salvador

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: lipo 4S com uma celula com 0 volts

Mensagempor Abib » 09 Ago 2021, 08:29

anru escreveu:entendi brother. Agora esta lipo, eu iria usar em uma caixa de partida pois a tensão de trabalho dessa caixa é de 12 volts. o uso dessa lipo seria só para dar partida ao meu ouro automodelo nitro. esse lipo quase não irá ter gasto. Será que consigo carrega-la como uma lipo de 3S? terei que não conectar o balanceador?

Mesma coisa.. Apesar da caixa de partida não consumir por muito tempo, há um pico de corrente na hora que encostamos o volante do motor.. As chances de dar problema ainda existem.
Mas pode tentar usar e ver como a bateria se comporta, dabendo do risco que a qualquer tentativa de ligar o carro, a celula vai esquentar e inchar ainda mais...
Sobre carrega-la como 3S, Como comentei, a carga vai ficar toda bagunçada, pois muito da energia será perdida pela resistência interna da célula ruim.. e logicamente se ligar o balanceador o carregador vai acusar problemas..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: lipo 4S com uma celula com 0 volts

Mensagempor anru » 14 Ago 2021, 18:35

hum, entendi brother, beleza




 INFERNO GT1 // INFERNO ST      LRP 30      2.4      BYRON 25% // BYRON 20%      FERRARI 1:8 // BOLHA 1:8      ALPHA 1:8 // KYOSHO OFF      Salvador

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes