Embreagem Centax - Como funciona?
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- nbrancalhaojr
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Embreagem Centax - Como funciona?
Amigos, desculpem a ignorância, mas gostaria de saber como funciona, vantagens, desvantagens da embreagem centrax.
Pesquisei no forum (pesquisei mesmo, /search.php&mode=results) e não achei minha resposta.
Seria somente outro nome pra embreagem por força centrífuga normal dos automodelos?
Por favor, estou curioso

Pesquisei no forum (pesquisei mesmo, /search.php&mode=results) e não achei minha resposta.
Seria somente outro nome pra embreagem por força centrífuga normal dos automodelos?
Por favor, estou curioso


Editado pela última vez por nbrancalhaojr em 12 Jan 2010, 06:39, em um total de 1 vez.
Re: Embreagem Centrax - Como funciona?

Veja artigo original em ingles em : http://www.rctek.com/technical/clutches ... _work.html
Basicamente uma embreagem centax, tem uma molinha que segura a sapata (em verde no desenho acima) e uns pesinhos (em amarelo no desenho acima). sob força centrifuga, os pesinhos tende a avançar (por causa do formato do volante do motor), empurrando a sapata, que encosta no sino e da tração, veja que o que segura o sino é o rolamento de encosto (thrust) , portanto, a correta montagem da embreagem centax é fundamental.
- nbrancalhaojr
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Re: Embreagem Centrax - Como funciona?
Rapaz, muito obrigado!
Esclareceu mesmo!
Esta tem um contato/desempenho bem melhor que a original da Revo por exemplo, certo?
Esclareceu mesmo!
Esta tem um contato/desempenho bem melhor que a original da Revo por exemplo, certo?
Re: Embreagem Centrax - Como funciona?
Aproveitando o topico, aqui vai uma breve explicação de como montar a centax com folga (endplay)"zero":
Geralmente, esta explicação não esta nos manuais dos carrinhos, talvez por causa da complexidade do mesmo. Mas pela longa experiência, vejo na pista que muitas pessoas não ajustam suas centax corretamente.
Teoricamente, o sino da embreagem não precisa ter movimento axial, pois é a sapata que se move em encontro a ela, portanto, o sino precisa ter folga mínima, apenas para girar livremente. é necessário adquirir um pacotinho de finas arruelas de ajuste (shims) o tamanho padrão é de 5x8 , com espessura de 0.1mm a 0.3mm.
É facil ajustar, embora seja trabalhoso e demorado. basta ir adicionando arruelas antes do rolamento do sino (endplay no desenho acima), até que o sino gire livremente, sem encostar na sapata (se o sino girar livre sem nenhuma arruela, tem alguma coisa de errada na montagem, ou a sapata ta gasta). Como não tem como medir o endplay no paquimetro, é necessario ter a noção basica , e usar os diferentes espessuras das arruelas para ajustar a distancia do endplay, que vai variar de acordo com o gosto de acerto de cada pessoa, um acerto neutro seria uma folga entre 0.2 a 0.3mm.
No final, ajuste a folga do sino colocando arruelas logo apos o rolamento de encosto (thrust bearing). Quanto menos folga, melhor. Algumas pessoas deixa o end play em zero (sem adicionar nenhuma arruela) , e ajustam a folga somente adicionando arruelas depois do rolamento de encosto, funciona, , mas prejudica o acerto e força os rolamentos(já que existe um movimento axial).
Pode acontecer do sino ficar preso sem adicionar arruelas , neste caso, é necessário adicionar arruelas de 3x5mm entre o virabrequim e o parafuso que prende o conjunto todo.
Geralmente, esta explicação não esta nos manuais dos carrinhos, talvez por causa da complexidade do mesmo. Mas pela longa experiência, vejo na pista que muitas pessoas não ajustam suas centax corretamente.
Teoricamente, o sino da embreagem não precisa ter movimento axial, pois é a sapata que se move em encontro a ela, portanto, o sino precisa ter folga mínima, apenas para girar livremente. é necessário adquirir um pacotinho de finas arruelas de ajuste (shims) o tamanho padrão é de 5x8 , com espessura de 0.1mm a 0.3mm.
É facil ajustar, embora seja trabalhoso e demorado. basta ir adicionando arruelas antes do rolamento do sino (endplay no desenho acima), até que o sino gire livremente, sem encostar na sapata (se o sino girar livre sem nenhuma arruela, tem alguma coisa de errada na montagem, ou a sapata ta gasta). Como não tem como medir o endplay no paquimetro, é necessario ter a noção basica , e usar os diferentes espessuras das arruelas para ajustar a distancia do endplay, que vai variar de acordo com o gosto de acerto de cada pessoa, um acerto neutro seria uma folga entre 0.2 a 0.3mm.
No final, ajuste a folga do sino colocando arruelas logo apos o rolamento de encosto (thrust bearing). Quanto menos folga, melhor. Algumas pessoas deixa o end play em zero (sem adicionar nenhuma arruela) , e ajustam a folga somente adicionando arruelas depois do rolamento de encosto, funciona, , mas prejudica o acerto e força os rolamentos(já que existe um movimento axial).
Pode acontecer do sino ficar preso sem adicionar arruelas , neste caso, é necessário adicionar arruelas de 3x5mm entre o virabrequim e o parafuso que prende o conjunto todo.
Re: Embreagem Centrax - Como funciona?
A embreagem tipo centax é preferida por causa da possibilidade de fácil ajuste, mas é recomendado apenas para quem pratica ON-ROAD. Uma sujeira que entre alino monte de peças de uma centax, pode arruinar seu funcionamento, geralmente esfarela a sapata (acontecia muito nas centax do G4, que era muito exposta)
Teoricamente a centax oferece maior contato, , mas na pratica, os modelos tipo centrifuga tem um desempenho semelhante.
Teoricamente a centax oferece maior contato, , mas na pratica, os modelos tipo centrifuga tem um desempenho semelhante.
- sorriso.jr
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Re: Embreagem Centax - Como funciona?
Revivendo este tópico... Pessoal, com eu consigo trocar uma embragem Centax por uma normal? Tenho que compraro kit completo? Sino, flywheel, embreagem... enfim... tudo? é possível a alteraçao?
Re: Embreagem Centax - Como funciona?
É possível trocar sim. Dependendo do motor tem que trocar o eixo piloto, mas é possível trocar sim.
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