MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
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MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Olá galera do RC Masters,
Sou novato aqui é gostaria de algumas informações de pessoas que já possuem um certo conhecimento em relação a automodelos.
A questão é; comprei um veículo automodelo elétrico simples, apenas para iniciante.
Automodelo: 1/16 Brushless 4WD Short Course Truck
E gostaria de saber como é feita a manunteção preventiva dele, tipo; gostaria de saber o que devo lubrificar (transmissão, rolamentos, molas..etc).
Já utilizei o automodelo, mas fico receioso em deixar de lubrificar algumas peças muito importantes do automodelo e elas terem uma durabilidade péssima.
Aguardo!
Sou novato aqui é gostaria de algumas informações de pessoas que já possuem um certo conhecimento em relação a automodelos.
A questão é; comprei um veículo automodelo elétrico simples, apenas para iniciante.
Automodelo: 1/16 Brushless 4WD Short Course Truck
E gostaria de saber como é feita a manunteção preventiva dele, tipo; gostaria de saber o que devo lubrificar (transmissão, rolamentos, molas..etc).
Já utilizei o automodelo, mas fico receioso em deixar de lubrificar algumas peças muito importantes do automodelo e elas terem uma durabilidade péssima.
Aguardo!
- rafael61333
-
- Mensagens: 2653
- Registrado em: 24 Jul 2010, 23:00
- Localização: Passo Fundo RS
Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Bem vindo ao mundo do automodelismo, para o começo vc até que comprou um carro legal, mas se vc esta preocupado com manutenção isso é o de menos nos carros eletricos, normalmente é andar limpar e guardar até a próxima vez que for andar, o que vc pode fazer é passar um óleo singer nos rolamentos depois do uso.
![Imagem](http://www.soporto.com.br/jato/8eigh_raf.jpg)
Potência não é nada sem controle!!!
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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Olá luks
Tenho carro a combustão e costumo usar como lubrificante o WD40. Pulveriso por todo o carro. Por ser um óleo mais fino e volátil eu uso tbm sobre as partes plásticas. Nunca tive problemas. Com relação aos rolamentos passo o WD 40 e depois mergulho no oleo singer por alguns minutos.
Abraços e boa diversão
Tenho carro a combustão e costumo usar como lubrificante o WD40. Pulveriso por todo o carro. Por ser um óleo mais fino e volátil eu uso tbm sobre as partes plásticas. Nunca tive problemas. Com relação aos rolamentos passo o WD 40 e depois mergulho no oleo singer por alguns minutos.
Abraços e boa diversão
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Ok.
Obrigado pela dica, pois nunca se sabe né....
As vezes ficamos empolgados e esquecemos de lubrificar podendo levar a danificar as peças.
Aproveitando...
Queria saber até que ponto um motor brushless indoor 4800kv agüenta ?
Tipo, a gente pilota o automodelo com a bateria, após finalizar a carga da bateria eu posso trocar por uma cheia e voltar novamente a pilotar ? O motor não superaquece ou algo assim ? Posso fazer isto até quantas vezes, tipo, eu sair trocando de bateria após o uso em uma seqüência de 2 ou 3 bateria, é correto ? Preciso deixar o automodelo algum tempo esfriando, se sim, quanto tempo ?
Valeu galera!
Obrigado pela dica, pois nunca se sabe né....
As vezes ficamos empolgados e esquecemos de lubrificar podendo levar a danificar as peças.
Aproveitando...
Queria saber até que ponto um motor brushless indoor 4800kv agüenta ?
Tipo, a gente pilota o automodelo com a bateria, após finalizar a carga da bateria eu posso trocar por uma cheia e voltar novamente a pilotar ? O motor não superaquece ou algo assim ? Posso fazer isto até quantas vezes, tipo, eu sair trocando de bateria após o uso em uma seqüência de 2 ou 3 bateria, é correto ? Preciso deixar o automodelo algum tempo esfriando, se sim, quanto tempo ?
Valeu galera!
- claudiouchida
-
- Mensagens: 46
- Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
- Localização: SBC
Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Para veículos elétricos ou seja equipados com motor Brushless e ESC. É recomendável não ultrapassar 90 a 95 graus Célsius. Que seria a temperatura que possívelmente poderia danificar algumas peças como os rolamentos, A cola dos eletro-ímãs e ou queimar o próprio ESC. Ainda bem que a tecnologia está bem avançada hoje em dia e a maioria dos ESC vêm programado para dar um Cut-off quando se atinge uma certa temperatura ou há uma sobrecarga de Amperagem. Esta é uma boa dica. Utilizando seu automodelo elétrico no limite. Quando o ESC entrar em cut-off meça a temperatura com um termômetro digital e desconte 20 a 30%. Eu particularmente utilizo um rádio e costumo não ultrapassar 10 min de uso.
Seguindo esta dica. Difícilmente irá precisar realizar a manutenção de motor e ESC. Parece pouco tempo mas quem utiliza o automodelo no limite sabe que 10 minutos é uma eternidade.rs
Resolvo meus problemas utilizando 3 carros diferentes. Dois elétricos e um a combustão. O segredo do sucesso é não o quanto você bate e sim o quanto apanha e continua seguindo (Rocky Balboa). Eu tenho o meu primeiro carro até hoje. E gosto dele da mesma forma que os outros modelos TOP´s que eu tenho.
Espero ter contribuído. Um grande abraço a todos e curtam bastante!
Seguindo esta dica. Difícilmente irá precisar realizar a manutenção de motor e ESC. Parece pouco tempo mas quem utiliza o automodelo no limite sabe que 10 minutos é uma eternidade.rs
Resolvo meus problemas utilizando 3 carros diferentes. Dois elétricos e um a combustão. O segredo do sucesso é não o quanto você bate e sim o quanto apanha e continua seguindo (Rocky Balboa). Eu tenho o meu primeiro carro até hoje. E gosto dele da mesma forma que os outros modelos TOP´s que eu tenho.
Espero ter contribuído. Um grande abraço a todos e curtam bastante!
lukz escreveu:Ok.
Obrigado pela dica, pois nunca se sabe né....
As vezes ficamos empolgados e esquecemos de lubrificar podendo levar a danificar as peças.
Aproveitando...
Queria saber até que ponto um motor brushless indoor 4800kv agüenta ?
Tipo, a gente pilota o automodelo com a bateria, após finalizar a carga da bateria eu posso trocar por uma cheia e voltar novamente a pilotar ? O motor não superaquece ou algo assim ? Posso fazer isto até quantas vezes, tipo, eu sair trocando de bateria após o uso em uma seqüência de 2 ou 3 bateria, é correto ? Preciso deixar o automodelo algum tempo esfriando, se sim, quanto tempo ?
Valeu galera!
Claudio H Uchida
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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Na verdade, a 90ºC os imãs já começam a perder suas propriedades magnéticas irreversivelmente..
Os ESCs que eu tenho não possuem CutOff de excesso de corrente.. Quanto isso acontece, normalmente os Fets explodem..
Os ESCs que eu tenho não possuem CutOff de excesso de corrente.. Quanto isso acontece, normalmente os Fets explodem..
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- claudiouchida
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- Mensagens: 46
- Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
- Localização: SBC
Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO
Por isso eu costumo trabalhar com uma razão 30% menor. Poderia dizer que seria mais ou menos coeficiente de proteção.
abib escreveu:Na verdade, a 90ºC os imãs já começam a perder suas propriedades magnéticas irreversivelmente..
Os ESCs que eu tenho não possuem CutOff de excesso de corrente.. Quanto isso acontece, normalmente os Fets explodem..
Claudio H Uchida
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