Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Avatar do usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 21:00
Localização: Florianópolis

Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Imperador » 13 Jan 2011, 12:00

Seria possível?

Bom gostaria de compartilhar com vocês esta ideia. Até comprei um motor, tipo motor elétrico, só que com um diferencial, o movimento de sua engrenagem gera energia equivalente, para usar no receptor ou até recarregar as pilhas. Fiz alguns testes ligando o motorzinho no carro, e usei o multímetro para ver a voltagem, e na lenta (motor a combustão), chega a 10. Só não sei como funciona a amperagem disso, quanto a estabilizar a voltagem, creio que tenha um circuito que possa ser adaptado no fio (fazer).

Se isso funcionar - poderia ficar no mínimo seguro de que não faltaria energia no receptor, evitando com isso danos, e até proporcionando mais tempo de uso.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 13 Jan 2011, 12:11

E como ficou o funcionamento do carro depois do "alternador" puxar "força" do motor?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Imperador » 13 Jan 2011, 18:36

Abib, preciso amadurecer mais a idéia.

Isso funciona, só tem um porém, como estou adaptando no meu GIGA, na caixa de Engrenagem tem um espaço para outro Kit de engrenagens (para o 2º motor), foi ali que adaptei o motor cc, ele é pequeno do tamanho d'uma moeda e da grossura de um cm, mas gera energia suficiente para manter o receptor e os dois servos ON qdo está andando. Mas como falei antes, minha dificuldade esta em estabelecer a amperagem e voltagem correta, digamos que 99%, e fazê-lo rodar direto com o motor. Não entendo o suficiente, nem possuo equipamento para identificar amperagem. Creio que um técnico que concerta aparelhos eletrônicos deva saber melhor. Pois preciso além do motor, um regulador de tensão.

Conheço uns caras da Argentina que adaptaram um dinamo de bicicleta, mas somente para recarregar as pilhas.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 13 Jan 2011, 19:15

Todo motor elétrico escovado também é um gerador...

Veja direito qual é a corrente gerada neste motor, por se não for algo em torno de 200mAh, não vai fazer nem cócegas na bateria durante seu uso, e ainda pode puxar metade da potência do seu motor...

Eu gosto de ver idéias novas, mas pense também que se fosse algo realmente viável, existiriam centenas de opcões pelo mundo a fora..
Editado pela última vez por Abib em 17 Jan 2011, 06:43, em um total de 1 vez.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 924
Registrado em: 24 Abr 2010, 23:00
Localização: Ribeirao Preto - SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor jpzulian » 15 Jan 2011, 18:37

abib escreveu:Todo motor elétrico escovado também é um gerador...

Veja direito qual é a corrente gerada neste motor, por se não for algo em torno de 200mAh, não vai fazer nem cócegas na bateria durante seu uso, e ainda pode puxar metade da potência do seu motor...

Eu gosto de ver idéias novas, mas pense também que se fosse algo realmente viável, existiriam centenas de opcões pelo mundo a fora..


Então, Abib. Eu penso um pouco diferente. Acho que pode ser viável sim, com a tecnologia que grandes empresas possuem. Mas, se não existe ainda( o tal "gerador") para venda em larga escala, creio que possa ser devido a $$$$$ em interesses. Já pensou como ficariam os fabricantes de carregadores e baterias, se a venda de seus produtos diminuíssem consideravelmente devido a uma "grande invenção" como essa do tal gerador "embutido" nos motores dos nossos rc's? Sei lá, acho possível sim a fabricação/comercialização desse tipo de produto.


Imagem

 Elétricos (Nitro NEVER MORE)      Variados      Alguns      LiPOs 2, 3, 4 e 5S      Originais      Originais      Anywhere!! Just Fun!!!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 17 Jan 2011, 06:57

Não vou entrar mais no mérito do assunto, só digo que teoria da conspiração é algo que funciona apenas em filmes.

Sou um cara extremamente técnico: Se me provarem tecnicamente que um gerador anexado a um motor a explosão daquele tamanho não deixará perder o rendimento e ainda conseguirá fornecer carga suficiente para manter seu uso, eu mudo minha opinião..

Pensando um pouco além, será que o sistema moto-perpétuo também não foi pra frente por causa de interesses financeiros?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Imperador » 17 Jan 2011, 09:09

Pois bem, meus senhores, por um momento até pensei em (INVENSSÃO).

Estava errado, por outro lado fico feliz, pois já existe um Kit que é usado em Helicópteros à combustão.

Imagem

Motor Axi
Engates para eixo
Conversor AC/DC
Regulador de tensão
Saída universal que vai ao receptor.

E porque não adaptarmos este KIT, ou algo parecido, em nossos carros RC?

Esse é um Kit básico com Motor Axi:

Imagem

Especificações:
RPM: 4000-18000
Saída: 5 volts em marcha lenta, tipicamente 14-18 volts rodando (não regulamentado).
Capacidade do Motor: Cerca de 70 watts
Retificador: até 10 ampères, 25 volts.
Regulador: a 5.4v, 3 ampères ~ contínua, 5 ampères por 5 minutos.
Carregando, a corrente diminui a 0 (zero) ampères quando a bateria atinge 5.4v.
Pode ser modificado para suprir a saída adicional de 11.4v para plataformas AP.
Tensões de saída Suplente de 6.9v, 8.4v 12.6V e também estão disponíveis.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 17 Jan 2011, 09:15

Helicoptero a combustão usa motor 91 que fica no limite da potência 95% do tempo..

Nao entendi o que vc escreveu.. "INVENSSÃO".




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Imperador » 17 Jan 2011, 09:29

Segue aqui um link de um Spectra-G, com a alimentação da bateria 1100mAh - on-board.

Spectra-G

Isso já não é mais IMPOSSÍVEL.

Basta agora algumas implementações, claro que o fator principal não é economizar pilhas e tals, e sim uma questão de eficiência, que nos campeonatos, o carro não pare mais à 2 mts da linha de chegada, por simplesmente ter acabado as pilhas.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 17 Jan 2011, 09:40

Nem 91 é este motor..

Ele é a gasolina.. é um motor 140..

Ou seja: Este sistema só funcionaria em um FG 1/5 de escala..

Foi o que disse: Se conseguir aplicar esta potência usando um motor .12 ou .21 e gerar essa corrente sem perder rendimento do motor, mudo minha opinião na hora..
Editado pela última vez por Abib em 17 Jan 2011, 09:59, em um total de 1 vez.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Imperador » 17 Jan 2011, 09:58

Independente Abib, estamos certos de que o sistema funciona, mas também não em qualquer motor ou carro que dê pra adaptar. Não vejo problema algum em adaptá-lo no motor .28 ou superior, por exemplo!

Eu acho que isso seria um bom projeto para qualquer pesquisador interessado.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 17 Jan 2011, 10:00

Eu vejo MUITOS problemas em adapta-lo..

Foi o que disse: Se conseguir aplicar esta potência usando um motor .12 ou .21 e gerar essa corrente sem perder rendimento do motor, mudo minha opinião na hora..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Imperador » 17 Jan 2011, 10:15

Seja o que Deus quiser!

Você tem razão, em alguns motores tipo .12/.15 isso possa até ser prejudicial. Mais nada que uma ou duas engrenagens não possam produzir um aumento considerável numa, reduzindo assim o atrito.

No meu caso, como havia dito, até por ter espaço e motor de sobra no GIGA, estou decidido em continuar o projeto. E pesquisando pela web, descobri que milhares de hobistas estão, uns projetando, outros ainda discutindo, outros já na fase de conclusão.

Ainda hoje pretendo consultar um técnico eletrônico, para introduzir o capacitor e o regulador de tensão; vamos ver no que vai dar. Independente do resultado, pretendo publicar.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 17 Jan 2011, 10:24

Imperador escreveu:Seja o que Deus quiser!

...Mais nada que uma ou duas engrenagens não possam produzir um aumento considerável numa, reduzindo assim o atrito.


Ok. Parei por aqui.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 228
Registrado em: 06 Mar 2010, 22:00
Localização: Blumenau - SC

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor renamaf » 04 Fev 2011, 15:46

Gostei da ideia, e te apoio, fico no aguardo ancioso do projeto e torço que de certo, pois eu ja havia pensado em algo parecido!!

Independente de perder potencia ou nao, acho que só seria perceptivel nos autos de competicao que disputam segundos na pista, e claro tambem nao seria permitido pelo regulamento das provas mas pra quem quer se divertir e nao se estressar com pilhas e packs de bateria e ter que ficar carregando toda hora nao ha problema, talvez um aumento de consumo por forçar um pouco mais e pode ate perder um pouco do rendimento mas vale por nao ter que investir em carregadores, baterias, etc...

Um abraço!


ABARC - Blumenau/SC - www.abarcblu.blogspot.com
Imagem

 Team Associated SC8      Pro .28      XP3D      Byron 2000 - 20%      Equipe RXBX / Red Bull R/C      Gaspar / Blumenau ABARC

Próximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes