MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

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MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor lukz » 05 Ago 2012, 01:53

Olá galera do RC Masters,



Sou novato aqui é gostaria de algumas informações de pessoas que já possuem um certo conhecimento em relação a automodelos.


A questão é; comprei um veículo automodelo elétrico simples, apenas para iniciante.

Automodelo: 1/16 Brushless 4WD Short Course Truck


E gostaria de saber como é feita a manunteção preventiva dele, tipo; gostaria de saber o que devo lubrificar (transmissão, rolamentos, molas..etc).


Já utilizei o automodelo, mas fico receioso em deixar de lubrificar algumas peças muito importantes do automodelo e elas terem uma durabilidade péssima.



Aguardo!

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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor rafael61333 » 05 Ago 2012, 02:39

Bem vindo ao mundo do automodelismo, para o começo vc até que comprou um carro legal, mas se vc esta preocupado com manutenção isso é o de menos nos carros eletricos, normalmente é andar limpar e guardar até a próxima vez que for andar, o que vc pode fazer é passar um óleo singer nos rolamentos depois do uso.


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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor Wolf » 08 Ago 2012, 00:08

Olá luks
Tenho carro a combustão e costumo usar como lubrificante o WD40. Pulveriso por todo o carro. Por ser um óleo mais fino e volátil eu uso tbm sobre as partes plásticas. Nunca tive problemas. Com relação aos rolamentos passo o WD 40 e depois mergulho no oleo singer por alguns minutos.
Abraços e boa diversão


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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor lukz » 08 Ago 2012, 00:40

Ok.

Obrigado pela dica, pois nunca se sabe né....
As vezes ficamos empolgados e esquecemos de lubrificar podendo levar a danificar as peças.

Aproveitando...


Queria saber até que ponto um motor brushless indoor 4800kv agüenta ?
Tipo, a gente pilota o automodelo com a bateria, após finalizar a carga da bateria eu posso trocar por uma cheia e voltar novamente a pilotar ? O motor não superaquece ou algo assim ? Posso fazer isto até quantas vezes, tipo, eu sair trocando de bateria após o uso em uma seqüência de 2 ou 3 bateria, é correto ? Preciso deixar o automodelo algum tempo esfriando, se sim, quanto tempo ?


Valeu galera!

 
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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor claudiouchida » 03 Set 2012, 22:08

Para veículos elétricos ou seja equipados com motor Brushless e ESC. É recomendável não ultrapassar 90 a 95 graus Célsius. Que seria a temperatura que possívelmente poderia danificar algumas peças como os rolamentos, A cola dos eletro-ímãs e ou queimar o próprio ESC. Ainda bem que a tecnologia está bem avançada hoje em dia e a maioria dos ESC vêm programado para dar um Cut-off quando se atinge uma certa temperatura ou há uma sobrecarga de Amperagem. Esta é uma boa dica. Utilizando seu automodelo elétrico no limite. Quando o ESC entrar em cut-off meça a temperatura com um termômetro digital e desconte 20 a 30%. Eu particularmente utilizo um rádio e costumo não ultrapassar 10 min de uso.
Seguindo esta dica. Difícilmente irá precisar realizar a manutenção de motor e ESC. Parece pouco tempo mas quem utiliza o automodelo no limite sabe que 10 minutos é uma eternidade.rs
Resolvo meus problemas utilizando 3 carros diferentes. Dois elétricos e um a combustão. O segredo do sucesso é não o quanto você bate e sim o quanto apanha e continua seguindo (Rocky Balboa). Eu tenho o meu primeiro carro até hoje. E gosto dele da mesma forma que os outros modelos TOP´s que eu tenho.
Espero ter contribuído. Um grande abraço a todos e curtam bastante!


lukz escreveu:Ok.

Obrigado pela dica, pois nunca se sabe né....
As vezes ficamos empolgados e esquecemos de lubrificar podendo levar a danificar as peças.

Aproveitando...


Queria saber até que ponto um motor brushless indoor 4800kv agüenta ?
Tipo, a gente pilota o automodelo com a bateria, após finalizar a carga da bateria eu posso trocar por uma cheia e voltar novamente a pilotar ? O motor não superaquece ou algo assim ? Posso fazer isto até quantas vezes, tipo, eu sair trocando de bateria após o uso em uma seqüência de 2 ou 3 bateria, é correto ? Preciso deixar o automodelo algum tempo esfriando, se sim, quanto tempo ?


Valeu galera!


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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor Abib » 03 Set 2012, 22:20

Na verdade, a 90ºC os imãs já começam a perder suas propriedades magnéticas irreversivelmente..

Os ESCs que eu tenho não possuem CutOff de excesso de corrente.. Quanto isso acontece, normalmente os Fets explodem..




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Re: MANUNTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE AUTOMODELO

Mensagempor claudiouchida » 03 Set 2012, 22:24

Por isso eu costumo trabalhar com uma razão 30% menor. Poderia dizer que seria mais ou menos coeficiente de proteção.


abib escreveu:Na verdade, a 90ºC os imãs já começam a perder suas propriedades magnéticas irreversivelmente..

Os ESCs que eu tenho não possuem CutOff de excesso de corrente.. Quanto isso acontece, normalmente os Fets explodem..


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