Medindo a potência do motor

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Medindo a potência do motor

Mensagem por Pries_jeden_Got »

Alguém sabe como eu posso calcular a freqüência e o torque do motor? Quero mudar as relações de marcha e para isso, o ideal é conhecer esses dados do motor. É igual uma bicicleta: Quem faz mountain bike não quer coroas grandes e catracas pequenas, mas sim o contrário; já quem anda na cidade quer tudo um pouco maior.

É a velha história da física:
-Para otimizar o torque: diminua o diâmetro dos pinhões da embreagem e aumente o diâmetro das coroas de marcha;
-Para otimizar a velocidade final: mantenha as medidas dos pinhões e diminua o diâmetro das coroas de marcha.

Existem infinitas possibilidades, tudo depende do traçado da pista, do carrinho e, principalmente, do "dedo".

Se alguém puder ajudar eu agradecerei muito!

Rodolfo : Maringá - Paraná
Edu_720

Re: Medindo a potência do motor

Mensagem por Edu_720 »

Calcular não sei como, mas a frequencia (rotação) pode ser medida usando-se um tacometro, aqui fazemos assim, colocamos o motor na bancada com uma hélice e um tacômetro.
Dessa forma fazemos as medidas para ajustes de motor.
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Pries_jeden_Got »

Opa, valeu!! Mas - desculpe a ignorância - qual tacômetro vc´s usam? De carro mesmo? Eu tinha pensado em usar um velocímetro de bicicleta, mas para ser preciso, seriam necessários muitos ajustes. Meu motor é .15, eu usaria qual modelo de hélice?
Edu_720

Mensagem por Edu_720 »

Tacometro sem contato, hobbico tem um. No Ebay tem um monte, todos servem.

Abs.
Edu
Responder

Voltar para “Motor”