Como meu primeiro tópico no fórum, decidi postar um breve review sobre minha nova Revo 5309 que acaba de sair da caixa (evidentemente sob meu ponto de vista, enumerando os prós e os contras).
A nova 5309, como de costume por parte da Traxxas na produção das Revos, é um carro excepcional. Ótimo... MAS como sou chato, reclamão, e exigente, vou começar falando dos contras...
A nova 5309 é anunciada pela Traxxas como um carro totalmente RTR, completamente pronta para correr, e realmente é um carro que já vem com uma gama de peças muito interessante... Mas para um hobbista iniciante que leve o RTR ao pé da letra, não é bem assim... e vou explicar porque...
O carro já vem de fábrica com pack de bateria para o Ez Start e para o RX... Ótimo? NÃO. Quanto ao pack do RX ainda não posso reclamar muito... É novo, não apresentou problema algum, e andei aproximadamente 7 tanques (contando com os tanques do processo de amaciar o motor) com ele depois da primeira carga... Mas por falar em primeira carga, já posso meter o pau (sem trocadilhos ou segundas intenções
Ainda no quesito "baterias inclusas no pacote", vem minha principal crítica... A bateria do Ez Start. Mesmo dando a primeira carga completa, a bateria original do Ez Start inclusa na nova Revo não deu conta nem ao menos de dar a PRIMEIRA PARTIDA no motor da Revo (mesmo usando o velho macete
Ainda no quesito itens inclusos ressalto que, já que o carro tem a proposta de ser totalmente RTR, poderia contar também com um tubinho de óleo de filtro e um tubinho de after run inclusos... O carro já vem com almotolia, um glow plug extra, um refill de filtro de ar (pré lubrificado), e um kit extra (diferenciado) de rockers e molas... então a presença de um potinho de óleo do filtro de ar e um potinho de after run, dariam (na minha modesta opinião) um toque ainda mais RTR ao carro, além de estimular o hobbista iniciante a uma manutenção mais completa no carro sem a necessidade de compras extras logo de cara.
Pronto. Críticas e sugestões encerradas... agora vamos aos prós.
O primeiro pró que justifica o preço superior do modelo é evidentemente o rádio Tq 2.4 GHz DSS. Como todos já sabem, comprar um rádio BOM, livre de interferências, acaba saindo muito caro aos olhos de hobbistas iniciantes, e ter um carro que já sai da fábrica acompanhado de um bom rádio crystal-free 2.4 GHz não é nada mal. Nada de excepcional no rádio... Utiliza 8 pilhas AA recarregáveis (não inclusas no pack), e conta evidentemente com a chave de ré, já que o novo modelo recebeu de volta o recurso de ré no carro... recurso que causa bastante discórdia entre hobbistas experientes que afirmam que o mesmo causa problemas, porém não concordo. Acho a ré um recurso muito interessante, principalmente para usar o carro em parques e outros ambientes não dedicados ao automodelismo, e não vejo problemas. Tomo bastante cuidado para frear completamente o carro antes de chavear a ré (pois confio mais em mim que no sensor de movimento do Optidrive
Já ouvi muitos hobbistas experientes afirmando que dois servos para steering no carro são contraproducentes, e que seria melhor utilizar apenas um bom servo, etc.. etc... etc... mas até que alguém me prove que estou errado, estou muito contente com meus dois steering servos resistentes a água, obrigado.
Quanto a estética, a Traxxas mandou muito bem na nova bolha. Peguei a versão silver e a bolha é realmente iradíssima. Muito bem feita. Ainda na questão estética (pero no mucho), o novo modelo está realmente um pouquinho maior, e as rodas originais (Geode 6.3") são show, porém isso é questão de gosto e de utilização. Os pneus originais tem um grip legal no ambiente que usei (pista de terra batida, e também de terra fofa), e o carro dá show, como sempre, mesmo com configuração totalmente original.
Quanto a performance, não há o que dizer... Mesmo com setup original (agulhas setadas para mistura gorda, garantindo boa lubrificação e maior segurança para o motor com baixa temperatura para o processo de amaciar), o carro é bem arisco e bem rápido. Não há o que dizer de uma Revo 3.3 nesse sentido. Todos conhecem bem.
Bom senhores... Essas são minhas considerações iniciais... Agora vou para o processo de desmontagem e limpeza total do carro (hehehe. Não evitei de pegar uma laminha leve na corrida inaugural), e assim que conseguir, posto as fotos e vídeos que fiz do carro no primeiro dia de vida do monstrinho, e edito o post incluindo os links para as fotos e vídeos.
Estou bem satisfeito com minha nova Revo, e concluo meu review dizendo que apesar de não ter nada de *excepcional* além do que já existia na boa e velha Revo 5308, em virtude de quesitos como o novo rádio e outros detalhes citados, a nova Revo 5309 é certamente uma ótima opção para um hobbista iniciante que já quer começar com um bom carro (ou hobbista experiente que goste das Revos), sem muitas preocupações adicionais além da compra do mesmo.
Grande abraço a todos e boas corridas!