Bateria venon 7.2 3300 nimh e ESC Ezrun com motor de 5.5t

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Bateria venon 7.2 3300 nimh e ESC Ezrun com motor de 5.5t

Mensagem por ronny_xavier »

Bom galera desculpe se postei no lugar errado é que sou novo no forum...

bom é o seguinte eu recentemente adiquiri uma traxxas stampede com Kit Esc + Motor Ezrun 6000kv 5.5t mas veio sem bateria...
Como o automodelo veio sem bateria um primo me arrumo uma bateria venom de 7.2v 6 velulas de 3300ma nimh, dai eu dei uma carga lenta na bateria para depois usa-la, quando eu comece a brincar com o auto com essa bateria o carrinho sai dando uns tranco paracendo um carro de quando esta acabando a gasolina(hehe) dai eu peguei uma bateria de Lipo 3S emprestada e coloquei e o bixo viro um foguete, o que vc acham que pode estar acontecendo, pelas pesquisas que andei fazendo ta parecendo que a bateria não está formenecendo uma corrente de descarga ideal para o ESC e por isso da esse tranco quando eu tento sair bem rapido com o carro, será que isso?

desde jah muito grato a todos...
Editado pela última vez por ronny_xavier em 27 Ago 2011, 18:14, em um total de 1 vez.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Re: Bateria venon 7.2 3300 nimh e ESC Ezrun com motor de 5.5t

Mensagem por mach »

O ESC pode estar em modo de cutoff "pensando" estar usando LIPO, desative o cuttoff..
ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

mach escreveu:O ESC pode estar em modo de cutoff "pensando" estar usando LIPO, desative o cuttoff..
e ai amigo valeu pela resposta rapida ...

bom mas para isso eu precisaria do Program card ou não? se sim eu to lascado então pq eu o cara não me passo o program card ...
lukits
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por lukits »

no meu rustler vxl ele para e num anda mais, so se empurrar ele anda, o q pode ser?
obs1: ta original(todo)
obs2: to usando bateria original de nimh 3000mha 8.4v e uma igual so q é duratrax...
valeu!
RikzZz

Mensagem por RikzZz »

ronny_xavier escreveu:Bom galera desculpe se postei no lugar errado é que sou novo no forum...

bom é o seguinte eu recentemente adiquiri uma traxxas stampede com Kit Esc + Motor Ezrun 6000kv 5.5t mas veio sem bateria...
Como o automodelo veio sem bateria um primo me arrumo uma bateria venom de 7.2v 6 velulas de 3300ma nimh, dai eu dei uma carga lenta na bateria para depois usa-la, quando eu comece a brincar com o auto com essa bateria o carrinho sai dando uns tranco paracendo um carro de quando esta acabando a gasolina(hehe) dai eu peguei uma bateria de Lipo 2S emprestada e coloquei e o bixo viro um foguete, o que vc acham que pode estar acontecendo, pelas pesquisas que andei fazendo ta parecendo que a bateria não está formenecendo uma corrente de descarga ideal para o ESC e por isso da esse tranco quando eu tento sair bem rapido com o carro, será que isso?

Amigo, seu auto não está com problema algum.

Muito menos o ESC, e nem a bateria.

Depois que usou uma Lipo o carro virou um foguete, pq a voltagem da Lipo é maior do que a Nimh. Logo + voltagem mais força e mais giro. Porem tome cuidado que esse motor é bem destruidorzinho, torrei boa parte de um TT01-E com ele.

Vamo la:

Para o cut off entrar em acão a lipo precisaria descarregar e chegar em uma voltagem mais baixa e especifica. E nao recomendo desliga-lo, principalmente se for usar Lipo

O que vc está estranhando, e exemplificou como "engasgadas" na verdade é uma caracteristica de motores "Sensorless". (Que é este seu)

Algo chamado de COGGING
Onde o rotor precisa passar por um ponto de referencia para que o ESC faça a leitura da rotação e so a partir dai possa trabalhar normalmente.

Até que o rotor nao complete algumas voltas, ou passe por um ponto de referencia para que o ESC faça a leitura. Ele dára essas engasgadas mesmo.

Note que qnd arranca com o carro suspenso, isso não ocorre. Não pq dessa forma o peso para fazer o rotor girar é menor e assim a leitura do ciclo é feita quase de imediato

Isso é absolutamente normal(e incômodo) nos motores sensorless.

Possuo o mesmo combo ESC + Motor e tive de conviver com isso..rsrs

Até que resolvi montar um combo melhor e Sensored

Sinceramente não se preocupe tanto. Use uma lipo de 2S no máximo e aproveite muito o auto.
Quer HObby barato? Vá la soltar pipa !
jpzulian
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por jpzulian »

"e ai amigo valeu pela resposta rapida ...
bom mas para isso eu precisaria do Program card ou não? se sim eu to lascado então pq eu o cara não me passo o program card ..."

Não é necessário o program card. Você pode fazer através do próprio ESC( através do botão "set"). Mas, para isso, precisa ter o manual em mãos.
ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

RikzZz escreveu:
ronny_xavier escreveu:Bom galera desculpe se postei no lugar errado é que sou novo no forum...

Como o automodelo veio sem bateria um primo me arrumo uma bateria venom de 7.2v 6 velulas de 3300ma nimh, dai eu dei uma carga lenta na bateria para depois usa-la, quando eu comece a brincar com o auto com essa bateria o carrinho sai dando uns tranco paracendo um carro de quando esta acabando a gasolina(hehe) dai eu peguei uma bateria de Lipo 2S emprestada e coloquei e o bixo viro um foguete, o que vc acham que pode estar acontecendo, pelas pesquisas que andei fazendo ta parecendo que a bateria não está formenecendo uma corrente de descarga ideal para o ESC e por isso da esse tranco quando eu tento sair bem rapido com o carro, será que isso?

Amigo, seu auto não está com problema algum.

Muito menos o ESC, e nem a bateria.

Depois que usou uma Lipo o carro virou um foguete, pq a voltagem da Lipo é maior do que a Nimh. Logo + voltagem mais força e mais giro. Porem tome cuidado que esse motor é bem destruidorzinho, torrei boa parte de um TT01-E com ele.

Vamo la:

Para o cut off entrar em acão a lipo precisaria descarregar e chegar em uma voltagem mais baixa e especifica. E nao recomendo desliga-lo, principalmente se for usar Lipo

O que vc está estranhando, e exemplificou como "engasgadas" na verdade é uma caracteristica de motores "Sensorless". (Que é este seu)

Algo chamado de COGGING
Onde o rotor precisa passar por um ponto de referencia para que o ESC faça a leitura da rotação e so a partir dai possa trabalhar normalmente.

Até que o rotor nao complete algumas voltas, ou passe por um ponto de referencia para que o ESC faça a leitura. Ele dára essas engasgadas mesmo.

Note que qnd arranca com o carro suspenso, isso não ocorre. Não pq dessa forma o peso para fazer o rotor girar é menor e assim a leitura do ciclo é feita quase de imediato

Isso é absolutamente normal(e incômodo) nos motores sensorless.

Possuo o mesmo combo ESC + Motor e tive de conviver com isso..rsrs

Até que resolvi montar um combo melhor e Sensored

Sinceramente não se preocupe tanto. Use uma lipo de 2S no máximo e aproveite muito o auto.
cara valeu mesmo vc citou ate o que esqueci de informar que é o fato de eu acelerar o auto suspenso e o funcionar normalmente, vc me ajudou bastante, valeu mesmo e pra evitar essas engasgadas eu tenho que sair acelerando bem devagar... valeu mesmo cara

cara será que eu encontro o prgram card para usar com esse combo venido separadamente? valeu
e o que acontece se eu desligar o cut off ?
RikzZz

Re: Bateria venon 7.2 3300 nimh e ESC Ezrun com motor de 5.5

Mensagem por RikzZz »

cara valeu mesmo vc citou ate o que esqueci de informar que é o fato de eu acelerar o auto suspenso e o funcionar normalmente, vc me ajudou bastante, valeu mesmo e pra evitar essas engasgadas eu tenho que sair acelerando bem devagar... valeu mesmo cara

cara será que eu encontro o prgram card para usar com esse combo venido separadamente? valeu
e o que acontece se eu desligar o cut off ?
Olha, sobre o cartão de programação, se comprou o combo daquele link do ML que postou, reclama ao vendedor, pois ali cosnta que virá com o Card.
Mas caso nao ache, consegue comprar sim...

no site ehirobo tem.

O Cut off serve para fazer o ESC ler a voltagem por celula da Lipo, e assim que atingir uma voltagem especifica (definida pelo cartão de prog) Desliga-lo, fzd assim o conjunto nao consumir mais energia.

Visto que as Lipos são delicadas, e nao podem ser descarregas abaixo dos 3.2v ou 3v por celula.

Obs: por default vem programado para desligar em 3.4v por celula, o q é bastante seguro.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

É uns tranquinhos assim que dá?!
http://www.youtube.com/watch?v=GKzS-RB7 ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=1gs97nseryQ&NR=1

Se for, a explicação do Rikzz está correta.

O cartão tenho um aqui jogado...
ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Olha, sobre o cartão de programação, se comprou o combo daquele link do ML que postou, reclama ao vendedor, pois ali cosnta que virá com o Card.
Mas caso nao ache, consegue comprar sim...

no site ehirobo tem.

O Cut off serve para fazer o ESC ler a voltagem por celula da Lipo, e assim que atingir uma voltagem especifica (definida pelo cartão de prog) Desliga-lo, fzd assim o conjunto nao consumir mais energia.

Visto que as Lipos são delicadas, e nao podem ser descarregas abaixo dos 3.2v ou 3v por celula.

Obs: por default vem programado para desligar em 3.4v por celula, o q é bastante seguro.
mach escreveu:É uns tranquinhos assim que dá?!
http://www.youtube.com/watch?v=GKzS-RB7 ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=1gs97nseryQ&NR=1

Se for, a explicação do Rikzz está correta.

O cartão tenho um aqui jogado...

Então RikzZz a Stampede eu comprei usada e ja veio com o kit eu vo conversar com o antigo dono e ver se ele ainda o possui mas eu duvido um pouco ...

E ai mach ... é isso mesmo que esta acontecendo, mas no meu caso quando eu faço com que o auto vá aumentando a velocidade lentamente ele não apresenta este problema, mas se eu desativar o cutoff e continuar com essa bateria de Nimh esse "sintoma" pararia ou so eu usando uma bateria de lipo mesmo, e nesse caso como eu desbilitaria o cutoff ?

muito obrigado...
ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Po galera vc são demais, me cadastrei ontem e criei o topico e jah viram responder rapidamente esse forum é fantastico, eu spu muito grato a todos mesmo...
mas agora so pra finalizar ... se eu usar uma lipo 2s que é 7,4v ou uma de nimh de 8,4v não é pra acontecer mais isso?

ou vai ser igual ?

e caso eu deseje trocar o motor teria como eu usar um Sensored com este mesmo ESC?

valeu pessoal
RikzZz

Mensagem por RikzZz »

ronny_xavier escreveu:Po galera vc são demais, me cadastrei ontem e criei o topico e jah viram responder rapidamente esse forum é fantastico, eu spu muito grato a todos mesmo...
mas agora so pra finalizar ... se eu usar uma lipo 2s que é 7,4v ou uma de nimh de 8,4v não é pra acontecer mais isso?

ou vai ser igual ?

e caso eu deseje trocar o motor teria como eu usar um Sensored com este mesmo ESC?

valeu pessoal

Opa, amigo acho que nao entendeu o lance do cogging direito.

Ele é uma caracterista desse tipo de motores(sensorless), então com qualquer alimentação que usar, e terá o mesmo problema. Devido aos fatores que ja lhe expliquei mais acima.

Com Lipo, Nimh, Nicd,Life, até com alkalinas se funcionasse...rsrs....Ele iria apresentar o mesmo efeito

O que mudaria entre lipo e nimh, é um tanto a mais de potencia no motor USANDO AS LIPOS.

Pois elas possuem uma voltagem mais alta que as Nimh, alem do runtime ser maior tbm.

Cada celula de lipo tem a voltagem nominal de 3.7v.

O ideal é nao descarrega-las abaixo dos 3v por celula.

Ja cada celula em sua carga total fica com 4.2v por celula.

As Nimh não sei te dizer pois nunca usei.

Para ter um motor sensored, particularmente neste ESC não tem jeito, pois ele so aceita motores sensorless.

Então somente comprou outor ESC e motor.
Ou um combo Sensored, que seria o mais ideial.
ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

RikzZz escreveu:
ronny_xavier escreveu:Po galera vc são demais, me cadastrei ontem e criei o topico e jah viram responder rapidamente esse forum é fantastico, eu spu muito grato a todos mesmo...

ou vai ser igual ?

valeu pessoal

Opa, amigo acho que nao entendeu o lance do cogging direito.

Ele é uma caracterista desse tipo de motores(sensorless), então com qualquer alimentação que usar, e terá o mesmo problema. Devido aos fatores que ja lhe expliquei mais acima.

Com Lipo, Nimh, Nicd,Life, até com alkalinas se funcionasse...rsrs....Ele iria apresentar o mesmo efeito

O que mudaria entre lipo e nimh, é um tanto a mais de potencia no motor USANDO AS LIPOS.

Pois elas possuem uma voltagem mais alta que as Nimh, alem do runtime ser maior tbm.

Cada celula de lipo tem a voltagem nominal de 3.7v.

O ideal é nao descarrega-las abaixo dos 3v por celula.

Ja cada celula em sua carga total fica com 4.2v por celula.

As Nimh não sei te dizer pois nunca usei.

Para ter um motor sensored, particularmente neste ESC não tem jeito, pois ele so aceita motores sensorless.

Então somente comprou outor ESC e motor.
Ou um combo Sensored, que seria o mais ideial.
po amigo desculpa e eu sou novato nesse lance de automodelismo ... hehe

mas eu ja entendi não tem jeito de escapar do coggin, mas ta tranquilo eu jah to acostumando com isso ... hehe.

mas assim que der eu vo pegar um novo combo pra mim sim ...

valeu mesmo galera pela ajuda e pela paciencia ... hehe
ronny_xavier
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

E ai pessoal mas uma pergunta eu troquei a bateria pq eu dscobri que ela tava ferrada jah peguei uma original da traxxas Stampede de 8,4 v.

o problema agora é eu ligo a Stampede e rodo de 1 a 3 minutos e o esc trava o motor so fica funcionado o servo de direção.

eu esncosto no motor e não parece estar tão quente assim para o esc travar o motor, o que sera que possa ser, sera que a bateria eah muito forte pra esse motor ?

valeu galera e desculpa a pergunta é que eu sou iniciante com automodelo...
lukits
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por lukits »

o contrário, a batreria é muito fraca... no meu rustler vxl acontece isso na bateria original da traxxas q é um lixo... compra da duratrax, é muito boa...
Responder

Voltar para “Elétricos”