Já que é para efeitos didáticos, poderia ser feito um exercício interessante:
Desmonte o motorzinho, e divida a turma em grupos, conforme o número de computadores e paquimetros disponiveis, e cada pequeno grupo modela uma peça, medindo com o paquímetro...
Rapidamente você teria todas as peças modeladas, depois reúne todo mundo e monta as peças no modelo final...
Pode não ficar 100% preciso e detalhado, mas dá pra fazer um trabalho bem legal, especialmente se a intenção é didática.
Projeto CAD de chassis ou motor 2T.
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
- guilcm123
- Piloto Advanced

Re: Projeto CAD de chassis ou motor 2T.
Mugen MBX-6 ECO
A ideia é até boa, mas nem sempre temos o tempo necessário para tirar essas medidas. (Eu por exemplo)
Estou moldando um motor 4 cilindros 1:1 com umas medidas que eu achei na net, mas esta sem sem comando e é bem simples.
Quando eu terminar vou postar aqui...
Estou moldando um motor 4 cilindros 1:1 com umas medidas que eu achei na net, mas esta sem sem comando e é bem simples.
- guilcm123
- Piloto Advanced

Bom trabalho...Gudy escreveu:A ideia é até boa, mas nem sempre temos o tempo necessário para tirar essas medidas. (Eu por exemplo)
Mas a sugestão que coloquei era exatamente para os alunos tirarem essas medidas... pensei que você tava querendo ensinar a usar os programas de CAD...
Mugen MBX-6 ECO
Já te adianto que projetista "sem tempo para tirar medidas" não tem futuro..Gudy escreveu:A ideia é até boa, mas nem sempre temos o tempo necessário para tirar essas medidas. (Eu por exemplo)
Se quer aprender a modelar e usar todo potencial do software, vais precisar de tempo..
-
caossanches
Tbm trabalho com CatiaV5, e concordo com o Abib...Se vc quer ser realmente um projetista tem que ter tempo para estudar e muito.
A uns 5 anos atrás modelei a suspensão dianteira de um thunder tiger que eu tinha, na época fiz por estudo e utilizei solidworks para modelar
E a 2 anos aprox comecei a modelar o motor .15 da traxxas pois tinha mudado de empresa a qual utilizava autodesk inventor e estava em fase de adaptação de software e esse modelo me ajudou nesta mudança.
tenho um projeto de fazer um automodelo completo, utilizando apenas motor e exaustão existente no mercado o restante todo projetado por mim. Mas o projeto ainda está no começo, estou estudando sobre dinâmica para desenvolver um bom sistema de suspenção e direção, rabiscando muito minhas idéias para um dia quem sabe eu concretizar esse modelo.
Hj trabalho em uma montadora de caminhões é lá tenho acesso a motores completos, com todos componentes internos. E realmente um modelo completo é muito bacana.
Onde pode-se achar algum motor é no site www.3dcontentcentral.com
Neste link tem imagens dos projetos citados acima.
http://carlossanches.carbonmade.com/
Se precisar de ajuda em catiaV5, inventor ou solidworks estou a
disposição.
Abraço
A uns 5 anos atrás modelei a suspensão dianteira de um thunder tiger que eu tinha, na época fiz por estudo e utilizei solidworks para modelar
E a 2 anos aprox comecei a modelar o motor .15 da traxxas pois tinha mudado de empresa a qual utilizava autodesk inventor e estava em fase de adaptação de software e esse modelo me ajudou nesta mudança.
tenho um projeto de fazer um automodelo completo, utilizando apenas motor e exaustão existente no mercado o restante todo projetado por mim. Mas o projeto ainda está no começo, estou estudando sobre dinâmica para desenvolver um bom sistema de suspenção e direção, rabiscando muito minhas idéias para um dia quem sabe eu concretizar esse modelo.
Hj trabalho em uma montadora de caminhões é lá tenho acesso a motores completos, com todos componentes internos. E realmente um modelo completo é muito bacana.
Onde pode-se achar algum motor é no site www.3dcontentcentral.com
Neste link tem imagens dos projetos citados acima.
http://carlossanches.carbonmade.com/
Se precisar de ajuda em catiaV5, inventor ou solidworks estou a
disposição.
Abraço