Limpeza Motor: Virabrequim TOTALMENTE oxidado!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

AngelBR
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagem por AngelBR »

Falei sobre o caso com colega meu na pista, ele disse que fica bom sim, mas o unico cuidado que se deve ter, é sempre estar passando algum produto para evitar oxidar novamente, pois ao retirar uma camada, se perde uma proteção.

Mas só tomar devidos cuidados, e sem problemas !
leomaciel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por leomaciel »

PORQUE nao fixaram este topico.....????????
eu prefiro ser esta metamorfose ambulante
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Por que o site é repleto de ótimas dicas como esta.

Se fossemos fixar todos os tópicos excelentes escritos pelos usuários, teriamos umas 15 páginas de tópicos fixos.. :)

Além do mais, é por isso que insistimos tanto em utilizar a PESQUISA... :D
FabioMora
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FabioMora »

tionono escreveu:
tiobily escreveu:OLHA SO COMO TA FICANDO!!
E AINDA NEN TA PRONTO!

valeu pela dica cara!!!

Abraço!

Tio Billy:

Limpes cuidadosamente o motor e verifiques, com uma lupa,
se as esferas ou as pistas do rolamento não estão oxidadas.

Se estiverem, substituas os rolamentos.
Rolamentos vibrando estragam o pino do vira.

Abraço gaúcho.

Tio Nonô RC.

Tio Nonô, aproveitando a resposta, tem um jeito facil e simples de tirar os rolamentos do motor? tanto o de dentro como o de fora, aquilo pra sair é dificil demais...

abraço
leomaciel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por leomaciel »

fabio eu aqueço com secador de cabelo.....e depois é so paciencia e cuidado....eu ralei na primeira vez que tirei depois foi facil....acho que não há outra maneira

abid eu não tenho companheiros para mecher nos meus R/C´s e achei a explicação muito boa por isso sugeri fixo, mas depois analizando e indo pelo seu raciocinio achei perfeito o que falou.

Eu fuço muito (e aprendo aqui) e nunca tinha visto este topico por issoa sugestao
eu prefiro ser esta metamorfose ambulante
Danielk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Danielk »

E aí tiobily fivou bom???
melhorou o desenpenho um pouco??
GabrielBH
Piloto
Piloto

1 mês = Virabrequim oxidado?

Mensagem por GabrielBH »

Boa tarde amigos...
Estou com uma revo a pouco mais de um mes(comprei ela zero), só uso o cobustivel tornado 25% de nitro(offroad) , sempre apos o uso aplico wd40 na entrada do carburador e pelo "buraco" da vela na cabeça do pistão. Hoje foi dar a primeira manutenção no motor e uma surpresa, camisa e pistão estavam otimos + o virabrequim estava bem oxidado. Isso é normal? o que pode ter acontecido para ele oxidar em tão pouco tempo?
Obrigado,
Gabriel
Editado pela última vez por GabrielBH em 10 Dez 2010, 07:46, em um total de 2 vezes.
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: Virabrequim oxidado

Mensagem por rasta_man »

GabrielBH, provavelmente o WD40 nao chegou no virabrequim...
O legal pingar algumas gotas de after run pelo carburador e fazer o motor girar para espalhar o produto por dentro do motor.
GabrielBH
Piloto
Piloto

Re: Virabrequim oxidado

Mensagem por GabrielBH »

O estranho é que eu fazia o motor girar, sem a vela, e injetando o wd40 direto no bico do carburador... achei realmente bem estranho isso...
Como eu faço agora pra deixa o virabrequim zero bala de novo?
Qual produto tiraria essa oxidação?
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Faça os procedimentos de polimento que terá o vibra espelhado. Só acho que fazer constantemente vai provocar um desgaste.

Melhor é fazer após um período de uso...
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
Alysson_BH
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Alysson_BH »

Olá foristas, a oxidação é normal, por mais que se tome cuidade com a aplicação de after run, wd40, o inevitável acontece, a umidade em dia cobra o seu preço. Cuido dos meus motores mês a mês, abro tudo e limpo. O vira fica escuro mesmo, contudo tomo CUIDADO na hora de limpar, massa de polir grossa,bombril, palha de aço, e congêneres não devem ser utilizados. As micro ranhuras provocadas por estes agentes, não vistas a olho nú, permitem que o pré selamento, espécie de envolto existente em peças metálicas, vá pras "cucuias", qto mais se retira o material com a fricção, mais a umidade vai afeta e penetrar nestas fissuras, ocorrendo com isto mais oxidação em menor tempo. O ideal é deixar de molho o vira em solvente, querosene, gasolina ou outro qualquer derivado do petróleo e, logo em seguida utilizar uma flanela lisa e limpa com kaol, ou DREMEL com boina de lã, para polir aos poucos. Qto a retirada dos rolamentos vc pode usar aquecer o bloco em água fervente a 70 graus e dar umas pancadinhas em uma tábua de carne, com cuidado, para soltá-los. Eu optei por uma ferramente da HUDY código 107051 motores .21, pode ser achada em lojas dos eua, muito boa. Espero ter contribuído
Off road sem poeira? nem pensar!
GabrielBH
Piloto
Piloto

Mensagem por GabrielBH »

Quase 1 mes que dei a geral no motor... o vira depois da polida que dei ficou ótimo..
Daki uma semana + ou - irei abrir o motor de novo pra dar outra geral...
Agora estou "afogando o motor" em wd 40 toda vez que ando com o carro...
Vou ver como ficou depois desse mes que tive ainda + cuidado e posto aqui...
Obrigado pelas dicas.
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por EduardoNX4 »

Pode ser o combustivel.

Eu tinha esses problemas, no motor GXR-28 do meu Inferno, principalmente quando usava combustivel caseiro, toda vez que eu abria o motor eu tinha que polir o vira.
Mesmo usando after-run e WD ele ficava enferrujando.

Voltei usar o Byron e sussegou, não precisei mais polir virabrequim.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Limpeza interna do motor GXR (fotos)

Mensagem por guilcm123 »

Hoje reservei um tempo para uma merecida limpeza e verificação interna de meu motor GXR 18.

Após cerca de 80% de uma galão de MK 20/12, é a segunda vez que abro o meu motor...
Estou tendo dificuldade de carburação e partida do motor... Então antes de recomeçar com um combustível "fresquinho" e novas velas, resolvi fazer esta limpeza, como recomendam os experts aqui do fórum...
Gostaria das opiniões e dicas sobre o estado do meu motor, conforme as fotos:

Virabrequim1
Virabrequim2
Virabrequim3

Pistão e Camisa
Pistão e Biela
Camisa 1
Camisa 2
Espoleta

Meu próprio diagnóstico:
Carbonização: Cabeça do pistão e espoleta com pouca carbonização, com "cor de whisky", portanto em boas condições.
Oxidação: Muita oxidação no vira, necessário sustituição urgente ou polimento.
Rolamentos: Praticamente nenhuma folga. Nenhuma resistência ao movimento do virabrequim. É recomendável uma limpeza, para evitar a rápida degradação dos rolamentos, que hoje estão em bom estado.
Desgaste da camisa e do pistão: relativo desgaste, normal em relação à idade do motor. Pistão ainda "trava" na parte superior da camisa.
Biela: Sem folga nos mancais, portanto em bom estado...

Obs.: não consegui tirar o flyweel, por falta e ferramenta e de prática... mas vou estudar mais um pouco, e conseguir a ferramenta adequada para retirar o flywheel, consequentemente o vira, para poder fazer uma limpeza melhor nesse componente e também acessar os rolamentos para uma melhor limpeza.

Mas acho que essa limpeza e polimento do vira ficará para a próxima limpeza... o que acham de rodar o motor mais um pouco do jeito que está (mais 1 ou 2 fins de semana - 6 a 8 tanques), até que eu tenha tempo para abrir o motor novamente e polir o vira?

Gostaria da opinião dos colegas, e até críticas a respeito do meu diagnóstico...
Aproveito para agradecer aos colegas de fórum, pois estou aprendendo muito com as leituras e com as contribuições aqui postadas!!!
Mugen MBX-6 ECO
rafael61333
Piloto Master
Piloto Master

Re: Limpeza interna do motor GXR 18 (fotos)

Mensagem por rafael61333 »

Caraca meu, este seu motor em modo bem popular,(esta podre ), troque de combustivel imediatamente meu amigo e jogue este mk na privada. Amigo eu tenho um KYOSHO DBX ja fas mais de ano, e o meu motor nunca ficou deste jeito, para não dizer que eu nunca usei MK , foi só uma unica ves , mas não gostei porque ele é muito ruim, comprei só para esperimentar e joguei mais de 1/2 galão fora, eu sempre usei byron race gem 2, e meu carro sempre andou bem.
Imagem
Potência não é nada sem controle!!!
Responder

Voltar para “Motor”