Combustíveis

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Brunobga
Piloto
Piloto

Re: Qual combustivel usar?

Mensagem por Brunobga »

E o byron 16% nitro 12% óleo é bom?
marsan29
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por marsan29 »

Pimpolho escreveu:Senhores mais uma vez... possui considerável porcentagem de óleo de rícino, cujas características já foram amplamente discutidas neste forum...
Estou de acordo e presencio isso no meu motor. Quando passei usar combustível com maior porcetagem de óleo de rícino percebi que não apareceu nenhum sinal de oxidação. O motor já tem uns 10 galões de combustível e abri ele por completo por apenas duas vezes e aquele "amareladinho" está em todo motor. Na câmara de combustão sim está bem escura, mas nada que não limpe...
Sou 100% óleo de rícino (mamona).
Obs. Para amaciar meus motores, nos primeiros tanques, coloco 2 a 3% de óleo de mamona à mais que tem no combustível. :lol:
marsan29
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por marsan29 »

Pimpolho escreveu:....que misturavam grafite em pó no combustível pra melhorar a lubrificação...
QUE ISSO?!?!
marsan29
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por marsan29 »

Brunobga escreveu:E o byron 16% nitro 12% óleo é bom?
É bom sim, dê uma procurada no forun que tem inúmeras discussões sobre combustível. Eu por exemplo ando em pista mas nada de competição somente uns peguinhas com os colegas e uso um combustível com 15% de nitro e te falo que não percebo grandes diferenças para um 20% convencional.
Veja: http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=33508
Abraço.
Brunobga
Piloto
Piloto

Mensagem por Brunobga »

marsan29 escreveu:
Brunobga escreveu:E o byron 16% nitro 12% óleo é bom?
É bom sim, dê uma procurada no forun que tem inúmeras discussões sobre combustível. Eu por exemplo ando em pista mas nada de competição somente uns peguinhas com os colegas e uso um combustível com 15% de nitro e te falo que não percebo grandes diferenças para um 20% convencional.
Veja: http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=33508
Abraço.
Certo, vou pegar esse byron 16% mesmo.

Quanto ao link não consegui entrar fala que o tópico não existe
marsan29
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por marsan29 »

Entre aqui ( http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... &start=420 ) e peça acesso aos moderadores.
Ali é um ambiente restrito e precisa de liberação para acesso.
Abraço.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Pimpolho escreveu:Isto já aconteceu em seus motores ?
Aconteceu qdo usei o Tornado, dps disso voltei pro Byron mesmo.
E olha q usei o Tornado Off Road, nem foi o onroad ou o competition q possuem menos óleo....
Editado pela última vez por mach em 15 Jan 2011, 14:34, em um total de 1 vez.
Brunobga
Piloto
Piloto

Mensagem por Brunobga »

marsan29 escreveu:Entre aqui ( http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... &start=420 ) e peça acesso aos moderadores.
Ali é um ambiente restrito e precisa de liberação para acesso.
Abraço.
Certo, ja pedi o acesso.

valeu
GabrielBH
Piloto
Piloto

Mensagem por GabrielBH »

mach escreveu:
E olha q usei o Tornado Off Road, nem foi o onroad ou o competition q possuem menos óleo....
O loco!! hsauhsu

Obrigado de qualquer forma mach... ficarei sempre atento, eu uso o off tbm, e nesses 3 meses tudo ok!
+ é bom para me deixar sempre em alerta!

Abraço
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

GabrielBH escreveu:
mach escreveu:
O loco!! hsauhsu

Obrigado de qualquer forma mach... ficarei sempre atento, eu uso o off tbm, e nesses 3 meses tudo ok!
+ é bom para me deixar sempre em alerta!

Abraço
Dá uma olhada nessas fotos: http://www.flickr.com/photos/58336384@N ... otostream/

Os meus motores ficaram dessa pra pior, esse aí ainda está "limpo", as janelas dos meus motores ficaram pretas, assim como em cima do cabeçote, biela ficou marronzinha assim igual a essa, bloco e vira um pouco menos, e olha q dividi o nitro em 3 carros diferentes, nem rodaram 1 galão cada
Pimpolho
Moderador
Moderador

Mensagem por Pimpolho »

Meus amigos, me expliquem uma coisa:
Com excessão deste virabrequim totalmente oxidado, (provavelmente provocado pelo não uso de after-run no final dos dias) e dos rolamentos que pelo mesmo motivo provavelmente já eram), o que é que espanta vcs ? As partes internas do motor apresentando esta cor amarronzada ?
Este é simplesmente o interior de um motor que utilizou combustível com significativa porcentagem de óleo de rícino em sua composição !
E como vcs já devem ter lido por aqui:

Combustíveis com mais óleo sintético e menos óleo de rícino = baixa carbonização/ menor manutenção/ menor eficiência de lubrificação

Combustível com menos óleo sintético e mais óleo de rícino = o inverso

Agora vcs acham que um motor neste estado tem o seu desempenho e o mais importante, a durabilidade, prejudicada quando comparado a um motor com seu interior brilhante ?
(Lembrem-se de excetuar o virabrequim, o problema dele foi outro)
Eu não acredito !
Amigos do forum, existem muitas lendas e achismos no mundo do R/C e talvez pelo fato de um motor com seu interior brilhante, todo polido e imaculado impressionar, existe a tendência de se achar que amarelou, perdeu o brilho é sempre sinal de perda sensível de desempenho e diminuição da durabilidade do conjunto.
Eu digo que não é !
Em 90% dos casos isso é mais psicológico do que real !
Baseado em que eu afirmo isto ? Em comparativos e medições de desempenho e durabilidade de:
Motores com câmara de combustão escurecida após o uso de combustível contendo rícino, com..
Motores imaculadamente limpos
( Éééé, eu também me impressionava com um motor brilhante e resolvi comparar os resultados do antes e depois)
Um motor com um nível de carbonização que talvez, eu disse talvez, possa apresentar perda sensível de desempenho é aquele onde vc percebe à olho nú uma camada protuberante de "carvão" na cabeça do pistão e nas borda da janela de escape, podendo causar pré-ignição e obstrução dos gases ! Com certeza não é o caso deste das fotos....

Mas sem nos desviar do tema principal do tópico que é:
Qual combustível usar ?
Acho que já temos muitos conselhos úteis, agora quanto à afirmação :

".. Tornado Off road carbonizou meu pistão rapidamente, à ponto de obstruir as janelas.."

mach escreveu:
Não entendi a comparação ! Por que é que os combustíveis com menos óleo agravariam mais ainda o problema de carbonização excessiva ?
Amigos, falta de óleo não causa carbonização excessiva, o que causa carbonização, (mas também melhor lubrificação e durabilidade das partes móveis) é o uso de combustíveis com altas porcentagens de óleo de rícino em sua fórmula, ou ainda....
erros de carburação/taxa/escolha de velas !
Será que a porcentagem de rícino encontrada neste combustível é tão alta assim ?
Não posso dizer pois nunca usei o Tornado Offroad, o que posso dizer é que há mais de um ano usamos Tornado Competition em motores de competição que não tem digamos "uma vida fácil" nos treinos e provas e não temos percebido nenhum problema nem de carbonização excessiva nem de oxidação de componentes internos, mas sempre nos preocupamos com a integridade e limpeza do filtro de ar, com uma correta carburação que permita uma boa lubrificação nas diversas faixas de giro e sempre em usar generosamente after run no fim do dia.
Não existe interesse em fazer propaganda ou denegrir qualquer marca, são apenas constatações de fatos !
Abç
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Como vc mesmo disse: "Não existe interesse em fazer propaganda ou denegrir qualquer marca, são apenas constatações de fatos !"
Tornado fez isso em meus motores, Byron nunca, então como ando dizendo desde lá o começo (e em outros tópicos), usei e não gostei.

Talvez, pq o Tornado Off tenha mais óleo q o Competition q vcs estão acostumados a usar (10% contra 8%), não sei, e não vou comprar pra testar.

Carbonização pode até ter, ok, blz, mas não em tão poucos tanques.
Pimpolho
Moderador
Moderador

Mensagem por Pimpolho »

Mach, acho que vc ainda não entendeu... Ninguém está pedindo pra vc comprar ou deixar de comprar esta ou aquela marca; O objetivo do tópico foi o de compartilhar as opiniões dos usuários sobre suas experiências com combustíveis de diversas marcas. Vc deu o seu parecer sobre os problemas que enfrentou quando experimentou determinada marca e eu estou tentando explicar que estes problemas podem ter sido causados por outros motivos, além apenas, do combustível .
E já que o assunto veio à tona aproveitei a oportunidade para corrigir conceitos errados como o da baixa porcentagem de óleo causar carbonização, além de expôr minha opinião sobre a importância de um motor brilhante por dentro no desempenho e durabilidade do mesmo !
Ninguém aqui é dono da verdade, expomos experiências e fatos relacionados ao hobby para que os leitores leiam, analisem e tirem suas próprias conclusões.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Minha experiência.

Já usei MK no meu OS .18. Formou uma mancha amarelada e bom chata de remover da cabeça do pistão.

Troquei por Byron Gen 2 20% e não formou mais.

Com o mesmo Byron tive imensas dificuldades em carburar minha Savage. Até o dia que troquei a vela e limpeia a agulha de alta do carburador.

Antes de ter problemas com os combustíveis, tem que ver se os motores estão redondinhos. De nada adianta criticar este ou aquele combustível, se seu carbrador pode estar sujo.

Só acho que, combustível com mais óleo, tem que fazer mais limpeza do carburador. Pode ser que em um período prolongado de armazenamento, o mesmo fique impregnado nas agulhas.

Por outro lado, combustível com menos óleo, pode fazer o motor rodar mais quente, com mais desempenho, mas elevado desgaste.

Quando comecei no automodelismo, eu tive a mesma dúvida, em porque pagar mais caro no combustível. Mas é aquela típica economia porca. Gasto mais no combustível, mas não tenho um monte de problemas. Quase não tenho que mexer nos carburadores. A não ser que eu tenha trocado a vela, ou um dia muito quente...

Melhor colocar na balança com cuidado.

Eu percebo que o Byron tem pouquíssima variação de um galão para outro. Não sei com relação a outros combustíveis.

No momento estou rodando com:
Autos: Byron Gen 2 20%
Heli: Wildcat 10%

Abraços.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
FlavioGP
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FlavioGP »

Usei Byron e MK durante minhas experiencias com Nitros.
Ambos os combustiveis são excelentes, apresentando leves camadas amareladas, o que é normal. Sempre utilizei After Run.

Quanto aos problemas com motores;
Em 95% dos casos a culpa não é só do Combustivel.
Um motor com uma agulha um pouco mais aberta admiti mais combustivel ou mais ar, depende da agulha. Então será que um motor que roda gordo pode ser comparado à um motor que roda magro? Será que o simples fato de ter mais metanol / nitrometano em uma mistura pode alterar os resultados após um galão de combustivel?

Não estou querendo desmentir ninguem, mas o combustivel é apenas um fator, como foi dito aqui. Outros fatores podem ser agulhas sujas, má regulagem (não que seja uma regulagem ruim, pois varia de clima uma boa regulagem, mas as vezes o combustivel "y" não é tão bom em um clima seco como o combustivel "x").
Além da vela, que pode tambem alterar o resultado.

Enfim, tem esses e outros fatores que podem estragar ou não um motor.

Abraços!
Responder

Voltar para “Motor”