Servo costuma dar problema se usado com excesso de força ou energia.
Um Futabinha S3003 pra direção de um Truggy não né Humbertão!!! Até o S3305 que tem engrenagens de metal e 8.9Kg/cm é fraco para Truggy e acaba não aguentando.
Fato... A maioria dos servos que eu vejo queimando, não quebrando, é porque a pessoa fez a linkagem errada.
O EPA do rádio serve justamente para evitar abusos nos servos. Como?
O servo deve funcionar apenas até que o carburador chegue ao final de sua abertura máxima, a partir daí todo esforço que estiver havendo é excessivo. Portanto se não estiver bem regulado, no momento em que estiver com o gatilho puxado até o final, o servo estará puxando mais do que o necessário. Na maioria dos casos dá pra ver até o servo envergando o radio plate quando acelera tudo.
O mesmo serve para a direção. Existe um limite físico para a direção parar. O servo também deve parar aí. Não há motivo para manter o servo fazendo força para tentar virar mais do que o próprio limite do carro.
Tô careca de ver rádio que você vira metade e o carro já virou tudo. O mesmo no acelerador. Acelera um tiquinho e o carburador já está no máximo. Se virou metade no rádio e já virou tudo no carro a outra metade só serve para forçar o servo.
Um outro motivo comum é o Fail-Safe. Todo mundo programa para manter o carro freiado quando perder o sinal do rádio. Isso é normal, eu mesmo uso assim. Mas quando se desliga o rádio é "regra" desligar primeiro o receptor. Sempre!!! Desligar o rádio e depois o receptor pode ocasionar diversos problemas, até mesmo um carro maluco na pista. Porém, estamos falando de problemas com o servo, então o que o Fail-Safe tem a ver com isso?
Vira e mexe, você termina de fazer o seu pega e coloca o carro na bancada. Em seguida para poupar bateria desliga o rádio. Nesse momento alguém fala "fulano quer um pack geladão"? Aí você esquece de desligar o receptor. O que acontece? O Fail-Safe freia o carro e fica lá freiando com tudo até a hora que você se lembra que também vai na pista para andar. nessa altura do campeonato o servo já foi. Eu já dei uma dessa e me lasquei.
Se você tiver um par de "servinhos" e fizer tudo direito, é possível que eles se quebrem. As engrenagens não aguentam e acabam banguelas. Mas difícilmente eles vão queimar.
Agora se tiver um bom par de servos e não fizer linkagem e não prestar atenção em desligar o receptor, é provável que eles se queimem.
Para nunca ter que se preocupar com os servos, é preciso comprar um par de servos bons e fazer a linkagem direito. Martele isso na sua cabeça.
LINKAGEM!!!!
LINKAGEM!!!!
LINKAGEM!!!!
Abração