FiskIII escreveu:mas ve se vc posta umas fotos pra galera ver como se fez
Claro FiskIII, deixa comigo!
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

FiskIII escreveu:mas ve se vc posta umas fotos pra galera ver como se fez

Elbain escreveu:Pessoal... detectada alguma confusão aqui...
A brincadeira do diário do DRT iluminado tá ficando boa! rsrsrs
Não foi, necessariamente, o aumento repentino de rotação que gerou a sobre tensão responsável pela queima dos LEDs, como eu pensava.
O fato foi que errei no projeto original.
A correia de transmissão do gerador havia sido mal regulada, o que, coincidentemente levou ao funcionamento temporário do sistema de forma satisfatória.
A correia meio bamba estava patinando e fazendo com que, em plena carga, o gerador oferece a resistência suficiente para frear e não acompanhar o giro do motor, permanecendo em rotação bem inferior ao mesmo.
Um erro grave que por acaso impedia a geração correta de potência baseada na rotação do motor, potência esta que aniquilaria de uma vez com todo o sistema se tivesse sido gerada conforme os planos!!
Antes de sair com o carro ontem, notei por acaso a situação e ajustei a tensão da correia, de forma que ela dali em diante passou a permitir a correta transmissão da rotação.
Foi só dar partida no motor, permitir ao gerador gerar a potência real e pimba!!! Tudo queimado!
Quando retornei à oficina, joguei no voltímetro e constatei o pico máximo de 7V.
Outro problema aqui. A força de indução do motor gerador foi tanta que freou o eixo ao ponto de danificar a capa plástica que havia utilizado para revestí-lo e funcionar como polia.
É imperceptível o efeito desta força no motor do modelo, uma vez que sua potência, mesmo na lenta, vai muito além dessa força de resistência oferecida pelo gerador.
Hoje, fazendo novos testes, percebi o problema. Troquei a polia, desta vez por uma capa metálica de bronze (uma pequena bucha retirada de outro motor - vishhhh, gambiarra do c****, tudo porque não tenho uma polia de verdade aqui) e o que aconteceu?
Em novas medições, coloquei o voltímetro no PK HOLD (medida de pico), acelerei um pouco e lá estava registrado: 43V!!! Puts!! Menos mal! rsrsrs
Mas percebe-se também que a corrente não é lá essas coisas, então, embora a tensão esteja mais que adequada para minhas intenções, não se pode extrair muita potência dela ainda. Mas isso não chega ser problema. Pelo menos acho que não irei precisar de dissipador no controlador.
Enfim...
Seguindo as sugestões dos colegas, achei que fosse mais fácil, no meu caso, empregar o uso do zener como acionador no controle da diminuição da tensão excedente.
Acontece que não encontrei o dito cujo em lugar algum, enquanto estava rodeado dos controladores 78xx... nas algumas sucatas de fontes ATX que insisti em guardar na minha oficina, sabe Deus porque!! Agora eu também sei!!!
Coloquei o controlador 05 mesmo (sem zener ou resistores) e substitui os LEDs. O circuito já está pronto. Amanhã assim que der tempo testarei.
Se funcionar, depois posto a foto do esquema novo aqui.
Salvo as devidas proporções, agora vemos claramente por que custa tão caro investir em pesquisas para desenvolver algo que funcione... mais ou menos como acontece, ano após ano, nos boxes da F1.
Agora sim fui longe!!
E haja paciência...!!

Elbain escreveu:Eta raios!!!!!
Seis não vão acreditar! Deu certim, exatamente conforme planejado (dessa vez)!
A dica do controlador funcionou tão bem que nem precisou de resistor ou Zener. Parece que foi feito sob encomenda pro DRT!!
Como eu havia previsto, a tensão vai longe, mas a corrente deixa a desejar, então, a potência também não é lá essas coisas.
Logo, nem precisou de dissipador no controlador, uma vez que sua temperatura não alterou em absolutamente nada!
Queria colocar LEDs mais potentes no farol (super LEDs de 1W) mas em função disso acho que nem vou poder.
Depois eu vou medir a potência direitinho do circuito pra confirmar.
Engenheiro??? heheheh![]()
Esperem até ver onde esse passa-tempo vai acabar...
Agora que funcionou com garantia já tenho algo pronto para complementar o visual do possante. Vou ver se acabo hoje pra postar as novas fotos amanhã.
Com relação a foto da nova instalação, daqui a pouco eu posto elas. É que estou trocando de cam e nesses dias ando meio desprevenido. Tenho que pegar a da minha colega aqui emprestada.
O dito cujo do controlador utilizado, conforme sugestão do nosso amigo Bakker:
Em breve teremos mais novidade!

A dica do controlador funcionou tão bem que nem precisou de resistor ou Zener. Parece que foi feito sob encomenda pro DRT!!
Como eu havia previsto, a tensão vai longe, mas a corrente deixa a desejar, então, a potência também não é lá essas coisas.
Logo, nem precisou de dissipador no controlador, uma vez que sua temperatura não alterou em absolutamente nada!
Queria colocar LEDs mais potentes no farol (super LEDs de 1W) mas em função disso acho que nem vou poder.
Agora que funcionou com garantia já tenho algo pronto para complementar o visual do possante. Vou ver se acabo hoje pra postar as novas fotos amanhã.
Com relação a foto da nova instalação, daqui a pouco eu posto elas. É que estou trocando de cam e nesses dias ando meio desprevenido. Tenho que pegar a da minha colega aqui emprestada.

FiskIII escreveu:elbain o pino que fica no meio oque faz com ele? tipo vc pega solda os fios nos pinos 1 e 3?? e o pino do meio fica sem nada?

Elbain escreveu:FiskIII escreveu:elbain o pino que fica no meio oque faz com ele? tipo vc pega solda os fios nos pinos 1 e 3?? e o pino do meio fica sem nada?
hehehe Tá sobrando pino aí?
O pino do meio é o neutro, portanto, nele você aplica tanto o que vem do gerador quanto o que vai para o sistema de iluminação.
O pino da esquerda (input) é a entrada, ou seja, o fase do gerador vai nele.
O pino da direita (output) é a saída, a saída do fase que naturalmente vai para o resto do cicuito.
Captou?
É muito simples.
Fica fácil no esquema.
Preocupa não que depois vai rolar fotos de tudo completo. Tô só esperando minha vizinha chegar!!!

FiskIII escreveu:...se possivel quando sua vizinha faz um esqueminha no paint se isso nao for pedir muito.

Elbain escreveu:FiskIII escreveu:...se possivel quando sua vizinha faz um esqueminha no paint se isso nao for pedir muito.
Esqueminha no paint saindo pro nosso amigo FiskIII...
eee, o Paint do 7 é filé!