Ramiel escreveu:ESCALA 1/10 200mm Categoria RTR
2.1- Tração: O sistema de tração será nas quatro rodas (4WD).
2.2- Freio: O sistema de freio é de apenas um ponto, atuando no eixo principal de transmissão.
2.3 - Câmbio: Câmbio de duas velocidades no máximo (opcional).
2.4 - Motor: Somente o motor original do KIT .
2.5 - Carburador: Original do KIT
2.6 - Pipa: Original do KIT.
2.7 - Peso: O peso mínimo do carro é de 1.780 gramas, com o tanque vazio e com o sensor
2.8 - Tanque de combustível: A capacidade máxima do tanque de combustível, incluindo filtro e a tubagem é de 75cc.
2.9 - Combustível: livre
2.10 - Bitola: máxima 200 mm.
2.11 – Pneus e rodas: Fornecidos Pela Organização da Marca Alpha R/C em borracha com o mesmo composto , insert e rodas para todos pilotos ,com limite de 2 (dois) pares por piloto para todo evento. As rodas serão identificadas para cada carro com o n° de inscrição e não poderão ser usadas em aos outros carros ,nem mesmo sendo carros da mesma equipe. Caso ocorra o envolvidos serão desclassificados do Hit
2.12 - Bolhas: Para o campeonato será adotado bolha Turismo de 200mm, com 2 ou 4 portas. Durante a prova o piloto poderá trocar a bolha que estiver utilizando, desde que a mesma esteja de acordo com a regulamentação do campeonato e que o número de inscrição colado na bolha anteriormente usada, seja transferido para a nova bolha.
2.13 - Chassi:
Somente poderá ser trocado o chassi, durante a competição, por outro da mesma marca ou similar ao original, após o consentimento do diretor de prova
Não é permitido nenhum tipo de ajuda aerodinâmica na parte interna da bolha ou do chassi.
2.14 - Aerofólio:
1 - O conjunto asa/aerofólio não poderá ultrapassar a altura do teto, bem como, não poderá ultrapassar 200mm de largura, e ainda na extensão da bolha, a asa/aerofólio poderá ultrapassá-la em no máximo 10,0mm da marcação do porta malas.
2 - As asas lateralmente fixadas no aerofólio traseiro, não poderão exceder a 50mm de comprimento e 35mm de altura.
3 - O aerofólio não poderá ter mais de 50mm de “asa chord”, isto é, a distância do comprimento do aerofólio do ponto mais baixo ao mais alto. Será verificado em 3 pontos quaisquer.
Vou dar a minha opnião de abelhudo na regulamentação :
2.1 - OK
2.2 - OK
2.3 - OK
2.4 - OK
2.5 - OK
2.6 - OK, mas ainda acho que alterações limitadas ajudariam todo competidor sem ser prejudicial a categoria
2.7 - Acho que não é uma boa estipular peso minimo nessa categoria, anda quem quer como quer, a menos que estipule o peso mas tenha uma tolerancia, logico que o competidor que aliviar o carro inteiro, trocar tudo quanto é peça por mais leve, deve cair nessa regra, pois perde a essencia de RTR, um carro barato e funcional, pra ser um carro caro e cheio de opcional
2.8 - OK, não sei se algum RTR tem mais que isso originalmente, mas não é um fator a se preocupar de ficar medindo com precisão a diferença de mangueira de um ou outro competidor
2.9 - OK
2.10 - OK
2.11 - Pneu Borracha de marca Livre, ou somente nacionais
2.12 - OK, aceitando ainda a bolha original do kit RTR desde que não prototipo (caso do G4 Lemans por exemplo)
2.13 - Acho desnecessário troca de chassi, mas a regra tem boa previsão
2.14 - OK
Talvez as regras de tanque, peso, aerofolio e medidas tomem um tempo grande numa corrida que não demanda esse tipo de conferencia, a menos que solicitado pelos outros pilotos!
O negocio é provar CONSTANCIA, e não um dia fazer uma baita corrida e depois nunca mais conseguir isso ou desistir !