PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
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- Fernando_ctba
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Olá, estou com um problema no meu Nitro 4-Tec e pelo que pude ler acima, acredito que esteja ligado ao rolamento.
Basicamente o que percebi é o seguinte:
1 - O motor começou a fazer barulhos mais altos, e com um fundo de ruido metálico;
2 - As engrenagens começaram a vibrar muito;
3 - Agora ele começou a andar sozinho, não adianta regular a Lenta nem a Baixa.
Podem confirmar se é o rolamento mesmo? Se sim, apenas a substituição do rolamento resolve?
PS. O problema começou ao fim do primeiro galão.
Obrigado.
Basicamente o que percebi é o seguinte:
1 - O motor começou a fazer barulhos mais altos, e com um fundo de ruido metálico;
2 - As engrenagens começaram a vibrar muito;
3 - Agora ele começou a andar sozinho, não adianta regular a Lenta nem a Baixa.
Podem confirmar se é o rolamento mesmo? Se sim, apenas a substituição do rolamento resolve?
PS. O problema começou ao fim do primeiro galão.
Obrigado.
- FIGUEIREDO
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
FERNANDO ISSO E A MOLA DA EMBREAGEM QUEBRADA. PRIMEIRA COISA.
SEGUNDA SE TIVER QUEIMANDO VELA PODE ABRIR O MOTOR. MAS ANTES DE ABRIR E FACIL TIRE A VELA E OLHE A CABEÇA DO PISTAO SE ESTIVER LISAO NAO E ROLAMENTO SE TIVER PIPOCADA OS ROLAMENTOS JA ERAM
SEGUNDA SE TIVER QUEIMANDO VELA PODE ABRIR O MOTOR. MAS ANTES DE ABRIR E FACIL TIRE A VELA E OLHE A CABEÇA DO PISTAO SE ESTIVER LISAO NAO E ROLAMENTO SE TIVER PIPOCADA OS ROLAMENTOS JA ERAM
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- Fernando_ctba
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
FIGUEIREDO escreveu:FERNANDO ISSO E A MOLA DA EMBREAGEM QUEBRADA. PRIMEIRA COISA.
SEGUNDA SE TIVER QUEIMANDO VELA PODE ABRIR O MOTOR. MAS ANTES DE ABRIR E FACIL TIRE A VELA E OLHE A CABEÇA DO PISTAO SE ESTIVER LISAO NAO E ROLAMENTO SE TIVER PIPOCADA OS ROLAMENTOS JA ERAM
valeu! Vou testar amanhã!
Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Pode ser que se alguma esfera soltou ainda não tenha subido para o pistão, melhor abrir o motor e dar uma verificada antes que o estrago seja bem maior, já verifica a embreagem tambem !!!
Reinaldo Santos-SP
Traxxas Revo 5309 Nitro
Kyosho Inferno Race Spec Nitro
Kyosho FW06 Nitro
Kyosho DRX Fiesta Rally Brushless
Kyosho DBX Convertido Brushless
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- Fernando_ctba
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Figueiredo, realmente era a embreagem, troquei e voltou ao normal!
Reinaldo, até pensei, mas fiquei com receio de tirar o motor, não sei nem por onde começar.
Por acaso alguém tem um tutorial de como tirar o motor do 4-Tec?
Reinaldo, até pensei, mas fiquei com receio de tirar o motor, não sei nem por onde começar.
Por acaso alguém tem um tutorial de como tirar o motor do 4-Tec?
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
NUNCA espere "pipocar" a cabeça do pistão para trocar rolamento!!!
Abra o motor "se for novo" com 1,5 galão rodado e já substitua.
Abra o motor "se for novo" com 1,5 galão rodado e já substitua.
Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Com relação a troca de rolamentos qual a temperatura ideal pra aquecer o bloco e soltar o rolamento?tem algum tutoriaL de como fazer isto?
Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
drpardal escreveu:Com relação a troca de rolamentos qual a temperatura ideal pra aquecer o bloco e soltar o rolamento?tem algum tutoriaL de como fazer isto?
olá.
esquente no forno, de preferencia elétrico onde tu conseguirá controlar melhor a temperatura.
Coloque 80c e tente solta-lo, bate a traseira do bloco (com a parte do rolamento da frente pra cima) contra uma madeira (eu uso uma taboa de carnes velha) 2 ou 3 batidas deverá solta-lo, caso ainda não consiga, vá ate os 100c, com certeza sairá. O da frente, logo após retirar o traseiro, é so vc pegar um pedaço de madeira (eu uso o cabo de uma colher de pau) e forca-lo de detro pra fora que ele sai.
Cuidado com altas temperaturas, o bloco pode expandir demais e não voltar, deixando assim o novo colamento com folgas, ai é prejuizo total.
Espero ter entendido.
abc.
Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Bom, e para colocar os novos:
Aqueça o bloco novamente depois de devidamente limpo até 80/90c, coloque o novo rolamento no virabrequin (atente-se para a parte "aberta" do rolamento para que fique voltado para traz) e quando quente o bloco, coloque o vira com o novo rolamento que ele ja encaixará perfeito em seu lugar.
O dianteiro, com o bloco ainda quente, coloque o rolamento e com a colher de pau, vá dando pequenas batidas no centro do rolamento para que entre certinho e até o fim. Cuidado ao bater, nao precisa socar, tudo isso é jeito, não força.
abc.
Aqueça o bloco novamente depois de devidamente limpo até 80/90c, coloque o novo rolamento no virabrequin (atente-se para a parte "aberta" do rolamento para que fique voltado para traz) e quando quente o bloco, coloque o vira com o novo rolamento que ele ja encaixará perfeito em seu lugar.
O dianteiro, com o bloco ainda quente, coloque o rolamento e com a colher de pau, vá dando pequenas batidas no centro do rolamento para que entre certinho e até o fim. Cuidado ao bater, nao precisa socar, tudo isso é jeito, não força.
abc.
- FIGUEIREDO
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Fernando 1 verifica a mola da embreagem deve ter quebrado se tiver tudo ok abra o motor
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
O ideal e usar sacarolamento.ferramenta certa. Quero ver sacar quando quebra o central e fica so o Anel externo.eu uso a ferramenta sacarolamento e bem mas fácil.
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
90% das vezes quando quebra o rolamento.o principal sintoma e queima de vela constante .se queimar 2 vela em seguida tire a vela e olhe a cabeça do pistão se tiver lisa e regularem se tiver pipocada ja era e sempre troque os dois .ahhh tenho pego alguns motores que as mula nao tiram os vereadores.do central tem que tirar dos dois lado senão nao lubrifica e do frontal so do lado interno
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Figueiredo. Me corrija se estiver errado. Andei lendo bastante sobre tirar a blindagem dos rolamentos. E a unica que falam para tirar é a blindagem do rolamento interno e que fica para a parte de tras do bloco.
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
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Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Pessoal, estou com o mesmo problema. Eu gostaria de saber se isso é normal e acontece com outros motores também.
Eu tive que trocar os rolamentos do meu motor 3.3, entre o segundo e terceiro galão. coloquei uns rolamentos que comprei por R$40,00 o par, no ML. Estes quase não duraram um galão. Coloquei um ntn e também não foi muito longe (não sei se era original, pois o preço foi muito baixo). vou colocar agora, um par original, pra ver se dura ao menos 3 galões.
Pergunto: isso acontece com outros motores de outras marcas também? Estou pensando em colocar um OS. .21tm, alguém, já fez essa troca?
Rolamentos de cerâmica, resolveria este problema?
Alguns colegas que possuem outros modelos de outras marcas dizem que já estão no oitavo galão e os rolamentos, estão perfeitos (inclusive da HK, será?).
Iniciei usando combustível CAT 173 - BLACKOPS PROTECK - 20% NITRO, 14% OLEO (CAST/SINT) GL - WILDCAT
Depois passei a usar o PowerMaster 25% Nitro para carros (9% Castor / Mistura Sintética)
Linha Profissional AZUL. Percebi o motor um pouco mais frio, porém, acredito que o desgaste foi mais rápido. Sempre acompanho a temperatura e não deixo passar dos 100º
O meu auto, é um Revo 3.3. Não quero mais potência, quero apenas que o motor dure um pouco mais, sem precisar trocar rolamentos ou outras partes.
Um colega usa buggy com motor O.S e ele disse que passa dos dez galões, sem precisar trocar qualquer parte do motor (será?).
Sou leigo no assunto, por isso tenho tantas dúvidas
Eu tive que trocar os rolamentos do meu motor 3.3, entre o segundo e terceiro galão. coloquei uns rolamentos que comprei por R$40,00 o par, no ML. Estes quase não duraram um galão. Coloquei um ntn e também não foi muito longe (não sei se era original, pois o preço foi muito baixo). vou colocar agora, um par original, pra ver se dura ao menos 3 galões.
Pergunto: isso acontece com outros motores de outras marcas também? Estou pensando em colocar um OS. .21tm, alguém, já fez essa troca?
Rolamentos de cerâmica, resolveria este problema?
Alguns colegas que possuem outros modelos de outras marcas dizem que já estão no oitavo galão e os rolamentos, estão perfeitos (inclusive da HK, será?).
Iniciei usando combustível CAT 173 - BLACKOPS PROTECK - 20% NITRO, 14% OLEO (CAST/SINT) GL - WILDCAT
Depois passei a usar o PowerMaster 25% Nitro para carros (9% Castor / Mistura Sintética)
Linha Profissional AZUL. Percebi o motor um pouco mais frio, porém, acredito que o desgaste foi mais rápido. Sempre acompanho a temperatura e não deixo passar dos 100º
O meu auto, é um Revo 3.3. Não quero mais potência, quero apenas que o motor dure um pouco mais, sem precisar trocar rolamentos ou outras partes.
Um colega usa buggy com motor O.S e ele disse que passa dos dez galões, sem precisar trocar qualquer parte do motor (será?).
Sou leigo no assunto, por isso tenho tantas dúvidas
Re: PORQUE TROCAR OS ROLAMENTOS DOS MOTORES TRAXXAS
Por que não deixa passar dos 100ºC?
Tanto temperaturas altas quanto temperaturas baixas podem danificar seu motor.
Altas temperaturas podem fazer sua compressão ir pro vinagre prematuramente. Baixas temperaturas forçam todos os componentes do motor por não haver dilatação suficiente do conjunto camisa/cilindro.
A temperatura de trabalho recomendada é algo próximo dos 132ºC (270ºF conforme indicado no Manual).
Tanto temperaturas altas quanto temperaturas baixas podem danificar seu motor.
Altas temperaturas podem fazer sua compressão ir pro vinagre prematuramente. Baixas temperaturas forçam todos os componentes do motor por não haver dilatação suficiente do conjunto camisa/cilindro.
A temperatura de trabalho recomendada é algo próximo dos 132ºC (270ºF conforme indicado no Manual).
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