Limpeza superficial do rolamento - devo fazer sempre?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
Limpeza superficial do rolamento - devo fazer sempre?
E ai pessoal blz?
Estou com uma duvida.
Comprei recentemente um buggy e como consequencia quando ando, ele vira um bolo de terra e poeira.
Quando desmontei os cubos de roda, pelo menos o rolamento que fica do lado de dentro(do lado que pega o dogbone) está sempre sujo de terra.
A duvida é justamente essa, ele pode ficar com essa sujeira ou devo limpar sempre que eu ando?
Estava pensando em fazer essa limpeza de mes em mes, mas isso não prejudicaria os rolamentos?
Agradeço desde já.
Abraço!
Estou com uma duvida.
Comprei recentemente um buggy e como consequencia quando ando, ele vira um bolo de terra e poeira.
Quando desmontei os cubos de roda, pelo menos o rolamento que fica do lado de dentro(do lado que pega o dogbone) está sempre sujo de terra.
A duvida é justamente essa, ele pode ficar com essa sujeira ou devo limpar sempre que eu ando?
Estava pensando em fazer essa limpeza de mes em mes, mas isso não prejudicaria os rolamentos?
Agradeço desde já.
Abraço!
Re: Limpeza superficial do rolamento - devo fazer sempre?
olha superficial eu não recomendo, pois vc acidentalmente pode estar forçando a entrada de sujeira no rolamento... pelo q vejo o pessoal só da uma limapda por cima... e quando vão fazer essa limpeza ja fazem total mesmo... agora questão de tempo vai variar conforme vc anda... o ideal é andar e limpar td... mas poucas pessoas fazem isso... eu mesmo limpo a cada 15 dias... limpar sempre não faz mal não... mas a limpeza tem que ser apropriada...
Abraços
Abraços
valeu amigo.
Como seria para fazer a limpeza apropriada.
Vi falar de limpeza a laser! É isso mesmo?
Teria alguma outra forma de limpa-lo?
Abraço!
Como seria para fazer a limpeza apropriada.
Vi falar de limpeza a laser! É isso mesmo?
Teria alguma outra forma de limpa-lo?
Abraço!
Bom guri... pçs de plástico pode lavar na água mesmo... pçs de metal eu uso gasolina q tira melhor resíduos de graxa, mas a mão fica fedendo depois, tipo abra os rolamentos, tire aquela capinha lateral, assim vc vai ver as esferas, dai ali vc usa um produto (querosene, gasolina...)pra tirar a graxa velha, ai deixa agir ali, tenho um amigo q bota o potinho com rolamentos em cima de uma bomba e aquário, pois ela fica vibrando e solta sugeira, ou use uma escovinha... depois de feito essa limpeza é hora de engraxar.... existe umas graxas melhores q as outras, eu uso a graxa especial de rolamento "azul" q vc compra em qualquer loja de rolamentos, tem gente q usa graxa branca.... mas ai engraxado, monta as capinhas novamente e ta pronto pra montar o resto do conjunto...
Qualquer dúvida manda..
Abraçosc
Qualquer dúvida manda..
Abraçosc
-
wagnerrs
- Piloto Master

rolamento blindado (aqueles que é todo de metal) eu acho um saco para abrir....
vc tem que abrir e ver como esta por dentro de sujeira. Da maior trabalho abrir todos os rolamentos.
As vezes não precisa nem abrir, se ele esta muito sujo quando vc roda ele com o dedo ele da umas trancadinhas.
Eu limpo assim, abro todos os rolamentos, coloco querozene num pote, fecho o pode e chacoalho com a mão fazendo os rolamentos baterem nas peredes do pote. Tiro a querozene suja, limpo o pote e faço isso + umas 3 vezes (coloco uns 5 rolamentos por vez). Depois de limpo coloco 2 gotas de óleo para rolamentos.
vc tem que abrir e ver como esta por dentro de sujeira. Da maior trabalho abrir todos os rolamentos.
As vezes não precisa nem abrir, se ele esta muito sujo quando vc roda ele com o dedo ele da umas trancadinhas.
Eu limpo assim, abro todos os rolamentos, coloco querozene num pote, fecho o pode e chacoalho com a mão fazendo os rolamentos baterem nas peredes do pote. Tiro a querozene suja, limpo o pote e faço isso + umas 3 vezes (coloco uns 5 rolamentos por vez). Depois de limpo coloco 2 gotas de óleo para rolamentos.
- Passamal
- Piloto Master

HEHEHE CARA ROLAMENTO BLINDADO COM BLINDAGEM DE AÇO... SE ABRIU MESMO COM CUIDADO VC PODE AMASSAR A BLINDAGEM... aí VAI Q FICA PEGANDO EM ALGUMA COISA POR ISSO NAO RECOMENDO...
BLINDAGEM DE BORRACHA/PLASTICO/OU SEI LA MAIS o que APARECE POR aí... PODE ABRIR COM CUIDADO E FAZER O PROCEDIMENTO QO AMIGO ACIMA DESCREVEU LAVA SECA LUBRIFICA E FECHA E TA NOVO...
CLARO Q TEM CASOS Q NEM LAVANDO O ROLAMENTO FICA BOM... POIS AS ESFERAS OU A PISTA JA ESTA DANIFICADA.
E quando for lubrificar o rolamento COM GRAXA NUNCA ENCHER 100% do espaço!!!! encher no max 70 a 80% dele ok!!! se coloca graxa demais a graxa aplica resistencia demais o que gera aquecimento e pode levar a quebra prematura do rolamento.
BLINDAGEM DE BORRACHA/PLASTICO/OU SEI LA MAIS o que APARECE POR aí... PODE ABRIR COM CUIDADO E FAZER O PROCEDIMENTO QO AMIGO ACIMA DESCREVEU LAVA SECA LUBRIFICA E FECHA E TA NOVO...
CLARO Q TEM CASOS Q NEM LAVANDO O ROLAMENTO FICA BOM... POIS AS ESFERAS OU A PISTA JA ESTA DANIFICADA.
E quando for lubrificar o rolamento COM GRAXA NUNCA ENCHER 100% do espaço!!!! encher no max 70 a 80% dele ok!!! se coloca graxa demais a graxa aplica resistencia demais o que gera aquecimento e pode levar a quebra prematura do rolamento.

-
wagnerrs
- Piloto Master

pior que tem cara que abre rapidinho esses de aço. ja vi um video.
O Passamal, v q tem um lance de importadora de rolamento nos seus posts, entã tu manja mesmo do bagulho... qual é a melhor graxapro roamento?? aqui o pessoal me indicou a azul, um tempo atrás usava a branca... resumindo... qual é a mas indicada pro nosso uso??
Abraços
Abraços
-
wagnerrs
- Piloto Master

aqui tem um video de um amigo meu abrindo um rolamento de aço rapidinho.
http://www.youtube.com/watch?v=cl44jorXI5A
Hhehehhe.. É, pensei que o Zamai era ninja quando vi esse video ai... Mais agora eu imitei o que ele fez e em menos de um minuto eu tbm abri um heheeeh, beeemmm facil...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
- Passamal
- Piloto Master

Opa Mindu blz!!!Mindu escreveu:O Passamal, v q tem um lance de importadora de rolamento nos seus posts, entã tu manja mesmo do bagulho... qual é a melhor graxapro roamento?? aqui o pessoal me indicou a azul, um tempo atrás usava a branca... resumindo... qual é a mas indicada pro nosso uso??
Abraços
cara para o nosso tipo de utilização nao precisa ser graxa especial...
entao essa tal graxa "AZUL" q eh da FAG ta de bom tamanho.
eu vendo uma q eu pessoalmente acho melhor hehehe PQ EH DO MEU FABRICANTE em parceria com a KLUBER .
a graxa da NSK eh BRANCA!!!
no nosso hobby nao tem rolamentos q trabalham sobre condições extremas como 150ºc ou q giram a rotações absurdas (fora os rolamentos do motor q sao lubrificados pelo proprio oleo do combustivel.)
entao uma graxa q lubrifique ta de bom tamanho.
azul, branca tanto faz!!!
ok!!!
abraços

- Lucas_TN
- Piloto Advanced

Passamal escreveu:Opa Mindu blz!!!Mindu escreveu:O Passamal, v q tem um lance de importadora de rolamento nos seus posts, entã tu manja mesmo do bagulho... qual é a melhor graxapro roamento?? aqui o pessoal me indicou a azul, um tempo atrás usava a branca... resumindo... qual é a mas indicada pro nosso uso??
Abraços
cara para o nosso tipo de utilização nao precisa ser graxa especial...
entao essa tal graxa "AZUL" q eh da FAG ta de bom tamanho.
eu vendo uma q eu pessoalmente acho melhor hehehe PQ EH DO MEU FABRICANTE em parceria com a KLUBER .
a graxa da NSK eh BRANCA!!!
no nosso hobby nao tem rolamentos q trabalham sobre condições extremas como 150ºc ou q giram a rotações absurdas (fora os rolamentos do motor q sao lubrificados pelo proprio oleo do combustivel.)
entao uma graxa q lubrifique ta de bom tamanho.
azul, branca tanto faz!!!
ok!!!
abraços
Ai pasamal eu uso essa ai da FAG , muito boa mesmo , passei em todos os meus rolamentos , e no thrust . Abri os rolamentos de novo depois de 1,5 mes , a graxa ja tinha virado gota , refiz o processo , muito boa . tenho um colega meu q me deu um pouco de uma q é vermelha , disse q é usada em stock car , essa graxa é a melhor de todas q ja usei , queria saber onde eu consigo dessa graxa vc sabe , pq ja procurei nas lojas aqui em brasilia e nao acho.
falou
Wagner, pelo jeito no final do video ele nao conseguiu montar o rolamento..rssrsrrssrsrwagnerrs escreveu:aqui tem um video de um amigo meu abrindo um rolamento de aço rapidinho.
A arruela é presa por pressão?
E o processo que voce falou de colocar eles abertos dentro de um pote com querosene e chacoalhar, esse chacoalho não soltaria todas as esferas?
Qual seria o tempo mais ou menos necessario para trocar a graxa?
AbraçO!
E obrigado a todos pelos posts!
- Passamal
- Piloto Master

hehehe cara nao tem perigo das esferas cairem nao... elas sao colocadas bem ajustadas!!!Edudabus escreveu:Wagner, pelo jeito no final do video ele nao conseguiu montar o rolamento..rssrsrrssrsrwagnerrs escreveu:aqui tem um video de um amigo meu abrindo um rolamento de aço rapidinho.
A arruela é presa por pressão?
E o processo que voce falou de colocar eles abertos dentro de um pote com querosene e chacoalhar, esse chacoalho não soltaria todas as esferas?
Qual seria o tempo mais ou menos necessario para trocar a graxa?
AbraçO!
E obrigado a todos pelos posts!