Derreteu alguns dentes da coroa da 1 marcha!!!

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

bcm007
Piloto
Piloto

Derreteu alguns dentes da coroa da 1 marcha!!!

Mensagem por bcm007 »

Tenho um Xsara da revista e fui usar ele (depois de amaciado o motor) no domingo. No primeiro tanque ele foi beleza mas no segundo tanque percebi que ele tava amarrado. Continuei andando com ele mas fiquei mas atento a algum barulho diferente. Num certo momento, eu acelerava no controle mas o carro não andava. Dava pra ouvir o motor acelerando mas o carro não andava. Quando fui ver, alguns dentes da coroa da primeira marcha parece que tinham derretidos, 1 ou 2 dentes da coroa da segunda marcha estavam com um pedacinho faltando e os dentes da caixa de transmissão estão todos gastos!!!
Pq aconteceu isso? Qual explicação?

Detalhe: Não desmontei ainda e percebi que os dentes das coroas não estão mais em contato com os dentes da caixa de transmissão (não estão se tocando).
TIAGO
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Derreteu alguns dentes da coroa da 1 marcha!!!

Mensagem por TIAGO »

Você na hora de montar o montante, deve tem apertado com pouca força e não aplicado trava rosca e aí o montante se mexeu por causa da aceleração e assim comido os dentes da 1° e 2° marcha. Ou deixo muito longe a distancia dos dentes da coroa e pinhão e assim desgastaram rapidamente. Mas acredito que seja a primeira resposta.
Bom att
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Tô pensando em mandar fazer essas engrenagens. De qual material ela é feita?
Posso mandar fazer de cobre?
AMS-RJ
Piloto
Piloto

Mensagem por AMS-RJ »

bcm007 escreveu:Tô pensando em mandar fazer essas engrenagens. De qual material ela é feita?
Posso mandar fazer de cobre?
bcm007, vc consegui fazer a engrenagem???

To pensando em mandar fazer de aluminio....
DanielAlves418

Mensagem por DanielAlves418 »

cara, aluminio num eh um bom material pra fze essas engrenagens pq tem muito atrito nelas se for manda fze era melhor utiliza outro material ou um aluminio tratado pra isso, seria legal fze em alguma liga de aço com alto teor de carbono
1/10 motorizado !
Alexpar
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Alexpar »

Essas engrenagens são de material plástico para justamente "queimar" quando necessário, seja por montagem incorreta ou por algum travamento no sistema de transmissão.

Em mecânica são chamados de "fusível mecânico" que, como em elétrica, se abrem ou queimam para proteger os demais componentes do sistema.

Imaginem se as engrenagens não tivessem este efeito. Todo e qualquer travamento ou sobrecarga seria sentido por toda a transmissão e este "peso" ou "carga" poderia danificar outras partes, geralmente mais caras ($$$...), como o motor por exemplo.

Assim, é mais fácil e bem mais barato trocar uma engrenagem plástica do que uma biela, pistão, motor inteiro, etc..

Espero ter ajudado.

Abraços!
Acelera Ayrton!!!
DanielAlves418

Mensagem por DanielAlves418 »

Essas engrenagens são de material plástico para justamente "queimar" quando necessário, seja por montagem incorreta ou por algum travamento no sistema de transmissão.

Em mecânica são chamados de "fusível mecânico" que, como em elétrica, se abrem ou queimam para proteger os demais componentes do sistema.

uuhhhhhhh.....
vivendo e aprendendo e nunca mais tentando usa aluminio pra fze engrenagens uma vez jah num deu certo no trabalho da facul AHUAHUUHA
ela fico meio torta e um tanto quente e destruiu o nosso eixo que era feito de cobre eu acho (mais nenhum professor explico isso ¬¬)
1/10 motorizado !
koji

Mensagem por koji »

se vc fizer o pinhao de aco e as coroas forem de plastico melhor ainda ....
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Pries_jeden_Got »

O material mais usado para se fazer as engrenagens das marchas é o Tecnil.

Fica em torno de 25 - 35 reais uma. Às vezes compensa juntar uma galera e fazer várias. Aproveite e faça de tamanhos diferentes, para pistas diferentes. Mantendo-se fixas as medidas do pinhão, quanto maior (mais dentes) a marcha tiver maior será a aceleração e menor a velocidade final. Ou seja, pista mais travada = marcha com mais dentes; Pista mais rápida, com mais retas = marcha com menos dentes.

Espero ter ajudado...

Abraço,

Rodolfo
Responder

Voltar para “Transmissão / Engrenagens”