ATV ou EPA

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Deco1654
Piloto
Piloto

ATV ou EPA

Mensagem por Deco1654 »

Como funciona o ATV, também conhecido como EPA?
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: ATV ou EPA

Mensagem por Abib »

Se eu nao me engano, o ATV a nome padrão da Futaba, e EPA é da JR..

ATV = Adjustable Travel Volume

EPA = End Point Adjustment

Serve pra vc regular o "batente" do servo sem força-lo. É uma coisa que deve ser ajustada obrigatoriamente sempre que o um servo, a linkagem ou um braço for alterado no carro..

Exemplo: Se vc vai colocar um servo de direção com um braço maior, vc precisa ajustar o EPA.. Se vc perceber que o curso máximo de direção do carro acontece quando vc ainda não virou todo o controle do rádio, significa que o EPA do rádio está muito alto, e vc precisa diminuir a % para casar o batente da direção do carro com o batente do rádio..
Se vc trocar o servo da aceleração, vc precisa mexer no EPA.. Funciona da mesma forma: Se vc acelerar todo o carro e perceber que o carburador abre inteiro sem vc apertar o gatilho ao máximo, vc vai precisar diminuir o EPA até casar um com o outro..

Acho que o maior índice de queimas de servo acontece pelo fato da galera não manjar o ajustes do EPA...
Passamal
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Passamal »

hehehe numa das mod q fiz na minha revo eu troquei servo e braço do servo... ganhei um pouco mais de angulo na direção...
mas tbm nem reparei no epa... e... graças a Deus nao queimou o servo mas... acreditem se quiser... a roda escostava no toelink... e GASTOU O TOELINK acho q se bobear chegou a gastar uns 3mm do toelink dos 2 lados...
hauhuaha

agora ja configuro o epa mais corretamente...
esquerda/direita
acelerador/freio...
e por aí vai
ImagemImagem
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Abib, apesar de ler e reler a tua explicação, continuo não entendendo.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Deco, imagina o seguinte:

O volante do rádio quando está no centro, é zero. Quando vc vira ele tudo pra direita ele é + 100 e pra esquerda ele é -100.
Quando a informacao é passada pro servo, o servo tambem vai ser Zero no centro, +100 pra direita e -100 pra esquerda..

Na aceleração é a mesma coisa: O gatilho no meio é 0, todo acelerado é +100 e todo freado é -100

Só que pode acontecer que, por exemplo no motor, quando o carburador estiver aberto 100%, o curso do servo esteja ainda em 60%, assim como o gatilho ainda não esteja todo pressionado..

Se vc apertar o gatilho todo, vai "puxar" o motor inteiro pro lado, e forçar o servo, já que o motor não é para ser puxado..
Pra isso não aocntecer, vc precisa baixar para 60% o EPA para a aceleração.. Assim, quando vc der 100% de gatilho, o servo vai rodar só 60%, o suficiente para abrir todo o carburador e não forçar o servo..

Pra direção é a mesma coisa: O carro tem um curso na direção.. Se o servo precisar só de 80% pra dar todo o curso (batente) na direção, então vc pode configurar o EPA para 80% no rádio, que assim o servo vai girar só 80%, mas o suficiente para dar batente na direção..
Passamal
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Passamal »

WOA!!!

boa explicação adib!!!
ImagemImagem
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Abib:

Era essa explicação que eu estava querendo. Valeu mesmo
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Mesmo tendo entendido a ótima explicação do Abib, me ocorreu uma outra dúvida. Como saber se o servo está fazendo ou não o curso inteiro?
Ramiel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ramiel »

É só ver o limite fisico. No caso do acelerador é qdo o carburador tiver todo aberto, na direção é qdo ele não consegue mais virar.
No caso vc vira tudo e vai tirando o EPA, qdo ele dimunir o curso, é só aumentar mais uma vez o EPA e tá tudo certo.
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Valeu Ramiel.
Cassio
Moderador
Moderador

Mensagem por Cassio »

abib escreveu:Deco, imagina o seguinte:

O volante do rádio quando está no centro, é zero. Quando vc vira ele tudo pra direita ele é + 100 e pra esquerda ele é -100.
Quando a informacao é passada pro servo, o servo tambem vai ser Zero no centro, +100 pra direita e -100 pra esquerda..

Na aceleração é a mesma coisa: O gatilho no meio é 0, todo acelerado é +100 e todo freado é -100

Só que pode acontecer que, por exemplo no motor, quando o carburador estiver aberto 100%, o curso do servo esteja ainda em 60%, assim como o gatilho ainda não esteja todo pressionado..

Se vc apertar o gatilho todo, vai "puxar" o motor inteiro pro lado, e forçar o servo, já que o motor não é para ser puxado..
Pra isso não aocntecer, vc precisa baixar para 60% o EPA para a aceleração.. Assim, quando vc der 100% de gatilho, o servo vai rodar só 60%, o suficiente para abrir todo o carburador e não forçar o servo..

Pra direção é a mesma coisa: O carro tem um curso na direção.. Se o servo precisar só de 80% pra dar todo o curso (batente) na direção, então vc pode configurar o EPA para 80% no rádio, que assim o servo vai girar só 80%, mas o suficiente para dar batente na direção..
Boa explicação!

Acho que até merece ir pro dicionário. Porque não abre um tópico lá e copia o texto abib?
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

abib escreveu:Deco, imagina o seguinte:

Muito bom mesmo , como o cassio disse merece ir para o dicionario.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

hehe.. valeu!

to abrindo um tópico lá..

[]'s!
ataffonso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ataffonso »

:lol: Estou desenterrando ... Só não vale me chamar de coveiro, falou !!! :lol:

Estava lendo lá no dicionário o que o abib colocou sobre EPA e ATV .... e acho que aqui seria o local mais correto para tirar a minha dúvida, pois lá no dicionário não é lugar para ficar perguntando ....
No meu caso, que ainda tenho o rádio original do Savage, eu não tenho como fazer essas regulagens ... Acabei de comprar e instalar o servo que comprei do batus, o servo Sanwa ERG-VZ, e coloquei na direção; e o SF-2 passei para o acelerador ...
Gostaria de saber se não tem perigo de estragar o meu servo não tendo essas regulagens ???

[]´s
OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Se você perceber que o Fim de Curso da direção está acontecendo antes que o batente do "volante" do rádio, Sim, você pode queimar o seu servo..
Responder

Voltar para “Rádio”