Regulagem do Rádio...

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

abdalla

Regulagem do Rádio...

Mensagem por abdalla »

Boa Noite,

Pessoal ja procurei material porem não encontrei....
Se alguem tiver algum link me ajudaria mto...

Tenho um Rádio Sanwa M11 porem como sabem o bixo tem mais configuração doque realmente precisamos.... agora gostaria de saber quais são os principais ajustes, conf. recomendada, oque é e para que serve e oque muda cada sigla tipo: ARC/ALB/EPA/EXP e afins...

valeu pessoal..!!!
rsilfer
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Regulagem do Rádio...

Mensagem por rsilfer »

Amigo, o ajuste de EPA (end point adjustment ) e D-RATE ( dual rate ), são os principais pois estes se mal regulados poderão queimar um servo pelo esforço, outros ajustes(no manual explica bem) são menos usados como:

EXP - st/th exponencial
ALB - freio abs (anti lock brake)
TR-CTL - controle de tração
ARC - ajustable rate control

abç e boa sorte.
I BELONG TO JESUS
abdalla

Mensagem por abdalla »

rsilfer, obrigado pela resposta...

MAs sou bem novato no Hobby poderia me dizer o que o EPA e D-RATE servem ? Oque eles mexem no carro, qual uma configuração legal pra eles.... oque acontece se eu regular menos ou mais em termos de respostas no carro alem de queimas de servos ?

Vlwwwwww
rsilfer
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por rsilfer »

Bom amigo, primeiro so servos devem estar bem linkados, o ajuste de EPA regula o quanto extersa o volante ou seja quanto as rodas viram pra cada lado, vç ajusta individualmente, então esse se mal ajustado pode forçar o servo e queimá-lo, o dual rate steering, é o alinhamento do carro , vç observa quando o carro estiver andando em linha reta e ajusta para que fique retinho (alinhado) quando o volante estiver no ponto zero(meio) , quanto a resposta, o rádio sozinho não faz milagre , aí vç teria que investir em servos digitais que são bem mais rápidos que os analógicos. digital 0,08 sec. -versus- analógico 0,20 sec. (nem todos), parece pouco mas no funcionamento não é. O mais rápido para o acelerador/freio e outro servo bem forte para direção, aí sim vç teria resposta mais rápida em aceleração e viraria bem rápido devido ao torque maior do servo de direção.

exemplo de srvos TOP pro seu carro:

aceleração/freio: http://www.hitecrcd.com/servos/show?name=HS-6965HB

direção: http://www.hitecrcd.com/servos/show?name=HS-7985MG

linkagem correta dos servos + servos melhores + boa regulagem do EPA e D-RATE = ótima resposta

tudo isso acima + ótimo carro,motor e setup + ótimo piloto = CAMPEÃO rsrsrrsrsrsrsrs.........

obs: servos digitais são bem mais caros consomem bem mais baterias, invista em um bom pack.

abç e boa sorte.

Renato.
abdalla

Mensagem por abdalla »

Opa Renato...

Cara mto obrigado pela respostas....

Servos eu acabei comprando um usadinho um Futaba S9404 alias comprei 2...

Sobre o conjunto creio ter um bom carro RTR, um bom setup com a ajuda do pessoal da AARC, um bom SERVO, um bom Radio, mas fico a desejar no PILOTO mas com o tempo vou melhoranod hahahahahaha

Bom tudo isso eu CREIO nao sei se estou certo

Cara mto obrigado pelas respostas....

[]s

Carlos
Responder

Voltar para “Rádio”