como se classifica um motor??

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

bigcarva
Piloto
Piloto

como se classifica um motor??

Mensagem por bigcarva »

algum conhecedor pode explicar?
pq eu vejo a classificacao de .21 ou .28
digo assim 28 eh mais potente q o 21? ou isso eh como nos computadores
que dependendo do fabricante muda e tal?
Zero
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: como se classifica um motor??

Mensagem por Zero »

Bom, seu eu estiver errado, me corrijam, mas acredito que a designação .12, .21, .28, etc. se refere ao volume em polegadas cúbicas do motor (Cubic inch displacement).

Um motor de .12 polegadas cúbicas tem 2.1 centímetros cúbicos.

Obviamente existe correlação entre o tamanho do motor e a potência que produz, mas não é obrigatório que motores maiores terão mais potência ou torque que os menores, isso varia de tipo de motor e sua aplicação (competição ou hobby). É comum achar motores .12 com mais potência que motores .15, da mesma maneira, existem motores .21 mais fortes que .28, depende de muitas coisas.
methanol_fan
Piloto
Piloto

Mensagem por methanol_fan »

.12, .15, .18.. se referem ao tamanho.. q tambem pode ser medido em cilindradas.. a potencia varia com o tamanho, fabricante, modelo... nunca associe tamanho à potência, um motor novarossi .21 eh mto mais forte q um motorzinho chinês .28 qualker.. fora q motores menores tendem a trabalhar com maiores rotações..

se eu falei bestera por favor me corrijam

abraços
"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Pries_jeden_Got »

Normalmente, motores menores produzem giro mais alto e menor torque. Enquanto motores maiores produzem torque mais alto a giro menor. Considerando o mesmo fabricante, um motor menor (353 2.1cc p. ex.) chega a 42000rpm com 1,68hp. Já o 367 3.5cc produz 2,97hp a 35000rpm. Ou seja, motores maiores são utilizados para força, torque. Motores menores para velocidade.

Espero ter ajudado e não faldo besteira.

Abraços.

Rodolfo.
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
Pimpolho
Moderador
Moderador

Mensagem por Pimpolho »

Isso não é correto, já que muitas vezes motores de maior torque permitem também se atingir maiores velocidades, seja em um automodelo ou em um veículo 1/1. Velocidade é o resultado da combinação de outras variáveis além do torque ou giro alcançado por um motor.
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Responder

Voltar para “Motor”