A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
kblocat escreveu: TioNonô, acabei de ganhar um Kyosho Inferno US RTR (Ready To Run).
Minha indagação: Se está pronto pra correr, significa que o motor sofreu algum tipo de amaciamento ? ? ?
Se não recebeu, então não é RTR (Minha opinião).
Caso a sua resposta seja que não houve amaciamento, acredita que eu deveria fazer o amaciamento de aordo com o seu site ? ?
Existe alguma recomendação diferente por ser um motor .28 ?
Obrigado,
Christian
Boa noite Christian!
Acho que tuas perguntas já foram respondidas, não conheço nenhum RTR que venha já amaciado.
Apenas para complementar, tenhas um cuidado especial com estes motores 0.28”³.
Muitos colegas parecem estar tendo problemas.
Procures usar combustível com mais óleo.
No caso da Byron, uses o Race (O Pró Driver tem menos óleo).
Abraço gaúcho.
Tio Nonô RC.
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Nono estive lendo todas as perguntas e respostas, e fico muito satisfeito com as dicas, e processsos de amaciamento.
Agora deixo um apergunta que esta me incomodando a tempos.
No processo de amaciamento o que queremos é uma boa dilatação das partes moveis (camisa e pistão) e suponho que não queremos desgaste prematuro das partes. por isso devemos lembrar que devemos usar um combustivel com uma boa "pitada" de oleo.
A mina duvida é:
Se amaciarmos o motor em regime rico sem altas rotações, porem aquecendo-se o motor com um soprador termico e mantedo-se a temperatura em regime de corrida, para que a dilatação desejada seja alcansada, e com isto não tendo o atrito desnecessario nos altos RMP.
Funciona?
Um baraço Nono.
Agora deixo um apergunta que esta me incomodando a tempos.
No processo de amaciamento o que queremos é uma boa dilatação das partes moveis (camisa e pistão) e suponho que não queremos desgaste prematuro das partes. por isso devemos lembrar que devemos usar um combustivel com uma boa "pitada" de oleo.
A mina duvida é:
Se amaciarmos o motor em regime rico sem altas rotações, porem aquecendo-se o motor com um soprador termico e mantedo-se a temperatura em regime de corrida, para que a dilatação desejada seja alcansada, e com isto não tendo o atrito desnecessario nos altos RMP.
Funciona?
Um baraço Nono.
BUGGY SH ZMXB-8 SH PT2008 XB CERAMIC PISTON FUTABA ODONELL ZMXB-8 SH / PANTHER /PROLINE |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Bom dia Miro.
Funciona, desde que mantenhas as temperaturas em todos pontos
do motor iguais a que ele atinge em regime de uso.
O que não é fácil.
O bloco aquece mais em cima, o cabeçote não, o carburador trabalha frio ...
Eu uso o soprador apenas para dilator o bloco nas primeiras ligadas
e quando o motor é muito "trancado" próximo ao PMS.
Tio Nonô RC.
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Funciona, desde que mantenhas as temperaturas em todos pontos
do motor iguais a que ele atinge em regime de uso.
O que não é fácil.
O bloco aquece mais em cima, o cabeçote não, o carburador trabalha frio ...
Eu uso o soprador apenas para dilator o bloco nas primeiras ligadas
e quando o motor é muito "trancado" próximo ao PMS.
Tio Nonô RC.
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Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Grade Nono obridado,
Eu queria ter postado a pergunta anterior para todos verem mas acabei enviando errado rss.
Um abraço , o Marcos Pena (xeira) te manda um abraço tambem
Eu queria ter postado a pergunta anterior para todos verem mas acabei enviando errado rss.
Um abraço , o Marcos Pena (xeira) te manda um abraço tambem
BUGGY SH ZMXB-8 SH PT2008 XB CERAMIC PISTON FUTABA ODONELL ZMXB-8 SH / PANTHER /PROLINE |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Aproveitando os especialistas, estou com um picco .26 numa revo, o manual manda eu roda 20 min em 40% com o motor na regulagem de fabrica, para amaciar, 20 min eu sei que é pouco, ja amaciei outros motores e demorou muito mais que isso.
Vou amaciar o motor instalado na revo, não tenho bancada, com byron 20%, e uma pipa trinity, alguma recomendação?
Obrigado.
Ando com ela na terra e asfalto, dou preferencia para um motor com boa arrancada e durabilidade, não uso em corridas.
Vou amaciar o motor instalado na revo, não tenho bancada, com byron 20%, e uma pipa trinity, alguma recomendação?
Obrigado.
Ando com ela na terra e asfalto, dou preferencia para um motor com boa arrancada e durabilidade, não uso em corridas.
Juliano De Nardi
juliano.denardi@gmail.com
11-961817887
juliano.denardi@gmail.com
11-961817887
Baja HPI 5Bss Stock 4PKS 20% Stock Proline ON 1104 UAI - Itajuba |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Amado mestre Nono... humilde gafanhoto lhe pergunta sobre motores tuned! Qual o procedimento mais adequado para amaciamento de um motor preparado tipo (novo Murnan M353R modified).
abs
Rogerio
abs
Rogerio
Shit
MTX4-R OS EBMods - M353R Spektrum Dx3R Traxxas Protoform Exceed AARC ABC |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Boa tarde Cz ......
Acho que deves ler este tópico desde o início.
Creio que já estão esgotadas todas possibilidades de dúvida.
Se ainda restar alguma, por favor, especifique-a mais detalhadamente.
Abraço.
Tio Nonô Rc.
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Acho que deves ler este tópico desde o início.
Creio que já estão esgotadas todas possibilidades de dúvida.
Se ainda restar alguma, por favor, especifique-a mais detalhadamente.
Abraço.
Tio Nonô Rc.
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Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Muito bom!! Valeu mesmo...
Entre e Participe!!
rcmasters.com.br
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MUGEN MTX3/TRAXXAS 4-TEC RB V12/NOVAROSSI M12/TRX3.3 JR XR2i/TRAXXAS MAZDA 6/DODGE STRATUS |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Bom dia amigos gostaria de uma ajuda eu comprei um automodelo e eu tenho algumas duvidas, como eu devo amaciar o motor, pois eu só novo nesta área e não tenho muito conhecimento, o que eu devo fazer. E eu não entendo alguns termos usados como, agulha de alta, agulha de baixa, mistura rica mistura pobre. Agradeço se ágüem me ajudar pois ainda não ligue o meu automodelo pois tenho muitas duvidas, e eu não gostaria de estragar o meu automodelo logo de cara abraços a todos.
m-16 challenger-260 nitro |
- ALEXANDRE.MARINGÁ
- Mensagens: 621
- Registrado em: 13 Out 2006, 23:00
- Localização: Maringá
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
elvis escreveu:Bom dia amigos gostaria de uma ajuda eu comprei um automodelo e eu tenho algumas duvidas, como eu devo amaciar o motor, pois eu só novo nesta área e não tenho muito conhecimento, o que eu devo fazer. E eu não entendo alguns termos usados como, agulha de alta, agulha de baixa, mistura rica mistura pobre. Agradeço se ágüem me ajudar pois ainda não ligue o meu automodelo pois tenho muitas duvidas, e eu não gostaria de estragar o meu automodelo logo de cara abraços a todos.
Seja bem vindo ao hobby, essa matéria irá te ajudar...
index.php?name=News&file=article&sid=37
somado a esse tópico sobre amaciamento (do mestre Nono).
Abraço!
- RONEY.HSIAO
- Mensagens: 700
- Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
- Localização: TERESINA E SÃO PAULO
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
olá
eu posso fazer o amaciamento por partes? os cinco tanques num dia ,depois outro dia fazer os outros 5 e assim por diante ??
queria aproveitar este final de semana ,caso precise faz o amaciamento de uma vez só
eu posso fazer o amaciamento por partes? os cinco tanques num dia ,depois outro dia fazer os outros 5 e assim por diante ??
queria aproveitar este final de semana ,caso precise faz o amaciamento de uma vez só
TERESINA- PISTA KART CARVALHO |
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Tio nono estava lendo os post anteriores e voce fala bastante de temperatura baixa porem o meu problema ja é o oposto sou do maranhão e aqui a temperatura ja é um pouco diferente da sua, minha duvida seria a seguinte ´´vela´´ intefere na temperatura do motor? e qual tipo de filamento usar? comprei um motor GRP sport 21 buggy vou colocar em um team magic M1B, vou usar combustivel top full, a temperatuda em dia de pista é de 32º, se quiseres dar qualquer outra dica ficarei grato.
abraço
abraço
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Boa tarde SereGatte, tudo bem?
SereGatte, duas situações devem ser analisadas.
A primeira é o uso do SPORT automodelo, ou seja, para brincadeiras
e pegas eventuais, normalmente fora de pistas de competição.
Neste caso, se você usar uma vela bem quente, acelerar a baixa um pouquinho
e abrir as agulhas (motor rico), você terá um motor trabalhando mais frio.
A maior quantidade de combustível providenciará esta refrigeração
e a vela quente será capaz de queimar o excesso de combustível.
O motor também tolerará melhor uma taxa de compressão excessiva.
A própria mistura rica previne a pré-detonação.
Como bônus extra, o motor durará mais por causa da melhor lubrificação.
Este "approach" não pode ser utilizado em motores usados em competição,
onde exige-se o máximo de performance (RACE).
Agora você não está muito preocupado com durabilidade.
Quando em competição, você define o combustível que usará,
adota uma vela média-fria (eu uso NR 07F ou 07C, dependendo da umidade),
acerta a baixa provisoriamente para funcionar sem apagar
mas que consiga manter a lenta por uns 10 segundos,
coloca o carro na pista e testa se a alta está permitindo que saia uma
saudável fumacinha azul do começo até o ponto de frenagem da
maior reta de sua pista, re-acerta a baixa, agora com mais precisão e
do lado levemente rico mas que não embrulhe nas retomadas.
Aí vai com o carro para a pista e verifica a relação desempenho/temperatura.
Neste momento você poderá ver se a taxa está correta, sem superaquecimento
(tópico fixo específico em motores).
Se tiver que acertar a taxa, recomece todo o processo.
Simples, não?
Abraço gaúcho.
Tio Nonô RC.
+==============================================+
| Não adianta ter o martelo.
| O importante é saber onde e como martelar!!
| ©By Nonô
+==============================================+
SereGatte, duas situações devem ser analisadas.
A primeira é o uso do SPORT automodelo, ou seja, para brincadeiras
e pegas eventuais, normalmente fora de pistas de competição.
Neste caso, se você usar uma vela bem quente, acelerar a baixa um pouquinho
e abrir as agulhas (motor rico), você terá um motor trabalhando mais frio.
A maior quantidade de combustível providenciará esta refrigeração
e a vela quente será capaz de queimar o excesso de combustível.
O motor também tolerará melhor uma taxa de compressão excessiva.
A própria mistura rica previne a pré-detonação.
Como bônus extra, o motor durará mais por causa da melhor lubrificação.
Este "approach" não pode ser utilizado em motores usados em competição,
onde exige-se o máximo de performance (RACE).
Agora você não está muito preocupado com durabilidade.
Quando em competição, você define o combustível que usará,
adota uma vela média-fria (eu uso NR 07F ou 07C, dependendo da umidade),
acerta a baixa provisoriamente para funcionar sem apagar
mas que consiga manter a lenta por uns 10 segundos,
coloca o carro na pista e testa se a alta está permitindo que saia uma
saudável fumacinha azul do começo até o ponto de frenagem da
maior reta de sua pista, re-acerta a baixa, agora com mais precisão e
do lado levemente rico mas que não embrulhe nas retomadas.
Aí vai com o carro para a pista e verifica a relação desempenho/temperatura.
Neste momento você poderá ver se a taxa está correta, sem superaquecimento
(tópico fixo específico em motores).
Se tiver que acertar a taxa, recomece todo o processo.
Simples, não?
Abraço gaúcho.
Tio Nonô RC.
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| Não adianta ter o martelo.
| O importante é saber onde e como martelar!!
| ©By Nonô
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Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
Valeu pela dica, esperar o motor chegar daqui 1 semana devo estar amaciando, estava lendo seu artigo de amaciamento e nele nao fala a quantidade de tempo o motor tem q funcionar, quantos ciclos por minitos ou quantos tanques?
Re: A M A C I A M E N T O - Novamente ???? NÃÃÃÃOOOO !!!!
ola amigo gostaria de saber se esse amaciamento serve para qualquer motor pois tenho um TNX5.2R zero bala nao liguei ele ainda nao sei muito sebre motor mais quero aprender se poder me ajudar fico muito grato obrigado
tenho um TNX5.2R
4+4 Monster truck TNX5.2R FR-32FX ADSPEC GP 2channel AM26/27MHz 25% Nitro TGM-04 1:8 sou novato ainda |
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