Relação Coroa x Pinhão
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
- Junin10
- Piloto

Re: Relação Coroa x Pinhão
Galera...
O pinhão transmite a força, sendo quanto menor o pinhão mais força ele transmite e menos velocidade, a coroa recebe a força ou seja quanto maior a coroa mais força ela recebe e menos velocidade ela atingira, no caso de longa e curta se poem um pinhão menor ou uma coroa maior ela fica curta e pra ficar longa é um pinhão maior ou uma coroa menor, regulagem da distancia entre coroa é pinhão devem ser verificada a cada troca de coroa ou pinhão, mas pra isso tudo dar certo devemos ter um bom acerto de centax e engate da 2 º macha.
O pinhão transmite a força, sendo quanto menor o pinhão mais força ele transmite e menos velocidade, a coroa recebe a força ou seja quanto maior a coroa mais força ela recebe e menos velocidade ela atingira, no caso de longa e curta se poem um pinhão menor ou uma coroa maior ela fica curta e pra ficar longa é um pinhão maior ou uma coroa menor, regulagem da distancia entre coroa é pinhão devem ser verificada a cada troca de coroa ou pinhão, mas pra isso tudo dar certo devemos ter um bom acerto de centax e engate da 2 º macha.
A experiencia que adquire não me livrou dos problemas, mas ajudou a resolve-los.
Tinha esta dúvida e me responderam na pista que o diâmetro do pinhão ou coroa é sempre o mesmo o que muda é o "passo", ou seja, a distância entre os dentes. Se não for isso, por favor, alguém responda ou confirme.sbsam escreveu:Aproveitando o tópico, quando eu troco uma coroa de 56 para 55 dentes altera o tamanho da mesma, ou seja, necessariamente preciso trocar o pinhão tb ou todas são o mesmo tamanho?
Abraços!!!
Ah sim....! quando for montar:
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=11682
Abraços!
Acelera Ayrton!!!
- Junin10
- Piloto

Se vc anda de serpent te responderão errado o diametro do pinhão muda sim o passo dos dentes ou espaço entre os dentes nunca pode mudar pois eles tem que acazalar nas coroas ou seja ambos tem a mesma medida de dentes se vc ta com um pinhão da 1º 16T e colaca um 17T talvez a diferença sera minima e ira rodar normalmente mas se vc tira um 16T e coloca um 19T ai vc tera q regular novamente sim, a difernça de tentes da 1º e 2º não pode ser muito grande para q o motor não fique torto isso prova q as coroas e os pinhões mudam de temanho corferme numero de dentes afirmo isso no caso do cambio do serpent pois não tenho o conhecimento de todos.
A experiencia que adquire não me livrou dos problemas, mas ajudou a resolve-los.
- JulioTheCesar
- Piloto

Pessoal! continuo com dúvidas!!!
Seguinte: 17 x 59 esta relação é longa ou curta?
Seguinte: 17 x 59 esta relação é longa ou curta?
- Junin10
- Piloto

Juliothecesar...
é o seguinte como ja explique, vc deve verificar quais numeros de pinhões tem disponiveis para seu RC, e tambem coroas disponiveis (numero de dentes)
Exemplo pinhão 1º 17T , 18T e 19T coroa 1º 59 T 60T e 61T
vc com essas peças na mão querendo obter uma relação curta pegara o menor pinhão e a maior coroa ou seja 17T x 61T,
Não esqueça que isso é numeros para se obter um bom resultado va pra piste e faça mil testes não tenha preguiça de desmonar e montar ande sempre com peças reservas não relaxe as travas e nem aperte em exesso os parafusos.
vejo que vc tem uma v-one, lembre que pra se ter uma boa saida arrancada a centax precisa estar bem regulada. o André Espoleta pode te dar uma força nisso .
é o seguinte como ja explique, vc deve verificar quais numeros de pinhões tem disponiveis para seu RC, e tambem coroas disponiveis (numero de dentes)
Exemplo pinhão 1º 17T , 18T e 19T coroa 1º 59 T 60T e 61T
vc com essas peças na mão querendo obter uma relação curta pegara o menor pinhão e a maior coroa ou seja 17T x 61T,
Não esqueça que isso é numeros para se obter um bom resultado va pra piste e faça mil testes não tenha preguiça de desmonar e montar ande sempre com peças reservas não relaxe as travas e nem aperte em exesso os parafusos.
vejo que vc tem uma v-one, lembre que pra se ter uma boa saida arrancada a centax precisa estar bem regulada. o André Espoleta pode te dar uma força nisso .
- JulioTheCesar
- Piloto

Agora eu entendi!
Obrigado pessoal!
Obrigado pessoal!
- JulioTheCesar
- Piloto

Outra duvida?
Na verdade estou com 16t / 59t na 1a., esta relação é curta????
Dizem que um dente do pinhão equivale a vários dentes da coroa, então concluo que esta relação é mais curta que 17t /61t.
?????????????
Na verdade estou com 16t / 59t na 1a., esta relação é curta????
Dizem que um dente do pinhão equivale a vários dentes da coroa, então concluo que esta relação é mais curta que 17t /61t.
?????????????
- Junin10
- Piloto

pra vc saber disso é só fazer o seguinte,
divida o numero de dentes da coroa pelo numero de denter do pinhão
59 : 16 = 3,6875
61 : 17 = 3,5882
esse resultado é o numero de voltas que o pinhão tera que dar pra coroa dar uma volta completa.
concluimos que a relação 59/16 é mais curta pois o motor chegara ao seu giro maximo com menos velocidade comparando com a 17/61 , nesse caso o numero de giro do motor é o mesmo do pinhão.
divida o numero de dentes da coroa pelo numero de denter do pinhão
59 : 16 = 3,6875
61 : 17 = 3,5882
esse resultado é o numero de voltas que o pinhão tera que dar pra coroa dar uma volta completa.
concluimos que a relação 59/16 é mais curta pois o motor chegara ao seu giro maximo com menos velocidade comparando com a 17/61 , nesse caso o numero de giro do motor é o mesmo do pinhão.
- JulioTheCesar
- Piloto

Obrigado mais uma vez!