GZ15 do FAZER - me ajuda a afinar!
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
- giorge1000
- Piloto

GZ15 do FAZER - me ajuda a afinar!
Seguinte, to começando agora no hobby e estou apanhando para acertar a carburação do meu fazer, nunca tinha feito isto antes. Segui a recomendação do manual, mas o motor nao pega, ai eu fiz meus proprios ajustes. Somente a agulha de alta pode ficar na posição indicada pelo manual.
O equipamento é:
Motor GZ15 original do fazer
Combustivel O'donnel
vela nº3 original do fazer
Aquecedor de velas Hobbyco
O ajuste inicial dito no manual é:
A partir do inicio das agulhas:
abrir 3 1/2 volta na agulha alta (em outra parte do maunal diz 4 1/2)
abrir 1/2 volta no spray bar (isso que eu achei estranho, pois nessa config. ele não pega)
E a agulha de baixa nao diz nada, só diz pra acha o ponto ideal, que é quando nao apaga nem acelera.
Amaciei ele já, mas a lenta é estranha, fica embrulhando ou fica alta demais, quando ele não apaga. Já teste várias config. de voltas no spray bar e ajuste da lenta, mas eu ando um pouco e quando o motor aquece a lenta sobe sozinha, eu vou diminuindo aos poucos até que ele fica embrulhando ou as vezes apaga. Outra coisa é que ele solta um bocado de óleo pela pipa e veio com as roscas dos parafusos que ligam a pipa no motor espanadas, elas estavam frouxas e quando fui apertar estavam assim.
É isso.
O equipamento é:
Motor GZ15 original do fazer
Combustivel O'donnel
vela nº3 original do fazer
Aquecedor de velas Hobbyco
O ajuste inicial dito no manual é:
A partir do inicio das agulhas:
abrir 3 1/2 volta na agulha alta (em outra parte do maunal diz 4 1/2)
abrir 1/2 volta no spray bar (isso que eu achei estranho, pois nessa config. ele não pega)
E a agulha de baixa nao diz nada, só diz pra acha o ponto ideal, que é quando nao apaga nem acelera.
Amaciei ele já, mas a lenta é estranha, fica embrulhando ou fica alta demais, quando ele não apaga. Já teste várias config. de voltas no spray bar e ajuste da lenta, mas eu ando um pouco e quando o motor aquece a lenta sobe sozinha, eu vou diminuindo aos poucos até que ele fica embrulhando ou as vezes apaga. Outra coisa é que ele solta um bocado de óleo pela pipa e veio com as roscas dos parafusos que ligam a pipa no motor espanadas, elas estavam frouxas e quando fui apertar estavam assim.
É isso.
Re: GZ15 do FAZER - me ajuda a afinar!
experimente deixar a alta 2voltas e meia aberta e a de baixa 2 voltas e meia.
pelo sintoma descrito, esta muito fino a baixa realmente.
tem que achar a configuração da agulha de alta primeiro, andando na reta, depois volte tipo 1/8 (para não correr risco de ficar fino demais), depois comece a afinar a de baixa, se começar a aparecer os sntomas que vc citou, de ficar acelerado e depois morrer, engorde a de baixa de novo até estabilizar. lembre-se sempre: mecheu na de alta, isso vai afetar a regulagem de baixa...
tem que achar a configuração da agulha de alta primeiro, andando na reta, depois volte tipo 1/8 (para não correr risco de ficar fino demais), depois comece a afinar a de baixa, se começar a aparecer os sntomas que vc citou, de ficar acelerado e depois morrer, engorde a de baixa de novo até estabilizar. lembre-se sempre: mecheu na de alta, isso vai afetar a regulagem de baixa...
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
seithan, a baixa desse motor não funciona com 2 1/2.seithan escreveu:experimente deixar a alta 2voltas e meia aberta e a de baixa 2 voltas e meia.
Funciona com 1 volta no máximo, já testei. Tanto que no manual do motor a posição inicial é de 1/2 volta.
[]´s
RODRIGO
Rodrigo P. Moschetto
eu recomendei iniciar a regulagem gordo, não disse para usar gordo assim...
pelo relato dele, a regulagem de baixa aparenta estar fina demais....
pelo relato dele, a regulagem de baixa aparenta estar fina demais....
nao meia volta eh na spray bar si deixar a agulha de baixa só meia volta ele nao vai nem pegar
tem que ser realmente de 1 e 1/2 ate 3
menos que isso nao da
abraços
valeu
tem que ser realmente de 1 e 1/2 ate 3
menos que isso nao da
abraços
valeu
- giorge1000
- Piloto

E aí, valeu pelas dicas! Mas o seguinte, eu to achando uma coisa, desde primeira vez que liguei eu desconfiei.
Parece que ele não consegue puxar combustivel do tanque, eu faço os ajustes corretos, ele liga mas apaga logo em seguida.
Se eu ficar bombeando o combustivel pela alavanquinha do tanque ele fica ligado na boa e estável. Para ele ficar ligado sem bombear tenho que apertar a baixa bastante para a passagem de ar aumentar, mas dai a lenta fica alta demais e as rodas giram.
Será que é isso, o tanque pode estar pouco vedado? Ou eu tenho que ir aumentando a lenta mesmo até ele não apagar?
Parece que ele não consegue puxar combustivel do tanque, eu faço os ajustes corretos, ele liga mas apaga logo em seguida.
Se eu ficar bombeando o combustivel pela alavanquinha do tanque ele fica ligado na boa e estável. Para ele ficar ligado sem bombear tenho que apertar a baixa bastante para a passagem de ar aumentar, mas dai a lenta fica alta demais e as rodas giram.
Será que é isso, o tanque pode estar pouco vedado? Ou eu tenho que ir aumentando a lenta mesmo até ele não apagar?
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Retificando....
A agulha da baixa que eu digo é a do spray-bar mesmo no qual a regulagem inicial é de 1/2 volta.
[]´s
A agulha da baixa que eu digo é a do spray-bar mesmo no qual a regulagem inicial é de 1/2 volta.
[]´s
Rodrigo P. Moschetto
- giorge1000
- Piloto

Alguma dica sobre a minha ultima duvida acima??
olha no meu fazer é assim pelo menos
eu dou 3 bombadinhas no tanque antis de ligar do umas puxadas no recoil i dou mais duas bombadinhas dai ele liga bem e se mantem bem estavel
mas nao sei si eh só nos nossos fazer mas acho eu q eh normal ele nao consiguir puxar combustivel sozinho no começo
as vezes quando o motor ta mto frio pode ocorrer isso mas nao seii
nao consigu axar uma solução pra q ele puxe combustivel sozinhu
abraços
vlww
eu dou 3 bombadinhas no tanque antis de ligar do umas puxadas no recoil i dou mais duas bombadinhas dai ele liga bem e se mantem bem estavel
mas nao sei si eh só nos nossos fazer mas acho eu q eh normal ele nao consiguir puxar combustivel sozinho no começo
as vezes quando o motor ta mto frio pode ocorrer isso mas nao seii
nao consigu axar uma solução pra q ele puxe combustivel sozinhu
abraços
vlww
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Pode ser que a vela já não esteja tão boa. Experimente trocar.giorge1000 escreveu:Alguma dica sobre a minha ultima duvida acima??
A regulagem da baixa (spray-bar), deixe 1/2 volta e vá abrindo 1/8 de cada vez e vá testando.
Na primeira partida com o motor frio, se pegar, experimente deixe o aquecedor na vela por 5 segundos ainda com o motor em funcionamento.
Limpe bem o filtro de ar com querosene e as mangueiras, o carburador e o tanque com alcool e jato de ar, pode ser sujeira.
Tente!
[]'s
RODRIGO
Rodrigo P. Moschetto
- giorge1000
- Piloto

Um progresso hoje! Vida de iniciante é F**A!
Consegui fazer ele ficar ligado na lenta. Também consegui andar um pouquinho e tal.
Deixava parado pra ve se apagava, como não estava apagando mais, fui ajustando a lenta. Depois, eu ando um pouco e paro e ele fica na lenta, logo depois dá tipo umas engasgadas, querendo falhar e apaga. Às vezes não apaga.
Vou esperar amanhã ou outro dia para poder andar em uma reta grande e acelerar para ajustar a alta primeiro, pois ela está com umas 4 1/2 ou 5 voltas e tá cuspindo óleo, fechei ela um pouco, mas ainda está meio gordo, acho que é por isto que está apagando, pois quando acelero bem devagar pra arrancar ele da umas embrulhadas feias e às vezes apaga também.
O spray bar está em 1 volta (que coisa chata esse spray bar, podiam ser 2 agulhas somente ao invés de 3).
Ah e acredito que a vela e o restante esteja ok pois o carro está novinho comprei sexta passada! Outra coisa, é normal o aquecedor de velas acabar em um dia se eu der várias partidas? Me parece que acaba rápido demais.
Obrigado pela ajuda!!
Consegui fazer ele ficar ligado na lenta. Também consegui andar um pouquinho e tal.
Deixava parado pra ve se apagava, como não estava apagando mais, fui ajustando a lenta. Depois, eu ando um pouco e paro e ele fica na lenta, logo depois dá tipo umas engasgadas, querendo falhar e apaga. Às vezes não apaga.
Vou esperar amanhã ou outro dia para poder andar em uma reta grande e acelerar para ajustar a alta primeiro, pois ela está com umas 4 1/2 ou 5 voltas e tá cuspindo óleo, fechei ela um pouco, mas ainda está meio gordo, acho que é por isto que está apagando, pois quando acelero bem devagar pra arrancar ele da umas embrulhadas feias e às vezes apaga também.
O spray bar está em 1 volta (que coisa chata esse spray bar, podiam ser 2 agulhas somente ao invés de 3).
Ah e acredito que a vela e o restante esteja ok pois o carro está novinho comprei sexta passada! Outra coisa, é normal o aquecedor de velas acabar em um dia se eu der várias partidas? Me parece que acaba rápido demais.
Obrigado pela ajuda!!
eh con certeza ele esta engasgando por estar muito gordo
tente deixar em torno de 3 1/2 a alta
i depois vai ajustando mas para amaciar nao deixe muito fina a mistura nao
tem que soltar um pokinhu di óleo mesmo
aos poucos vai afinando
dai vc vai ver como muda a regulagem das agulhas no rendimento do carro
hehehe
alem de gastar menos
huashus
abraços
lvww
tente deixar em torno de 3 1/2 a alta
i depois vai ajustando mas para amaciar nao deixe muito fina a mistura nao
tem que soltar um pokinhu di óleo mesmo
aos poucos vai afinando
dai vc vai ver como muda a regulagem das agulhas no rendimento do carro
hehehe
alem de gastar menos
huashus
abraços
lvww
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Vc já amaciou o motor? Se não, ande assim mesmo, e só pense em afinar depois de uns 6 tanques. Só deixe meio acelerado para não morrer.giorge1000 escreveu:Um progresso hoje! Vida de iniciante é F**A!
Obrigado pela ajuda!!
Qto ao aquecedor da vela, depende muito de qtas vezes vc usa e do tipo de bateria q ele usa.
[]´s
RODRIGO
Rodrigo P. Moschetto
- giorge1000
- Piloto

Eu já amaciei, pelo menos acho que sim, andei quase 3 tanques bem devagar a partir do 4º tanque estou dando umas aceleradas, mas ele já rodou uns 6 tanques sim neste fim de semana, e ontem e hoje quase 2.
Parece qe agora o motor está ficando mais amigável. Mas só vou testar amanhã de novo, tomara que pegue fácil como hoje, deixei os ajustes como estavam quando estava pegando.
O meu aquecedor é um HobbyCo cabo longo.
Tenho outra dúvida, compensa eu colocar um câmbio de 2 marchas junto com um GXR15 no meu FAZER??
Parece qe agora o motor está ficando mais amigável. Mas só vou testar amanhã de novo, tomara que pegue fácil como hoje, deixei os ajustes como estavam quando estava pegando.
O meu aquecedor é um HobbyCo cabo longo.
Tenho outra dúvida, compensa eu colocar um câmbio de 2 marchas junto com um GXR15 no meu FAZER??
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Na minha opnião só compensa mesmo instalar um câmbio de 2 marchas.
[]'s
RODRIGO
[]'s
RODRIGO
Rodrigo P. Moschetto