dissipador mudou de cor

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

renatomonteiro

dissipador mudou de cor

Mensagem por renatomonteiro »

povo, boa tarde!

coisa estranha... andei com meu carro e nao sei por que (desconfio na verdade de alta temperatura) o dissipador ficou na cor azul escura.
a regulagem tava certa.. to na metade do 1º Galão ainda....
será que de fato a regulagem tava de modo com que ele trabalhasse em alta temperatura???.. tirei a vela (já com o motor frio) e ela esta um pouco escura.. bem pouquinho
o que faço agora? deixei ele descansar.. to pensando em abrir o motor pra ver se danificou?... onde tenho que prestar mais atenção???...

valeuuu...
RenatoMFR
MarloN
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Re: dissipador mudou de cor

Mensagem por MarloN »

Isso ocorre pq a temperatura se manteve alta por muito tempo...
Vc tem um termômetro para controlar a alteração?
Vc deixou a agulha de alta muito fechada?
Tem que estar saindo uma fumaçinha a todo tempo..
Verifique!
by MarloN
betosubarudrx
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por betosubarudrx »

Com certeza uma ferramenta que vc nao pode deixar de ter é o termometro , quanto a mudar a coloração eu tb me assustei, mas a mudança ocorre mesmo, pois por algum periodo é normal o motor aquecer e vc nao reparar, mas como eu disse por algum periodo, isso nao pode ocorrer constantemente !!!! é sempre bom deixar que uma fumaça saia durante a aceleração...
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

Isso aconteceu no meu DRT também...

Imagem
renatomonteiro

Mensagem por renatomonteiro »

ainda nao tenho um termometro....
exatamente.... da mesma cor que o da foto!!

AVEREZA, vc percebeu alguma diminuicao de rendimento ou ta da mesma maneira? que regulagem ta usando depois disto?

abs,
RenatoMFR
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

renatomonteiro escreveu:ainda nao tenho um termometro....

AVEREZA, vc percebeu alguma diminuicao de rendimento ou ta da mesma maneira? que regulagem ta usando depois disto?

abs,
E aí Renato blz?
Cara eu também fiquei muito preocupado com isso, tanto é que desmontei o motor depois do primeiro galão de uso, examinei tudo por dentro e não encontrei nada de anormal. Limpei e montei tudo de novo, aproveitando pra selar o motor com silicone de alta temperatura. Eu aconselho voce a selar o motor também pois pode haver algum vazamento no parafuso da base do carburador, na junção do dissipador com o bloco ou na junção do recoil com o bloco e isso pode estar provocando o aumento de temperatura, desconfio que foi isso que aconteceu comigo.
Não percebi nenhuma queda de rendimento do motor.
A regulagem deixei assim:
Alta: 2, 1/8 voltas
Baixa: 3, 1/2 voltas

Veja as fotos do motor com selante:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um abraço.
giulio_abbagliato
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por giulio_abbagliato »

ja vi isto acontecer em alguns motores da Kyosho o cabeçote muda de azul pra roxo, isso e devido a temperatura de uso muito alta, vc deve abrir um pouco a agulha de alta pra evitar isso e controlar a temperatura enquanto esta ajustando. eu vou abrindo 1/8 de volta por vez e vou monitorando pra ficar na faixa d 120º
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por EduardoNX4 »

avereza escreveu:
renatomonteiro escreveu:ainda nao tenho um termometro....

abs,
E aí Renato blz?
Cara eu também fiquei muito preocupado com isso, tanto é que desmontei o motor depois do primeiro galão de uso, examinei tudo por dentro e não encontrei nada de anormal. Limpei e montei tudo de novo, aproveitando pra selar o motor com silicone de alta temperatura. Eu aconselho voce a selar o motor também pois pode haver algum vazamento no parafuso da base do carburador, na junção do dissipador com o bloco ou na junção do recoil com o bloco e isso pode estar provocando o aumento de temperatura, desconfio que foi isso que aconteceu comigo.
Não percebi nenhuma queda de rendimento do motor.
A regulagem deixei assim:
Alta: 2, 1/8 voltas
Baixa: 3, 1/2 voltas

Veja as fotos do motor com selante:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um abraço.
Remova esse filtro de combustivel, ele é muito pequeno para esse motor, ele esta restrigindo o fluxo de combustivel e deixando o motor com falta em alta provocando o superaquecimento.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

EduardoNX4 escreveu: Remova esse filtro de combustivel, ele é muito pequeno para esse motor, ele esta restrigindo o fluxo de combustivel e deixando o motor com falta em alta provocando o superaquecimento.
Opa, valeu pela dica eu já retirei ele há algum tempo... realmente depois disso não esquentou mais...
renatobase

Mensagem por renatobase »

Nossa, hoje o meu dissipador mudou de cor, tb fiquei assustado, eu mexi na regulagem da agulha de alta.... mas está tudo bem, dei uma boa limpada e limpei ele todinho...
lucianodomingues
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por lucianodomingues »

Cara isso é normal ainda mais em motores GXR que são os motores da kyosho.
Moisés
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Moisés »

Eita pessoal que gosta de desenterrar tópico sem utilidade, hehehehehe
Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!
rafael61333
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por rafael61333 »

HAHAHA!!!voces ainda estão preucupados com isso, tem que ver a cor que esta o cobeçote do meu DBX, esta cor de rosa hehehe, e não é por aquecer por falta de combustivel ( MISTURA POBRE), porque a agulha de alta esta aberta 3 voltas, e mesmo assim ele acaba aquecendo um pouco, mas o maior motivo da coloração roseada do motor, é porque ele ja rodou uns 7 a 8 galoes de combusta durante um ano, e os motores kyosho são mesmos esquentadinhos.
:radio:
Imagem
Potência não é nada sem controle!!!
K.C.O
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por K.C.O »

Aos donos de automodelo com motores da Kyosho (isso me inclui também)... :D

O dissipador de calor com a cor azul, sempre vai mudar de cor, isso ocorre devido a uma reação da anodização (processo de pintura) da peça com o calor. Quer ver o dissipador trocar de cor bem rápido? Coloquem o dissipador em um detergente desengordurante, ele vai ficar todo manchado de preto, pior ainda as manchas não ficam por igual, fica todo empipocado e muito feio.

A Kyosho andou trocando a cor dos cabeçotes dos novos motores GXR para preto devido a isso, a anodização preta ainda reage ao calor, mas agora ninguém percebe a troca de cor.

:idea: Essa é a parte importante! :idea:
Para quem teve uma mudança de cor muito rápida vai uma sugestão. Comprem um termômetro e verificarem a regulagem da carburação. Motores muito quentes trocam de coloração muito cedo e tem mais chances de darem dor de cabeça aos donos no futuro.

Motores devem andar em uma faixa de temperatura adequada, muitos fabricantes fixam essa temperatura, a Kyosho colocou a temperatura dos motores deles em:

:arrow: Motores Kyosho .21 e .28 (motores padrão dos truggys e buggys) = 120ºC.
:arrow: Motores Kyosho .18 (motores padrão do DBX e DST ) = 120ºC.
:arrow: Motores Kyosho .12 e .15 (motores do Spada e FW alguma coisa) = 110ºC.

Esses valores de temperatura eu encontrei nos manuais da própria Kyosho e da HobbyOne que é revendedora oficial da marca no Brasil.

Aconselho o pessoal andar sempre com a temperatura dos motores um pouco mais abaixo do que o ideal, não mais do que 10ºC.

Porque mais baixo que a temperatura ideal?
Simples, quando você vai para uma pista e acaba correndo junto com o pessoal que está no local, o motor sempre esquenta mais do que o normal. Com está regulagem de 10ºC a menos o motor vai ter uma faixa de temperatura mais ampla, e mais lubrificante no seu interior devido à misturinha de combustível mais gorada. Isso evita que você veja a fuça saindo do cabeçote do motor no final da brincadeira.

Att. K.C.O
Responder

Voltar para “Motor”