Agora, acho que vou de elétrico também!

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Agora, acho que vou de elétrico também!

Mensagem por Elbain »

Olá pessoal!

Este é meu primeiro post aqui no RCMasters. Fico feliz em poder participar de mais um fórum sério, e espero conhecer gente legal por aqui também, me dar bem com todos!

E entrar pedindo ajuda nunca é uma maneira, digamos... interessante de se iniciar, mas todo começo é recheado de dúvidas mesmo. Peço que tenham paciência comigo!

A questão é: desde menino sou apaixonado com a mecânica e a forma de operação de modelos nitro, cópia de veículos de verdade!

Felizmente (ou infelizmente!) acabei por comprar um anteontem, pois não sabia nada de elétricos ainda!

Mas... agora vejo que a tecnologia dos elétricos evoluíram muito de uns tempos pra cá. Tive pesquisando muito neste dois dias. Descobri que hoje são tão interessantes quanto os nitro (aliás, com algumas vantagens indiscutíveis, é claro!).

Destas vantagens, 3 me atraíram muito:

1. Sistema à prova d'água (opcional);
2. Potência, que em alguns casos supera (e muito!) a de um motor nitro 18, por exemplo, no mesmo chassi, e;
3. O combustível (são tantas as vantagens que nem vou enumerá-las aqui).

Então, indo direto ao assunto...
O meu modelo é o DRT, da Kyosho. Quero convertê-lo para elétrico.
Já vi DST elétrico, então acredito que o mesmo valeria para o DRT, mesmo que fossem necessárias algumas pequenas adaptações. Como gosto muito de mecância e eletrônica, acredito que não seria problema algum pra mim.

Me interesso apenas por rodar na terra, off-road total, nem mesmo pista eu frequento, apenas trilhas mesmo.

Qual o combo mais interessante para a minha situação? Onde posso encontrá-lo aqui no Brasil (onde comprar)?

Há quem diga que, pro meu caso, devo dar preferência ao torque que a velocidade. Concordo com isso! Então, como fica a questão da escolha do motor?

Pra terminar, gostaria muito que o combo fosse à prova d'água também.

Amigos, é "só" isso.
Espero que tenham pelo menos paciência para lerem este "livro inteiro".

Muito obrigado à todos. Conforme eu for adquirindo experiência aqui, acredito que possa ajudar outros novatos também.

Um abraço, :joia:
Tecnologia e natureza: a combinação perfeita!
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Agora, acho que vou de elétrico também!

Mensagem por Abib »

Olá. Seja Bem Vindo ao RcMasters.

Eu também estou achando que os Carros Elétricos são o futuro.

Sempre andei com carros Nitro mas ultimamente não largo mais meu S400..

Qto à conversão, basicamente você vai precisar de um motor tamanho 540 com baixo KV, algo em torno de 3000 para obter torque..

O DBX VE ( http://www.kyoshoamerica.com/cars/index ... _num=30842 ) utiliza motor de 2800KV com um ESC de 150A de pico..

O Combo que eu encontrei que eu acho que seria relativamente bom, é o da Velineon http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XXWM5&P=ML que possui 3500KV.. Se colocar um pinhão pequeno, poderá trocar a rotação maior por torque..

Qto à conversão, vc deverá proceder igual aos outros modelos que você já viu: Substituir o mancal traseiro do Diff Central por uma peça única em alumínio, devidamente furada para fixar o motor e o rolamento do Diff...
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

abib escreveu:Olá. Seja Bem Vindo ao RcMasters.

Eu também estou achando que os Carros Elétricos são o futuro.

Sempre andei com carros Nitro mas ultimamente não largo mais meu S400..

Qto à conversão, basicamente você vai precisar de um motor tamanho 540 com baixo KV, algo em torno de 3000 para obter torque..

O DBX VE ( http://www.kyoshoamerica.com/cars/index ... _num=30842 ) utiliza motor de 2800KV com um ESC de 150A de pico..

O Combo que eu encontrei que eu acho que seria relativamente bom, é o da Velineon http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XXWM5&P=ML que possui 3500KV.. Se colocar um pinhão pequeno, poderá trocar a rotação maior por torque..

Qto à conversão, vc deverá proceder igual aos outros modelos que você já viu: Substituir o mancal traseiro do Diff Central por uma peça única em alumínio, devidamente furada para fixar o motor e o rolamento do Diff...
Concordo com você. Penso que os elétricos virão para ficar, afinal, o único ponto crítico é a fonte de energia. Deposito mais fé na tecnologia da obtenção de energia dos elétricos do que dos combustíveis, apesar de recentemente termos tido avanços significativos nesta área também.
Acontece que as pesquisas em tecnologias para obtenção de energias renováveis estará sempre um passo à frente. Trata-se do interesse de todos. Seu processo de evolução tende ser exponencial, acredito eu. E neste caso, o avanço que beneficia uma área, geralmente, beneficia todas as outras.

Mas, abib. Acredito que o Velineon seja um kit ideal pra mim.
Mas se eu decidisse comprá-lo agora... Onde? Não existe um importador brasileiro que o venda? Me preocupa mais conseguir a forma para obtê-lo do que a conversão em si... Algumas poucas lojas onde pesquisei vendem apenas componentes separados, e eu que não entendo bulufas de setups elétricos ainda...

Meu motor nitro GXR18 (do DRT) está novinho, apenas 4 tanques, acabando de amaciar ainda. Se eu achasse interessado para troca no kit elétrico...

De qualquer forma, obrigado pela ajuda até agora. :wink:
Gtavares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Gtavares »

Amigo Elbain, bem vindo ao mundo dos elétricos.

Vou tentar ajudar...
Combo motor / ESC:
Existem muitos no mercado hoje, se você tiver um cartão de crédito internacional, vai conseguir economizar muita grana comprando direto da China. O mais popular hoje entre os chineses é o EZ-Run, melhor custo x benefício da atualidade, um combo chega a custar em torno de US$ 90,00 + frete (± US$15), pra comprar no Brasil, até acha, em torno de R$ 300 - 350.
Eu recomendo um ESC de no mínimo 60A (US$ 60,00 + frete) e um motor até 3000 Kv (3000 RPM/Volt) ou 12T (12 Turns) e aí você pode usar uma bateria LiPo de 3s (3 células em série) de 11,1V, conseguindo mais de 30000 RPM, é a configuração mais normal que vejo hoje em Off road elétrico.
Agora, se quiser à prova d'água este ESC não serve (o motor não importa, pode ser qualquer um), no site Hobbycity tem muitas opções de ESC à prova d'água brushless, recomendei um pra um camarada há alguns dias atrás, da marca Turnigy de 150A se não me engano saindo por US$ 90,00.
Se quiser utilizar um combo Brushed, uma ótima opção é o combo da E-Maxx, que utiliza motor escovado e é a prova d'água.

Quanto a alimentação.
Hoje é mais vantagem usar LiPo muito mais fácil e prática de usar, as NiMh já estão um tanto quanto ultrapassadas (apesar de eu ainda usá-las) e um carregador que carregue LiPo, você encontra na RCMart o carregador Hot Power com 3 baterias 2s por US$ 90,00 ou só o carregador por US$ 39,90.
Se for usar LiPo, providencie um ESC com Cut-off ou um Buzzer para a bateria, se ela ficar com tensão abaixo de 3V por célula ela morre e seu investimento vai por água abaixo.

Rádio
Se você não vai usar o carro em locais que possa dar interferência, blz, qualquer um serve bem, mas no caso de usar perto de redes elétricas de alta tensão, próximo à antenas de rádio, etc, melhor comprar um rádio 2,4 Ghz, assim você não detona o carro por perder a frequência, acredite, é necessário mesmo. Afinal, você não quer ter que comprar/trocar peças toda semana, fora a tristeza que dá ter que ir pra casa mais cedo porque não tem peças reserva.

Lugares pra andar.
Acredite em mim mais uma vez (hehehe), vá andar em uma pista com mais gente, a diversão é infinitamente maior, eu ficava com vergonha de ser novato e andar na pista com a galera experiente, mas você vai ser novato a vida toda se não andar. E olha que além de ser menos experiente, meu carro / motor é inferior ao da galera.
Eu já aprendi muito com a turma, e apesar de andar só de On-road, curto demais andar na terra com o carro emprestado dos trutas. Vai ver que bacana, pegar as manhas de pular os obstáculos, controlar o carro nas curvas, capotar e tudo mais, como o seu originalmente é GP, é muito robusto e pode capotar pacas, já vi os caras daqui com cada carro 1:8 off road convertido que dá gosto de ver.

Abraço
.:|Tavares|:.
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Gtavares escreveu:Amigo Elbain, bem vindo ao mundo dos elétricos.
Vou tentar ajudar...
Gtavares, mais que respondido!
Obrigado mesmo!
Já estou estudando a melhor forma para compra do combo.
Não utilizo cartões, mas tenho um amigo que compra muito no e-bay
aqui. Se for necessário, ele compra pra mim.
Abraço, :wink:
Responder

Voltar para “Elétricos”