Trocando Relação do HPI RS4 18ss

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

cadinho.bh
Piloto
Piloto

Trocando Relação do HPI RS4 18ss

Mensagem por cadinho.bh »

Pessoal, quero testar outras relações de marcha no meu carro.

Tive conversanddo com o Ricardo de brasília e ele me indicou uma relação longa, pinhão 13/18 e coroas 44/39.

Só q tive fazendo umas continhas de somar e diminuir aqui :lol: e percebí que minha relação é pinhão 19/22 e coroa 47/43, ou seja na MINHA teoria não muda nada pois tô alongando a Coroa e diminhindo Pinhão... e aí tô certo ou tô viajando?

Seguindo este meu raciocínio resolví comprar as coroas 43/39 mantendo o pinhão, com isso sei que vou alongar a relação. Mas é assim mesmo que devo fazer?

Me ajuda aí moçada, como é o cálculo pra saber a relação?

Abraço a todos

Ricardo
erwin

Re: Trocando Relação do HPI RS4 18ss

Mensagem por erwin »

Amigo

A relação que te indicaram é mais curta, com redução maior.

Relação= no. dentes coroa/no. dentes pinhão

Para calcular a redução do trem de transmissão inteiro é preciso multiplicar a relação do cambio (primaria) pela redução do eixo diferencial(secundaria).

sua relação atual: 1a. 2,474 2a. 1,955

a sugerida; 1a. 3,385 2a. 2,167

Como voce pode ver a relação sugerida é 36% mais curta em 1a., e 10% mais curta na 2a.

Espero que tenha ficado claro

Um Abraço

Erwin
engenheiro
cadinho.bh
Piloto
Piloto

erwin escreveu:Amigo

A relação que te indicaram é mais curta, com redução maior.

Relação= no. dentes coroa/no. dentes pinhão

Para calcular a redução do trem de transmissão inteiro é preciso multiplicar a relação do cambio (primaria) pela redução do eixo diferencial(secundaria).

sua relação atual: 1a. 2,474 2a. 1,955

a sugerida; 1a. 3,385 2a. 2,167

Como voce pode ver a relação sugerida é 36% mais curta em 1a., e 10% mais curta na 2a.

Espero que tenha ficado claro

Um Abraço

Erwin
engenheiro
Blz Erwin,

Brigadão cara.

Dentro da sua experiência, vc acha que sair de uma relação 23/19 pinhão e 47/43 coroa para o mesmo pinhão e coroa 43/39 vai ser uma redução significativa?

valeu

Ricardo
rlcout
Piloto
Piloto

Mensagem por rlcout »

Chará,

Vamos só esclarecer alguns pontos:

1) Quando me ligou, você não soube me informar qual a relação que está usando;

2) A relação que te passei, não foi 13/18 44/39 e sim 13/20 44/37. Isso tomando por base a relação original da HPI, a qual você estava procurando no site. Pode verificar no seguinte endereço:

http://gba.e1.com.br//hpi.htm

3) Após alguns minutos de conversa, você me falou que iria colocar um motor OS 15 CV. Eu falei que uso um OS 12 CV-X e estou tendo problemas com a relação, achando ela muito curta para a pista aqui do DF. Te avisei que a embreagem está muito mole para esse motor, por isso te avisei para colocar a relação mais longa.

4) Dê uma olhada na imagem do link e veja que a relação que te passei é a mais longa para RS4 e para pistas longas "Large Race Track". veja a seta da direita.

Abraços
V-One RR Evo
Spektrum DX2
Byron 20%
cadinho.bh
Piloto
Piloto

rlcout escreveu:Chará,

Vamos só esclarecer alguns pontos:

1) Quando me ligou, você não soube me informar qual a relação que está usando;

2) A relação que te passei, não foi 13/18 44/39 e sim 13/20 44/37. Isso tomando por base a relação original da HPI, a qual você estava procurando no site. Pode verificar no seguinte endereço:

http://gba.e1.com.br//hpi.htm

3) Após alguns minutos de conversa, você me falou que iria colocar um motor OS 15 CV. Eu falei que uso um OS 12 CV-X e estou tendo problemas com a relação, achando ela muito curta para a pista aqui do DF. Te avisei que a embreagem está muito mole para esse motor, por isso te avisei para colocar a relação mais longa.

4) Dê uma olhada na imagem do link e veja que a relação que te passei é a mais longa para RS4 e para pistas longas "Large Race Track". veja a seta da direita.

Abraços
Opa, e aí Ricardo BLZ!

Volto a agradecer sua ajuda cara! Infelizmente o link não abriu!

Realmente não lembrei a relação do meu carro pra te falar no dia que conversamos e infelizmente você não pode me passar as dicas baseado nela.

Agora eu sei. (1ª 19-47 / 2ª 23-43) :lol:

O que me deixou intrigado é que quando fiz as contas que o Erwin me passou, a relação (1ª 13-44 / 2ª 18-39), comparando-a com a minha, é 26% mais curta na 1ª e 13% na segunda. Levando em consideração que fiz as contas da forma correta!! A segunda relação (1ª 13-44 / 2ª 20-37), seria mais reduzida os mesmo 26% e a segunda alongaria 1,05%.

Baseado nessas contas pensei na hipótese de manter meu pinhão e alongar somente a coroa, fazendo a seguinte relação 1ª 19-41 / 2ª 23/37, o que alongaria a 1ª em 14% e a segunda em 16%.

Aí entraram minhas dúvidas,

1) Posso fazer essa relação?

2) Alongar 14 e 16% é muito, pouco, um valor razoável?

Só pra completar, a relação que uso atualmente no meu carro é a original do 18ss (com o pinhão de alumínio vermelho).

Volto a agradecer a ajuda de todos e peço desculpas pela confusão gerada pela minha inexperiência.

[]s

Ricardo
rochaf
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por rochaf »

Olá,

Tenho um Hpi Rs4 3 Evo com a relação original.
18/47 (1ª)
22/43 (2ª)
Motor original T-15.

Qual seria a melhor relaçao da segunda marchar para alongar o final. O motor parece que tem mias potencia mais não desenvolve por ter uma relação curta.
cadinho.bh
Piloto
Piloto

Velho,

Você tem algumas opções:

1- Pelo número de dentes do seu pinhão, ele é o de alumínio então, você pode mantê-lo e utilizar as coroas 1ª- 45T e 2ª- 41T

2- Pode trocar o pinhão pelo de alumínio do 18ss 1ª- 19T e 2ª- 23 mantendo suas coroas originais o que já alongará um pouco ou trocando-as também, pelas mesmas 45T e 41T.

É importante salientar que seu motor é preso diretamente ao chassi, portanto além das coroas você terá que comprar o montante também, pois trocando a relação o posicionamento do motor também deve mudar, para que o encaixe seja perfeito.

Espero ter ajudado,

[]s

Ricardo
rochaf
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por rochaf »

Ricardo,

Obrigado pela ajuda.

Alongara a marcha significa demorar mais para chegar ao final da velocidade que o motor atinge e encurtar chego na velocidade final mais rápido. Estou falando besteira ?
Onde consigo encontrar a coroa e pinhão que você sugeriu. Na BigField está em falta.

Mais uma vez obrigado
cadinho.bh
Piloto
Piloto

rochaf escreveu:Ricardo,

Obrigado pela ajuda.

Alongara a marcha significa demorar mais para chegar ao final da velocidade que o motor atinge e encurtar chego na velocidade final mais rápido. Estou falando besteira ?
Onde consigo encontrar a coroa e pinhão que você sugeriu. Na BigField está em falta.

Mais uma vez obrigado
Cara,

De forma bem simples...

Quando você alonga a relação, você terá um carro com uma maior velocidade final e menos arrancada, quando encurta, acontece exatamente o inverso.

O importante disso tudo a você saber que pelas experiências q fiz aqui, não adianta nada você querer alongar pra caramba achando que vai ter uma bala, pq vai perder tanto na arrancada que no final das contas seu tempo de volta vai piorar.

O legal é você testar essas relações e ver qual deu o melhor resultado na pista onde você anda.

[]s

Ricardo
cadinho.bh
Piloto
Piloto

Foi mal,

Falei falei, mas esquecí de te falar onde vai encontrar as relações e o montante.

www.rcsuper.com.br

Loja TOP de linha, pode confiar.

[]s
rochaf
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por rochaf »

Valeu pela ajuda.

Vou comprar e testar a relação depois eu escrevo no tópico.

Obrigado.
rochaf
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por rochaf »

Surgiu outra dúvida.

Quando maior o resultado da divisão (coroa/pinhão) mais longa fica a marcha e quando menor a divisão mais curta fica a marcha. Correto !!!
cadinho.bh
Piloto
Piloto

rochaf escreveu:Surgiu outra dúvida.

Quando maior o resultado da divisão (coroa/pinhão) mais longa fica a marcha e quando menor a divisão mais curta fica a marcha. Correto !!!
Não, é o contrário... Pense da seguinte forma... quanto menor a coroa e maior o pinhão mais longa é a marcha, por isso seu carro tem a coroa de 1ª com 47 dentes e 2ª com 43 e o pinhão com 1ª 18 e 2ª 22.

Lembre-se, sem o montante para aparafusar seu motor nos outros furos do chassi, não vai adiantar nada comprar as engrenagens, pois vc não conseguirá aproximar o pinhão das coroas.

Tome cuidado também ao verificar comprar as coroas, pois vc tem que casar tudo, existem alguns limites, se vc não seguir as indicações da fábrica, não conseguirá o resultado desejado.

Por exemplo, se comprar um par de doroas muito pequenas, não conseguirá aproximar seu motor delas a ponto do pinhão encostar...

É bom q vc siga a indicação da fábrica...

No caso do seu pinhão é como falei... é no máximo a coroa de 45 dentes pra primeira e 41 pra segunda... e o pinhão de alumínio é no máximo o 19/23 do RS4 18ss...

Qualquer dúvida estamos aí!!

[]s

Ricardo
rochaf
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por rochaf »

Ricardo,

Obrigado pela ajuda.

Vou testar a relação 18/45 e 22/41. Realmente vou precisar do montante.

Um Abraço
cadinho.bh
Piloto
Piloto

rochaf escreveu:Ricardo,

Obrigado pela ajuda.

Vou testar a relação 18/45 e 22/41. Realmente vou precisar do montante.

Um Abraço
Pra facilitar...

É esse o montante que o colega Luri comprou e estava usando no memso motor q o seu, no HPI dele.

Engine Mount - RCSuper

[]s

Ricardo
Responder

Voltar para “Transmissão / Engrenagens”