Motor trava quando ponho a vela.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Felipe_pqdt

Motor trava quando ponho a vela.

Mensagem por Felipe_pqdt »

Pessoal, tenho um kyosho MFR com partida elétrica e motor GXR18. O motor estava travando na partida e pensei estar afogado, tirei a vela e rodei a partida elétrica por alguns segundos. Coloquei a vela novamente o motor travou novamente. Para testar tirei todo o combustível e pinguei um pouco de óleo para o motor não rodar sem lubrificação, tentei rodar o eixo na mão, mas quando o pistão chegava na compressão máxima ele travava de novo. Tirando a vela ele roda normalmente, tanto na mão quanto na partida elétrica,, mas toda vez que coloco a vela o motor trava.
Ví um tópico parecido com esse em que o back plate estava invertido, porém esse motor veio montado de fábrica e estava funcionando normalmente. Só aconteceu isso depois de rodar metade do galão (mais ou menos uns 15 tanques).
O que pode estar ocorrendo?
eders
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Motor trava quando ponho a vela.

Mensagem por eders »

Melhor abrir o motor e verificar se não tem nada quebrado lá dentro não!? melhor fazer isso antes de ficar tentando à cegas, eu já quebrei um virabrequim assim.

Abs,

Eder
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por EduardoNX4 »

Ola Felipe.

Quando vc conecta a start e o motor trava o motorzinho eletrico continua girando?

Não conheço direito o Easy-start, mas ta com cara que é o rolamento one-way que esta girando em falso.

Você ja esperimentou desmontar a partida e fazer uma limpeza no rolamento?
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

Verifique se a vela está com a arruela de cobre, sem ela o pistão pode encostar na vela e travar...
André Vereza
bozza
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por bozza »

avereza escreveu:Verifique se a vela está com a arruela de cobre, sem ela o pistão pode encostar na vela e travar...

Bem observado, chuto isso tb
Hobbies sobre 4 rodas:
Ford Focus '03
Team Associated RC8
Felipe_pqdt

Pessoal grato pelas dicas.

Avereza/bozza, verifiquei a arruela e ela está lá.
Eduardo, o motor até gira, mas pára na compressão máxima e o motor elétrico fica girando em falso.

Neste momento estou desmontando o motor, mas não estou conseguindo tirar o flywheel. Olhando sem tirar o flywheel parece estar tudo ok! Tudo girando normal.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Esquenta o bloco com um secador, vai dilatar um pouco, pode ser excesso de compressão.
Felipe_pqdt

Pessoal fiz tudo que vcs falaram e o que deu certo foi aquecendo o bloco do motor. Então o motor está com muita compressão, mas como faço para reduzir a compressão para não ficar toda hora aquecendo o bloco do motor?

Grato!
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Felipe_pqdt escreveu:Pessoal fiz tudo que vcs falaram e o que deu certo foi aquecendo o bloco do motor. Então o motor está com muita compressão, mas como faço para reduzir a compressão para não ficar toda hora aquecendo o bloco do motor?

Grato!

Só amaciando.
Felipe_pqdt

mach escreveu:
Felipe_pqdt escreveu:Pessoal fiz tudo que vcs falaram e o que deu certo foi aquecendo o bloco do motor. Então o motor está com muita compressão, mas como faço para reduzir a compressão para não ficar toda hora aquecendo o bloco do motor?

Grato!

Só amaciando.

Mas já tem 15 tanques. Que doidera. hehehe
K.C.O
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por K.C.O »

Pelo o que eu entendi, o pistão e a camisa ainda estão como novos. Não sofreram um desgaste natural (assentamento das peças) que o amaciamento provoca.

Minha sugestão seria lubrificar só um pouquinho o pistão e a camisa do pistão antes de ligar o motor. Você pode utilizar lubrificantes em spray (Super-Lub, pode ser o WD-40 também). Tire a vela do motor, coloque o pistão no ponto mais baixo, coloque o canudinho do spray dentro do bloco pelo buraco da vela e de uma borrifada de leve, faça o motor trabalhar um pouquinho sem a vela recolocada. Depois coloca a vela e veja se deu certo.

Isso deve ajudar o motor a ficar um pouco mais solto, se você colocar muito lubrificante pode piorar a situação, por isso não abuse no lubrificante.

P.S. pode utilizar o after-run neste processo também, mas você vai ter que deixar o motor trabalhando sem a vela por um tempinho a mais.

Não sei se o pessoal vai concordar com aminha sugetão, mas tenta!
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por fabiomparra »

faça um teste para partida ....
com a vela apertada coloque a chave e somente destrave ela .. afrouxando
nao chegue nem a dar uma volta a intenção é deixar ela solta só mas colocada no lugar ..

a intenção é deixar sair pressao .... tente dar partida .. ele pegando vc aperta ela ainda em funcionamento ...

amacie esse motor ..
Fabio Parra
FIGUEIREDO
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FIGUEIREDO »

To com o mesmo problema num PICCO.26
O mesmo trava na compresao e nao pega nem a pau.ja troquei vela ja aqueci com secador,sem a vela ele gira normal quando ponho a vela a disgrama trava o ez nao aguenta rodar.ate o ez trava junto.
O motor foi todo revisado a unica coisa que notei e que o pistao trava na camisa em cima e nao desce nem a pau mostrando que esta super justo.
to pensando em tirar a vela ,sistema de embreagem e colocar o afuradeira no virabrequim e funcionar ele jigando wd40 pelo orificio da vela para ver se o mesmo se solta.sera que isso ajudaria?
muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
K.C.O
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por K.C.O »

Na boa Figueredo,

Se você fizer isso que você esta pensando, acho que só vai danificar o motor.

O EZ-Start (acho que é esse o nome) foi projetado para ser a ferramenta adequada para ligar o carrinho. Se o motor está travando a ponto de travar o EZ é porque alguma coisa de muito estranha está ocorrendo.

Se for compressão demais, tenta fazer o que o “fabiomparra” mencionou, “afrouxa um pouco a vela a fim de diminuir um pouco a compressão dentro do motor” e coloca um pouco de lubrificante dentro da câmara de combustão como eu falei.

Acho que com isso o motor deve girar de maneira mais fácil no momento de ligá-lo.
Felipe_pqdt

Pessoal, afrouxando a vela ele até roda mais ou menos. Ele fica assim roda trava, roda trava, ou seja, não fica girando o motor continuamente. Agora testes só na segunda ou terça, pois acabei queimando o motor elétrico de start. Olha que tomei cuidado, mas quando o motor ficou rodando e travando eu acabei deixando mais tempo que deveria. Vou colocar um pull start (recoil), mas estou com medo de puxar forte que acabar quebrando alguma coisa do motor uma vez que o EZ tem proteção contra calço hidráulico e isso que está acontecendo.
O motor novo é muito caro estava pensando em colocar um motor de helicóptero que vi e é igualzinho. Modelo do motor do helicóptero EK1-0008A. Modelo do motor original da KYOSHO KYO74004-05. Vejam e me digam o que acham.

Grato
Responder

Voltar para “Motor”