Motor quente díficil de pegar
Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho
-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

Motor quente díficil de pegar
Colegas,
tenho um modelo CEN CT-5 com motor NX15, com menos de um mês de uso. Nas últimas vezes que rodei com ele, notei um comportamento estranho que antes não existia. A primeira partida do dia é um pouquinho difícil, mas acaba ocorrendo. Depois de rodar um pouco, tipo um tanque, ou se ele morrer já bem quente, a partida seguinte é terrivelmente difícil de ocorrer. Já cheguei a desistir certa vez, pq já tinha machucado os dedos de tanto puxar o recoil. Alguém já passou por isso? Como resolveu?
Notei também um barulho estranho no motor, como se estivesse "rajando", ou algo do tipo. Mas isso não acontece o tempo todo. Alguém poderia me explicar qual o principal sintoma de um rolamento do motor danificado?
Aproveitando o tópico, o carro não mantém linha reta (depois de algumas cacetadas). Como devo proceder?
Desculpem o excesso de perguntas, mas sou um completo novato no hobby. Agradeço a atenção.
Há braço!
tenho um modelo CEN CT-5 com motor NX15, com menos de um mês de uso. Nas últimas vezes que rodei com ele, notei um comportamento estranho que antes não existia. A primeira partida do dia é um pouquinho difícil, mas acaba ocorrendo. Depois de rodar um pouco, tipo um tanque, ou se ele morrer já bem quente, a partida seguinte é terrivelmente difícil de ocorrer. Já cheguei a desistir certa vez, pq já tinha machucado os dedos de tanto puxar o recoil. Alguém já passou por isso? Como resolveu?
Notei também um barulho estranho no motor, como se estivesse "rajando", ou algo do tipo. Mas isso não acontece o tempo todo. Alguém poderia me explicar qual o principal sintoma de um rolamento do motor danificado?
Aproveitando o tópico, o carro não mantém linha reta (depois de algumas cacetadas). Como devo proceder?
Desculpem o excesso de perguntas, mas sou um completo novato no hobby. Agradeço a atenção.
Há braço!
Re: Motor quente díficil de pegar
Qtos graus o motor fica no final do tanque?
Isso é bem típico de motor que já tá nas últimas..
Isso é bem típico de motor que já tá nas últimas..
-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

O termômetro acusa temperaturas variando entre 120 e 135 graus celcius... Uma ou outra vez chegou a 140 graus.
- mach
- Moderador

- Contato:
Quanto ao problema com a partida me parece baixa compressão, mas abra o motor verifique rolamentos, folgas na biela, veja se o pistão ainda trava em cima...
Qto ao alinhamento ajuste pelos trims no controle.
Qto ao alinhamento ajuste pelos trims no controle.
Bo a principio pensei q fosse a temperatura elevada q na hora q ele morre e vc for ligar a combustivel chega la e se evapora tenta da uma diminuida na temp do motor se nao adiantar nao tenho ideia.
In Heaven, the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
In Hell, the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss...
In Hell, the mechanics are French, the police are German, the chefs are British, the lovers are Swiss...
-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

De fato, as vezes vejo o combustível evaporando no tubo antes do carburador, quando percebo pressiono a bombinha do tanque até chegar combu no carburador. Vou engordar a mistura e ver no que dá.
Como novato, tenho medo de abrir o motor, mas vou tentar. Como perceber se o rolamento no bloco está com problemas?
Quanto ao ajuste do trim: é comum ocorrer esse desalinhamento e esse ajuste no trim? Pois antes ele andava em linha reta, com o trim no 100%, mas após várias batidas está desalinhado, mas numa inspeção cuidadosa não encontrei nenhuma avaria (visível) em peças da suspensão.
Como novato, tenho medo de abrir o motor, mas vou tentar. Como perceber se o rolamento no bloco está com problemas?
Quanto ao ajuste do trim: é comum ocorrer esse desalinhamento e esse ajuste no trim? Pois antes ele andava em linha reta, com o trim no 100%, mas após várias batidas está desalinhado, mas numa inspeção cuidadosa não encontrei nenhuma avaria (visível) em peças da suspensão.
O desalinhamento dele se deve acomo vc disse as batidas pode te dado uma entordada nas partes das direcao tenta arrumar pelo radio o trim da direcao enquanto ao motor so abra um pouco a agula de alta.
In Heaven, the mechanics are German, the chefs are French, the police are British, the lovers are Italian and everything is organized by the Swiss.
-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

E quanto ao rolamento do motor? Alguém sabe me dizer como perceber se está danificado?
- mach
- Moderador

- Contato:
Gira ele no dedo, NÃO PODE TER FOLGA e se tiver ruim mesmo, vai parecer que tem areia nele.douglas.sanches escreveu:E quanto ao rolamento do motor? Alguém sabe me dizer como perceber se está danificado?
-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

Valeu galera, obrigado a todos pela ajuda. Vou tentar ajustar o trim da direção, engordar a mistura, desmontarei o motor pra procurar por folgas em rolamentos internos. Confesso que estou um pouco receoso pela falta de experiencia em abrir o motor, mas... acho que faz parte do hobby né? Então vamos lá! Valeu! Depois conto o que deu!mach escreveu:Gira ele no dedo, NÃO PODE TER FOLGA e se tiver ruim mesmo, vai parecer que tem areia nele.douglas.sanches escreveu:E quanto ao rolamento do motor? Alguém sabe me dizer como perceber se está danificado?
Vai tranquilo e a dica pra desmontar o motor é: Sempre marque em que posição a peça que vc desmontou estava..
Tirou o cabeçote, marque como ele estava com relação ao bloco..
Tirou o Backplate? Marque a direçao que ele montava..
Tirou a camisa, bom a camisa tem um dente pra posicionar..
Tirou o pistão? Marque como ele a biela estavam montados..
Aviso para desmontar este ou qualquer outro motor: Sempre que tirar o backplate, tenha certeza que o pistão está no ponto-morto-superior.. pois alguns motores tem um rebaixo no backplate para acomodar a saia do pistão quando ele está no P.M.Inferior e se tentar tirar o backplate, vai quebrar o pistão...

Aviso para desmontar este ou qualquer outro motor: Sempre que tirar o backplate, tenha certeza que o pistão está no ponto-morto-superior.. pois alguns motores tem um rebaixo no backplate para acomodar a saia do pistão quando ele está no P.M.Inferior e se tentar tirar o backplate, vai quebrar o pistão...

-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

Nossa, mto preciosa essa dica! Obrigado abib! Vou até imprimir esse tópico pra não esquecer desses detalhes. Quebrar o pistão logo na primeira tentativa não seria mto agradável.. rsabib escreveu:Vai tranquilo e a dica pra desmontar o motor é: Sempre marque em que posição a peça que vc desmontou estava..
Valeu mesmo!
Cara, eu tive um problema parecido com o seu no meu TTR. Na Savage também.
O que pode estar acontecendo é a agulha de alta suja. Se o seu motor ficou muito tempo parado, tipo vendendo em uma loja, e depois vc ligou, pode ser que uma borra de óleo tenha se alojado na parte de entrada do seu carburador.
Só limpar. O carro vai virar outro! Depois de limpo, só fazer os ajustes normais na agulha que você mexeu. Seria interessante você limpar totalemente o carburador.
Ok? Vc vai ver depois, que ele vai ficar muito fácil de regular!
Coloca aí os resultados depois.
O que pode estar acontecendo é a agulha de alta suja. Se o seu motor ficou muito tempo parado, tipo vendendo em uma loja, e depois vc ligou, pode ser que uma borra de óleo tenha se alojado na parte de entrada do seu carburador.
Só limpar. O carro vai virar outro! Depois de limpo, só fazer os ajustes normais na agulha que você mexeu. Seria interessante você limpar totalemente o carburador.
Ok? Vc vai ver depois, que ele vai ficar muito fácil de regular!
Coloca aí os resultados depois.
-
douglas.sanches
- Piloto Iniciante

Opa, valeu a dica, mach e Gazo!
Como trabalho e estudo durante a semana, a missão ficará pra esse fim de semana. Já que estarei com a mão na massa, vou aproveitar e fazer a limpeza completa do motor e carburador.
O carro não fica mto tempo parado, ligo ele todo fim de semana, mas já pode ser suficiente pra secar uma sujeira na agulha né? Não custa nada tentar antes de sair comprando pistão/camisa e biela novos!
Estarei sim postando os resultados, aguardem.
Obrigado a todos.
Como trabalho e estudo durante a semana, a missão ficará pra esse fim de semana. Já que estarei com a mão na massa, vou aproveitar e fazer a limpeza completa do motor e carburador.
O carro não fica mto tempo parado, ligo ele todo fim de semana, mas já pode ser suficiente pra secar uma sujeira na agulha né? Não custa nada tentar antes de sair comprando pistão/camisa e biela novos!
Estarei sim postando os resultados, aguardem.
Obrigado a todos.