Re: O que vcs acham sobre motores 4-tempos em automodelos ?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

yondaime_hokage

Mensagem por yondaime_hokage »

Puxa vida, agora fiquei desanimado. :cry: quer dizer então que não compensaria utilizar motores 4 tempos em automodelos ? mesmo se eles fossem,por exemplo de 2 cilindros à 12 cilindros (isso é só um exemplo) ?
ficaria melhor ou pior ? O Q VCS ACHAM ???? POSTEM AÍ !!! :D
Não basta vencer. Deve-se humilhar o adverssário!
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Re: O que vcs acham sobre motores 4-tempos em automodelos ?

Mensagem por Abib »

Muito peso, a relação peso/potência vai ficar horrível..
yondaime_hokage

Mas e esses autos aqui ?

http://www.youtube.com/watch?v=lp9h2p1v ... r_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=lrgHWOJnnqo

http://www.youtube.com/watch?v=Iu3L1sVZ-1w

parece que a relação peso x potência foi boa não é ? principalmente no kyosho espada. bem eu acho que deveriam sim fabricar motores 4-tempos para automodelos, pois dependendo da situação, seria melhor ou um 2-tempos ou 4-tempos e os motores 4 tempos se sobressairiam melhor que os 2 tempos (no caso quando é nescessário mais torque, como em monster trucks,truggys,etc). Mas me pintou uma dúvida: sei que os 4-tempos são muito ruins para resfriar que no caso é nescessário instalar um cooler elétrico ou ligado pelo próprio motor nele,porem por que o kyosho espada não tem esse cooler, já que ele esquenta bastante(eu acho) ???
O Q VCS ACHAM ???? POSTEM AÍ !!!!
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Beleza.. Manda uma carta pra OS Engines e convença-os tecnicamente a fabricar motores 4T para automodelos.

Nos vídeos que você mostrou, os spada estava com um motor que é 5 vezes mais pesado que o original, e ainda estava andando apenas metade do que andaria, e não teria como andar mais do que 2 minutos senão o motor sobre-aqueceria...

Agora, se você chegou já na viagem de precisar instalar um Cooler pra conseguir refrigerar o motor 4T, de novo, reveja seus conceitos.

Um Cooler exigiria uma bateria a mais e um motor eletrico a mais , mas peso num automodelo que nem tem espaço pra acomodar tudo isso...

Ou então você para um pouco de ter teimoso e aprenda que motor 2T é o melhor benefício que se pode ter atualmente no automodelismo..

Quem sabe no futuro, um motor 4T leve, potente e que trabalhe frio pode desbancar o uso de motores 2T..

Mas hoje em dia, muito difícil..
yondaime_hokage

Puxa abib, me desculpe ! não precisava ser tão ignorante ! 8O o que eu queria saber era qual compensaria mais: usar um 2-tempos ou um 4-tempos ! vcs pegam pesado com os novatos ! eu tinha um big monster truck salvat (daqueles da banca) e usei ele por bastante tempo.ai eu o vendi e agora to sem nada ! :x daí eu ouvi ums boatos sobre motores 4-tempos da traxxas aqui no meu bairro e disseram que eram mil vezes melhor que um 2 tempos ! outra coisa que eu ouvi dizer é q o pessoal do forum rcmasters são ignorantes com os novatos. parece que isso é verdade. bom de qualquer forma obrigado pela sua informação ! agora pra finalizar: existe alguma marca de modelismo de radiocontrole(preferencialmente automodelismo) que seje brasileira cujo os produtos são fabricados aqui ?
O Q VCS ACHAM ??? POSTEM AÍ !!!
Paolife
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Paolife »

yondaime_hokage escreveu:o que eu queria saber era qual compensaria mais: usar um 2-tempos ou um 4-tempos ! agora pra finalizar: existe alguma marca de modelismo de radiocontrole(preferencialmente automodelismo) que seje brasileira cujo os produtos são fabricados aqui ?
O Q VCS ACHAM ??? POSTEM AÍ !!!

amigao, q piada, mas ....

logicamente o que compensa mais é o que vem sendo fabricado em larga escala como os motores 2t.
sobre fabricas nacionais nao temos nenhuma de chassis..., só de pneus, combustivel, e alguns outros produtos.

abraços

nao sinta-se ofendido, aqui só tem amigo.
vc é q insistiu d + em um assunto q nao vale a pena ser discutido, tem q ter bom senso pra participar de um grupo serio.
Quem gosta de carrinho, é neném!!!
Quem gosta de motorzinho, é dentista!!!
:D
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Eu tentei, por 3 vezes, te mostrar tecnicamente que a coisa não é igual você está imaginando..

Mesmo assim, você, sem mostrar nenhuma justificativa técnica, não queria acreditar no que eu estava te respondendo.. e ainda manda um "bem eu acho que deveriam sim fabricar motores 4-tempos para automodelos" como se estivesse coberto de razão..

E depois ainda somos "ignorantes"..

Ouvi dizer é uma coisa que hoje em dia não vale mais do que uma nota de 3 reais.. Até a Internet está cheia de informações erradas e com um monte de opiniões absurdas sobre vários assuntos.

Ouviu boatos sobre motor 4T da Traxxas? Pesquisou? Encontrou? É tudo isso mesmo?

O que você deveria já ter feito, era ter pesquisado sobre o assunto,e não esperar que as respostas para suas perguntas caíssem no seu colo.. Mesmo podendo ler alguma informação incoerente, isso já te daria uma grande noção de qual direção você poderia tomar para solucionar sua dúvida..

Ah, quanto à marca de automodelo que "seje" brasileira, não.. Existe a CB que faz motores para Aeromodelos..
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Pessoal. Calma! hehehehe

Seguinte. Vamos falar em termos mais técnicos. Assim fica mais fácil imaginar o que compensa e o que não compensa.

Vou colocar alguns dados que coletei na internet. Podem até estar errados, mas dão uma idéia da dimensão da coisa.

Motores 2 tempos:
Rotação em marcha lenta: 3000 RPM
Rotação em alta: 40000 RPM (Modelos PRÓ)

Motores 4 tempos:
Rotação em marcha lenta: 1000 RPM
Rotação em alta: 8000 RPM

Um detalhe importante.
Devido a esta diferença de velocidade, um chassis equipado com motor 4 tempos precisa de pelo menos 4 marchas para acompanhar um carro equipado com motor 2 tempos. O desempenho seria completamente comprometido, pois o carro teria mais peso. O motor 4 tempos é bem mais pesado, se comparado a mesma cilindrada (categoria).

Já nos aeros, o motor 2 tempos é acoplado as hélices, tanto nos Helis como nos Aviões, com redução. Não sei a relação exata, mas deve ser algo em torno de 50:1.

Já com motor 4 tempos, é só acoplar a hélice, no caso dos aviões, no eixo, virabrequim. Tanto, que para ligar o motor, basta girar a hélice!!!!

Tá mais claro agora?

Bom, existe ainda a limitação de custo. Os motores 2 tempos possuem um custo de manutenção muito mais baixo que um 4 tempos. Fora a complicação de desmontar, limpar.

Se você curte um motor 4 tempos, compre um! Faça bom uso. Monte o seu auto. Você até pode acompanhar um RTR. Mas um PRÓ... Hummmmmmmmm.............

Já os motores multi cilindricos, como o que eu vi no Youtube, V8 ou V12, são motores de modelismo sim. Só que motores que você compra um kit, monta e coloca numa bancada. E brinca com ele.

Se você quiser equipar um aero, um auto, ou mesmo um barco, boa sorte.

Tenho um amigo que participou muito tempo de competições com mini bajas. Os carros usavam motores de gerador, 4 tempos. Os motores duravam 3 a 4 corridas. Sabe por que? Vibração! São feitos para ficarem parados, e não andando por aí. Estes kits de motores devem ser a mesma coisa. Já os motores 2 tempos que vem nos autos, são feitos com materiais específicos para aguentar temperatura, vibração, batida e até algumas falhas. Ok?

Espero ter ajudado.
Maxx3262
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Maxx3262 »

Heita nós!!!

Será que alguém já fez um comando rotativo para motores de carro 1/1, ou seja seriam 2 tempos e claro sem comando de valvulas?

Fico pensando, motores .21 ou .12 que chegam fácil aos 40 mil rpm's com 3HP's (.21), hoje os caras das Formula 1 pastam para chegar na casa dos 18 mil com comando eletromagnético....será que já pensaram nisso?

Estavamos pensando no dinâmometro para nossos carros, pois após as preparações de motores é necessários os testes.

Então prepara o motor, vai para pista chega não tá bom...precisa voltar e mexer e ir para pista aí chega e não tá bom....por isso de um Dina com rolete...mais a matemática tá complicada em correlacionar tanto RPM para isso de HP!!!!
Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Já ouvi falar em dinamômetro para carros 1:10. Só acho que não compensa para preparar apenas 1 carro.

Bom, só que tem uma coisa, muda um pouco a relação peso x potência para modelos de marcas diferentes.

Ainda acho que a melhor opção, é uma pista e um cronômetro. E preparar os autos um pouco antes das competições. Claro que ter mais de um motor ajuda.

Já vi pessoas falando sobre procedimentos de melhoria das janelas / portas das camisas. E medindo a melhora no cronômetro.

Volando ao motor 4 tempos, não acho interessante para autos 1:10. Só se for nos maiores, tipo 1:5... Completamente fora da realidade da maioria.
Maxx3262
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Maxx3262 »

Gazo escreveu:Já ouvi falar em dinamômetro para carros 1:10. Só acho que não compensa para preparar apenas 1 carro.

Bom, só que tem uma coisa, muda um pouco a relação peso x potência para modelos de marcas diferentes.

Ainda acho que a melhor opção, é uma pista e um cronômetro. E preparar os autos um pouco antes das competições. Claro que ter mais de um motor ajuda.

Já vi pessoas falando sobre procedimentos de melhoria das janelas / portas das camisas. E medindo a melhora no cronômetro.

Volando ao motor 4 tempos, não acho interessante para autos 1:10. Só se for nos maiores, tipo 1:5... Completamente fora da realidade da maioria.

Gazo, a preparação de motores vai muito além das janelas de admissão ou as portas das camisas. É feito e rebaixo o curso do vira, aliviada a biela e balanceado o eixo, nossa enfim! É muito coisa para ser mechida.

Quanto a quantidade tem bastante, pois é do pessoal que corre em competições. O que nós dá a chance de modificar os motores e já testar.

Pois hoje o que ocorre é dividido em duas opções:

1 - Ou preparamos vários motores com as medidas pré dispostas e levamos pra pista, mais o custo fica muito caro.

2 - Pegamos apenas um motor, mechemos e vamos para pista, chegando no dia o motor não responde o que queriamos ou teriamos de mecher em mais algo para melhorar (lapidar) - perca de tempo total pois demora muito ir para pista e voltar para a bancada, e quanto menos levar todo o maquinário para lá.

Então o dina viria para melhorar isso, seria feita a preparação e logo após testado e assim sucessivamente. Bom no final de semana na pista estaria já pronto tudo e pronto para correr.

Cada motor é cada motor, mesmo sendo a marca e modelo iguais a preparação sempre é diferente.
Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Tô ligado. Preparação de motor é uma obra de arte. Tem que ter paciência.

Acho que existe dinamômetro para testar apenas o motor, sem estar no carro. Acho que isso seria bem mais simples. Até mesmo para construir.

Não tenho detalhes do funcionamento do dina, mas não deve ser muito complexo não. O complicado seria como levantar os dados medidos por ele.

Sei que as empresas de preparação de carros 1:1 usam sistemas bem complexos, computadorizados. Onde levantam a curva de resposta do motor na hora, on-line.

Será que é muito para os nossos 1:10? hehehehehe

E o cara do motor 4 tempos? Sumiu? hehehehehehhehe
Alexpar
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Alexpar »

Huuummmm......

Isso tá me cheirando a alguma armadilha só prá tentar comprovar que:

yondaime_hokage escreveu:....outra coisa que eu ouvi dizer é q o pessoal do forum rcmasters são ignorantes com os novatos. parece que isso é verdade. bom ....

com algum intuito de denegrir o RCM e dar motivo para falarem besteiras por aí.

Digo isso pois mostrou um certo conhecimento em algumas argumentações mas, é nítido que a idéia foi espezinhar até o limite, já que tentou-se explicar as vantagens com dados técnicos claros (1+1=2), do ponto de vista econômico e de manutenção.

É.....Só pra atrapalhar.......
Acelera Ayrton!!!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Quando eu comecei no Hobby fui atrás dos motores 4 tempos. Caí do cavalo na hora que vi os valores. E tomei um tombo maior ainda quando descobri a velocidade final de um motor 2 tempos...

Essa história de 4 tempos / 2 tempos, já foi bem discutida em tópicos mais antigos.

Sobre o quesito ronco. Claro que um 4 tempos tem ronco parecido com os veículos de hoje. Já viu no Youtube, um motor V8 de modelismo? O ronco é muito parecido com um V8 de Maveco! Muito show!

Mas este motor não dá para colocar num auto. Bom, até dá. Mas não vai servir para andar junto com outros.

Vendo este quesito de barulho, eu montei alguns escapamentos para modificar o ronco dos motores 2 tempos. Minha Savage está rodando até hoje com um destes escapes. O rondo ficou tão forte quanto. Mais grosso. E claramente reduzi a sujeira que ela fazia no chassis.

Se o cara quer ter um motor 4 tempos, multicilíndrico, ótimo. O que ele não pode é que tal fabricante faça isso.

Só sei que modelismo tem várias categorias. Já procurou vídeos de tratores de modelismo? Puxando carga? São multi cilíndricos com motor 2 tempos. Tem até 4 tempos. No Brasil, eu acho, não vi esta categoria.

Aqui, dificilmente você vai ver por exemplo, disputa de Drag Racing com carros Top Fuel. Eu tava doido para arrumar um destes. Mas esbarrei nas peças de reposição...

Abraços.
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

Imagem

Imagem

Modelo RC escala 1/10 com motor tipo wankel (rotativo) da O.S. Engines, com refrigerado liquida.

Um projeto muito bem elaborado , porem apenas conceitual.
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
Responder

Voltar para “Motor”