Nova Savage XL 5.9

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela

BrenoLuiz

Savage XL não funciona

Mensagem por BrenoLuiz »

Gente, estou com um problema com minha savage xl, ela não quer pegar mais.Ela é quase nova, comprei nova, usei um pouco,amaciei e depois só andei um dia com ela.Depois disso fui viajar, fiquei 1 mês e meio sem funcionar ela, e agora ela não quer dar a partida de jeito nenhum.
Sou iniciante, então não tentei nenhuma técnica avançada como por exemplo desmontar ou coisa parecida, mas caso for preciso eu faço.
Quem puder dar umas dicas eu agradeço.

ps: Eu coloco o roto starter la, mas ela só fica fazendo barulho, não fixa nunca, e as vezes quando pega, ela fica acelerada de mais, sai andando, daí eu freio na hora e ela apaga, aí é outra luta pra pegar...
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Re: Savage XL não funciona

Mensagem por mach »

A vela está Ok? A embreagem não está com problema?
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Já sei o que vc está passando. Aconteceu com 2 dos meus autos.

A empresa a qual eu trabalho me manda viajar e fico fora mais de mês.

Quando volto, pego os autos e acontece isso.

Basta vc retirar o carburador e limpar as agulhas de alta e baixa. Desentupindo elas.

Quando o auto fica muito tempo desligado, o óleo do combustível acaba encrustrando nas agulhas, entupindo ou tirando sua uniformidade.

Basta limpar e recarburar. Super tranquilo.

Vc vai ver que depois de limpo, vai ser facinho de ligar e carburar.

Certo?

Mas faça uma limpeza cuidadosa, com tempo... Lave muito bem as peças.

Abraços.
ice.net
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ice.net »

Amigo, vc vai precisar regular o carbura dela... o fato dela pegar já diz que não é vela... demorar pra pegar é pq a linha de combustivel estava seca, sempre observe isso quando for ligar, se for o caso tampe a saida do escape com o dedo e acione o roto por algum tempo até q vc veja o combustivel na mangueira chegando no carburador, mas não coloque o aqeucedor de vela, após ter chegado o combustivel coloqueo o aquecedor e dê partida normalmente...
Agora, se quando ele pega quer sair andando e vc freia ela morre precisa acertar a marcha lenta... recomendo que procure algum modelista com mais experiencia por ai para poder te ajudar, pq por aqui vem ver ficará dificil...

Abraço,
Imagem
Ofna Ultra LX2E Mamba Blur Hiper Extra Mega Master Blaster Pumper Upper Plus
BrenoLuiz

Mensagem por BrenoLuiz »

Bem, vou tentar limpar o carburador e depois posto aqui no que deu.
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por DionisioPrado »

No caso, as respostas postadas são todas válidas, o que eu incluiria, que foi um dos erros que eu mesmo cometi várias vezes no início, é esquecer de verificar se o aquecedor de velas está com carga total, caso contrário ela também fica bastante difícil de pegar. Segundo ponto, caso não tenha como pedir ajuda a um modelista mais experiente para carburar, faça como o amigo Gazo disse acima, limpe as agulhas, e refaça a montagem do carburador com a configuração inicial indicada pelo manual, para a partir dai, refazer todo o ajuste fino do carburador novamente.

Outra dica, se vc deixou combustível no tanque e agora foi ligar, vai ter problemas, pois o combustivel fatalmente vai ter perdido suas características quimicas, ficando impossível desta forma o carro manter uma regulagem. procure, neste caso, esgotar todo o tanque, coloque combustível novo e veja como se comporta.

Sempre que for deixar o carro parado por muito tempo (mais de uma semana), esgote o tanque, faça uma boa limpeza do modelo, lubrificação adequada, conforme manda o manual e também faça uso do After-Run, para evitar oxidação das partes internas do seu motor/carburados, o que se ocorrer, vc terá problemas de riscos na camisa e pistão, com consequente perda de compressão.
Quanto ao After Run, eu sempre que paro de andar com o modelo, faço uso do mesmo, ainda que for para ficar parado apenas por 1 semana, melhor prevenir do que ter que gastar com um kit novo para recondicionamento do motor.

Ficcam aí minhas dicas.
Espero ter ajudado e fico a disposição para mais esclarecimentos.

Abços
fellipeborges
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por fellipeborges »

Caso o esquema da regulagem não funcione, dê uma olhada se a mola da embreagem não quebrou.
Abraço
Não é gambiarra, é solução de contorno
BrenoLuiz

Mensagem por BrenoLuiz »

Esse After Run é tipo um lubrificante é? Como funciona?
Desmontei o carro todinho, separei do chassi as peças, e taquei agua em tudo, menos na parte do motor, que são aquelas duas peças grandes la, nao sei o nome da parte da frente(aqui não é o carburador), posso jogar agua nessas partes? no carburador?
Amanhã eu termino de montar o carro e conto se funcionou (tomara que eu consiga montar)
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Afterrun é para proteger o motor após o uso, eu uso WD, pode ser Superlub também, tem que jogar lá dentro do motor, joga pela entrada do carburador e pela vela
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

BrenoLuiz escreveu:Esse After Run é tipo um lubrificante é? Como funciona?
Desmontei o carro todinho, separei do chassi as peças, e taquei agua em tudo, menos na parte do motor, que são aquelas duas peças grandes la, nao sei o nome da parte da frente(aqui não é o carburador), posso jogar agua nessas partes? no carburador?
Amanhã eu termino de montar o carro e conto se funcionou (tomara que eu consiga montar)
Breno,

Não lave seu motor com água, muito cuidado com água no seu motor, como vc disse, ainda não tem experiencia para tal, pode provocar corrosão precoce nos rolamentos internos do motor, melhor voce lavar o carburador com o próprio combustível e uma escova de dentes, retire as agulhas e jogue WD sem pena com a ajuda do tubinho nos orifícios das agulhas no carburador, faça isso 2 ou 3 vezes, depois seque tudo - de preferencia com jato de ar - ou um pano que não solte fiapos, e monte o carburador no motor novamente, coloque as agulhas e faça a regulagem de acordo com o manual do seu motor.
Coloque uma vela nova só pra garantir e combustível novo no tanque e siga os passos para ligar e regular seu motor, ele deverá funcionar sem problemas.

Boa sorte aí.
André Vereza
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por DionisioPrado »

BrenoLuiz escreveu:Esse After Run é tipo um lubrificante é? Como funciona?
Conforme foi dito acima, o After Run é um tipo de lubrificante sim, evita corrosão e oxidação das partes internas do motor, pode sim ser utilizado o WD no lugar do After Run, eu particularmente prefiro o AR pois tenho 2 tubos que vieram de brinde quando comprei o carro e eles duram bastante, mas nada impede de usr o WD.

Se vc desmontou o carro inteiro, como disse, não sei se chegou a retirar o motor e montante do mesmo, se este for o caso, tenha muito cuidado na hora de monta-lo, no manual da Savage, explica bem, mas mesmo assim é bom ter cautela e verificar se os parafusos estão bem apertados e se a folga entre Pinhão e Coroa estão corretas, sempre refaça a verificação após a montagem para ver se no aperto final não saiu de posição. Falo isto pois se o Pinhão e a Coroa estiverem desalinhados, quando vc colocar o motor para funcionar e for andar com o carro, vai moer as engrenagens logo na primeira acelerada, o que não é nenhum pouco interessante. Como já foi dito anteriormente, sempre que possível, busque ajuda de modelistas mais experientes para evitar danos ao modelo.

Abços, se precisar, estaremos por aqui para ajudar.
BrenoLuiz

Mensagem por BrenoLuiz »

Gente, depois de desmontar tudo, limpar e lubrificar com o maior cuidado possível, montei tudo direitinho, e quando fui testar adivinha? Não funcionou!
Agora ta pior ainda, o motor ta tipo "travado", o roto starter não gira ele, só dá um toquezinho e trava, pra nao dizer que nao gira de jeito nenhum, com mta luta ele da uma giradinha faz barulho e para de novo.Alguma coisa que eu estou esqueçendo? Obrigado pelas dicas que me deram pra limpar ele ;)
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Parece excesso de compressão, esquenta o bloco com um secador e tenta dar a partida, mas veja antes se ela não está afogada, tire a vela, vira de cabeça para baixo e dá umas rodadas no motor com o start
rbotani
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Ajuda - Troca de Marchas da Savage XL (Terceira Marcha)

Mensagem por rbotani »

aí galera....

Eu não sei se é aqui que pergunta isto, mas lá vai.

Eu comprei uma Savage XL recentemente e não estou conseguindo ajustar para trocar a terceira marcha.

Eu sei que tem 3 buracos e somente em um conseguimos configurar a troca da primeira pra segunda marcha(anexo), e a terceira, como eu faço???

Alguém poderia me ajudar???
Anexos
Buracos para a troca
Buracos para a troca
captura de tela 2010-09-04 às 21.40.13.jpg (31.41 KiB) Exibido 2117 vezes
Ricardo
BrenoLuiz

Mensagem por BrenoLuiz »

Certoo, era esse negocio aí de afogamento mesmo, na hora que eu rodei de cabeça pra baixo saiu um monte de afterrun. E depois pegou de primeira, mas na primeira acelerada do bixo(que ja saiu doido) estragou o servo, ah que raiva, troquei ele, mas sei la parece que ta virando tao pouco, não sei se são as rodas novas também..
Agora os problemas são, ele só sai arrancando, ja tentei mecher na agulha, ou ele pega e apaga em seguida, ou pega e sai correndo.
E sempre quando eu freio ele apaga.
Responder

Voltar para “Off-road”