REGULAGEM MOTOR DO FAZER

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

rgarciadacosta

REGULAGEM MOTOR DO FAZER

Mensagem por rgarciadacosta »

OLÁ GALERA DA RC, COMPREI UM KIOSHO FAZER, AQUI MESMO COM O ALISSON DE BH. ONDE EU MORO TO SOZINHO NO HOBBY, E ESTOU COM UMA DIFICULDADE NA REGULAGEM DO MOTOR. NÃO CONSIGO REGULAR A LENTA DELE, TODA VEZ QUE PRECISO USAR O FREIO ELE MORRE. JÁ FIZ TODAS AS REGULAGENS QUE O MANUAL ENSINA, CARAMBA O CARRO FICOU UM CANHAO PRA RODAR, POUCA FUMAÇA ACELERANDO BASTANTE, CORRENDO BEM MESMO. MAS TENHO ESSE INCONVENIENTE QUE TÁ ME DEIXANDO P DA VIDA
SERÁ QUE ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA, POR QUE PRA MIM FALAR COM ALGUEM DO HOBBY PESSOALMENTE TA DIFICIL.

DESDE JÁ, AGRADEÇO A TODOS
CARROS RC - "Brinquedinhos" de gente grande
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: REGULAGEM MOTOR DO FAZER

Mensagem por Abib »

Dica #1: Nao Grite.. É deselegante com seus companheiros de Forum

Dica #2: Já verificou se o parafuso de regulagem de abertura do Ar não está fechando ao frear?

Dica #3: Já desmontou a embreagem e verificou a mola?
rgarciadacosta

DESCULPA, NÃO ENTENDI A DICA 1, VC DIZ O PARAFUSO DA MISTURA DA LENTA?
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

De novo. nao GRITE. Desligue o Caps Lock do seu teclado.

O parafuso em questão é o que limita o fechamento da entrada do ar do motor.
rgarciadacosta

abib escreveu:De novo. nao GRITE. Desligue o Caps Lock do seu teclado.

O parafuso em questão é o que limita o fechamento da entrada do ar do motor.
hehehe, agora eu entendi o que é gritar.
O parafuso em questão é o que limita o fechamento da entrada do ar do motor

Esse motor tem 3 parafusos, o da agulha do carburador, o mistura da marcha lenta e o da lenta. Quando eu comprei o combustível, o cara da loja falou que já que esse carro tava rodando, eu não precisaria mecher no parafuso da lenta, só no dá mistura, pois ela já era um carro que estava rodando. Mas mesmo assim, não consegui, fazer ele andar bem com um ronco mais fino e sem muita fumaça, isso eu consegui, agora a lenta ainda não. Ah, mais uma coisa, o carro era de BH, e eu moro em Ibaiti, cidade do interior do PR, 150km de Londrina, não sei se isto refresca em alguma coisa pra tentar descobrir o problema, é que o pessoal fala muito de dificuldade conforme o clima de cada lugar.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Nao só alteração de clima de cada lugar, mas um carro ajustado pela manhã já pode não ter o mesmo rendimento à tarde..

Pra isso, é bom sempre entender o funcionamento do carburador, para que possa ajusta-lo corretamente.

A numenclatura que você está utilizando não está certa..

Existe a agulha de alta, a agulha de baixa, Parafuso de entrada do ar e em alguns casos, parafuso de Spraybar..
Alysson_BH
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Alysson_BH »

Opa, como vai, blz? fico feliz que pos o bichinho pra rodar como te falei. A regulagem se faz como o abib falou mesmo, este motor GX15 tem três parafusos, no alto dourado é o de alta, que faz a fumaça sair, gordo na linguagem de automodelismo. Logo abaixo dela existe um parafuso menor e preto, agulha de baixa, regula a quantidade de ar, geralmente no kyoscho fica com uma volta e meia a duas 1 /12 ou 2, responsável pela lenta. Agora no seu caso, existe um parafuso preto do lado contrário ao de lenta, está bme visível, de fenda preto, ele regula a abertura do carburador. Qdo vc freia e o carro morre é sinal que o servo empurra o êmbolo todo fechando a entrada de combustível, aí o carro morre.
O correto é a abertura do carburador visto lá dentro estar numa abertura boa, para que vc ao freia não feche todo o êmbolo, entende? Deve ficar uma abertura sempre. Para que este parafuso fique mais aberto, abra sentido anti-horário, para fechar sentido horário, no seu caso é sentido anti-horário. Acho que assim ajuda, mas tenha paciência, o acerto de motor e carburação é difícil mesmo, ainda mais para um novato e sozinho. Mas já é um bom começo vc ter ligado o carangop sozinho e andado bem. Observe se sai fumaça do motor é um bom sinal que está sendo lubrificado, ande meio "gordinho" com ele aumenta a vida útil. Abraços.
Off road sem poeira? nem pensar!
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Vamos lá, vou lhe mostrar uma configuração padrão para o motor funcionar:

Esse é o carburador:

Imagem

Na foto 1:
Ajuste por aquele parafuso indicado a abertura de ar, deixe entre 0,6mm ~ 1mm

Na foto 2:
Ajuste a agulha de alta (High Speed Needle), feche ela totalmente no sentido horário, apartir daí gire o parafuso 3,5 voltas no sentido anti-horário
Agora a agulha de baixa (Low Speed Needle) feche ela totalmente no sentido horário, apartir daí gire o parafuso 2 voltas no sentido anti-horário

Pontos a serem verificados tb:
- Nenhuma obstrução na linha de combustível;
- Nenhuma obstrução na linha de pressurização do tanque (pipa > tanque);
- Vela boa, se possível teste uma outra, apesar dela "acender" não indica que ela está ok;
- Aquecedor bem carregado;

Ajustes finos no carburador serão necessários para bom desempenho, leia o tópico:
ACERTO DE MOTOR

Vai no site do fabricante, baixe os manuais e leia-os, terá mtas informações importantes.
rgarciadacosta

Bom dia galera, fico muito agradecido da atenção que vcs estão dando a minha dificuldade, provavelmente eu só vou conseguir mecher nele no fim de semana, mas com certeza, vou tentar aplicar todas essas dicas que estão me passando. Como eu to sozinho aqui no hobby, só assim mesmo pra mim tentar conseguir acertar o carango. Mais uma vez, obrigado, e a galera que tiver mais dicas aí, podem passar, informação é sempre bem vinda..
Qdo o bichinho tiver bem acertado eu conto pra vcs!!
Responder

Voltar para “Motor”