3° canal de rádio

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

laerciobarquetta

3° canal de rádio

Mensagem por laerciobarquetta »

Pessoal, até dei uma procurada pelo forum antes de abrir o tópico, mas sabem como são os novatos né? Um saco!

Estou procurando um rádio novo para o meu Inferno GT, e gostei de va´rios modelos discutidos nos tópicos, principalmente os Spektrum. O problema é o preço e a decisão quanto à necessidade ou não do 3° canal e da telemetria. Portanto peço que me ajudem a entender algumas coisas:

- Qual o uso prático do 3° canal? Já vi gente usando para acender faróis, e coisas do gênero, mas gostaria que me apontassem como isso pode ser interessante para um cara que só quer andar com o carrinho sem grandes pretenções. Pergunto, pois nos helicópteros há a possibilidade de fazer "mixagem" com os canais, o que representa um recurso mais útil e não tão estético;

- O rádio é um transmisor, certo? Como ele recebe então os dados de telemetria? Existe alguma ligação entre essa função e o 3° canal? Pergunto, pois achei um Spektrum de 2 canais com telemetria, que está se apresentando uma opção bem interessante.

Desculpem as perguntas caso já existam e eu não tenha achado.
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: 3° canal de rádio

Mensagem por Abib »

1. Se for para um Inferno GT, não precisa de um terceiro canal. As vezes, um 3º canal pode ser utilizado mixado com o canalo do freio, onde se quer diferentes cargas de frenagem nos eixos dianteiros e traseiros, em automodelos que dispoem deste artifício, que não é o caso do GT..

2. Sim, ele é um transmissor.. Mas mais do que isso, ele é um comunicador de rádio-frequencia.. Ele pode sim receber sinais enviado por qualquer outra fonte de RF, incluside do receptor, que pode enviar sinais de telemetria de volta para o rádio.. Ele não tem nada a ver com o 3º canal do rádio..
laerciobarquetta

Mensagem por laerciobarquetta »

Muito obrigado pela explicação abib. Aparentemente o 3° canal não vai trazer nada de realmente útil ao inferno GT.

No caso dos rádios com telemetria, acredito então que podem ser chamados de transceptores (transmisor e receptor dentro da mesma unidade)
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Uma utilidade comummente usada para o terceiro canal é o engate da marcha ré, em alguns modelos específicos, como na Revo
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Sim, poderia, mas não são para não complicar..
Responder

Voltar para “Rádio”