Cabeçotes quebrando aletas - 12tz e 18tz

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Cabeçotes quebrando aletas - 12tz e 18tz

Mensagem por schlickmann »

O que pode levar um cabeçote a trincar as aletas?

Já é meu segundo cabeçote que trinca, acho que não é coincidencia e também nao é mau uso, pois conheço mais 4 pessoas que aconteceu o mesmo problema todos eles foram motores da O.S 12TZ e um deles 18TZ.

Imagino que seja devido a vibração e fadiga do material pelo esquenta-esfria a que essas peças são submetidas.

A solução que fiz foi usar um cabeçote de motor RTR comum, mandar tornear pra entrar a espoleta e estou usando hoje sem problemas

Além destas aletas que quebraram mais 3 ou 4 aletas já estão trincadas e prontas para quebrarem também.
Editado pela última vez por schlickmann em 15 Mai 2007, 10:26, em um total de 1 vez.
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Re: Cabeçotes quebrando aletas - 12tz e 18tz

Mensagem por nicotari »

schlickmann,

As aletas se quebram pelos seguintes motivos:

1) Peças soltas (motor ou o proprio dissipador) que geram vibração excessiva.
2) Pancadas
3) O mais provável: tratamento excessivo (anodização ou decapagem). Como o processo de fabricação é fusão simples, ele é poroso demais, o que permite aos tratamentos acima enfraquecerem o material. O seu parece jateado ou anodizado natural, e acho que é por aí.
ma chi ca... me lo fa fare?
denis.roschel
Moderador
Moderador

Mensagem por denis.roschel »

Infelizmente isso acontece com TODO OSTZ !!!!

As aletas são mais finas que os outros motores...E com o uso quebra mesmo...

E outra coisa que também quebra no OSTZ, é p parafuso da lenta...Quebra metade da cabeça...

Nem pense em comprar outro cabeçote da OS, é carissímo!!! Quando vi, na aeromodelli estava R$250,00 !!! Ainda sem contar o lucro da loja!

O parafuso também é bem carinho por ser um parafuso, mas pelo menos não é um absurdo...
schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

heheheheh meu parafuso da lenta também já quebrou.

E pior que nao tem como dar um jeitinho brasileiro pra poder ir usando até chegar o outro parafuso.

Esses problemas dos TZs podem até tornar melhor opção a compra de outros motores mais "caros" e que não tenham esses problemas.
schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Nesse final de semana no campeonato paranaense quebrou meu terceiro cabeçote. dessa vez foi o cabeçote roxo da foto acima (cabeçote de motor RTR torneado pra caber no 12tz), mas agora não foi as aletas e sim o cabeçote inteiro, só sobrou 2 aletas (proximo da vela) o resto caiu fora inteiro :(

O termo insulator (bucha que vai entre o bloco e o carburador e que impede o calor de passar ao carburador) também deu dor de cabeça, na semi final caiu o carburador 2 vezes... se apertar demais mói o insulator e se apertar pouco ele cai, que droga...

vi que alguns cabeçotes da WASP tambem quebram do nada... por sorte eu ainda tinha uns restos de outros 12TZs e consegui continuar a corrida...
astrix
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por astrix »

Por esse e por outros motivos eu prefiro milhoes de vezes mais
a marca novarossi ali vc pode afina sen falta q o motor nao reclama corre uma corrida fritando e nao apaga!!!isso sim é motor!!!uahauhua!!!apesar de ser pouco mais cara so q nao quebra igual tz novarossi é a marca de motores pelo menos pra mim!!!
mas gosto é gosto!!!!

abraços
Responder

Voltar para “Motor”