Pilhas Recarregaveis

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach

edynos

Pilhas Recarregaveis

Mensagem por edynos »

Olá, se alguém poder me ajudar eu agradeço, me falaram no ibirapuera que as pilhas recarregaveis não são recomendavel para carrinhos de controle, gostaria de saber se isso é realmente verdade, ou se não tem nada a ver... disse que no controle até pode mas no carrinho não pode por causa da Mah alta da pilha...

Agradeço desde já!
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: Pilhas Recarregaveis

Mensagem por rasta_man »

É verdade sim! Pilhas recarregáveis tem apenas 1.2v cada... Colocando as 4 que vão na caixinha do carro o dá um total de 4.8v, o que deixa os servos com menos força e mais lentos.
Mas se for para usar no rádio nao tem problema.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

... A não ser se vc usar um pack com 5 células... Dai vc chega nos 6volts requeridos
edynos

Mensagem por edynos »

Ai simmm... valeu mesmo.... ja que o fato é veritico vou colocar no carrinho DURACELL mesmo... rsrsrsrsrsrs

Valeuuuuuuuu
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por DionisioPrado »

edynos escreveu:Ai simmm... valeu mesmo.... ja que o fato é veritico vou colocar no carrinho DURACELL mesmo... rsrsrsrsrsrs

Valeuuuuuuuu
Como o carro consome mais que o rádio, pois a energia tem que movimentar os servos, recomendaria comprar um pack de 5 celulas para o carro, é muito mais vantajoso, vc fica com os servos bastante rápidos, funcionando à 6V e demora muuuuito tempo para acabar a carga, pois a mAh é bam mais alta que das pilhas alcalinas convencionais.

O que acontece com o uso das recarregáveis, não é pelo fato da corrente (mAh) ser mais alta e sim por conta da tensão (voltagem) ser mais baixa, enquanto as pilhas alcalinas novas tem 1,5V cada (logo 4 em série resultam teoricamente em 6V), as recarregáveis tem 1,2V cada (4 resultariam teoricamente em 4,8V apenas).

Se colocar 5 das recarregáveis em série, vc terá os 6V para movimentação dos servos e alimentação do receptor e terá uma mAh bem alta (se pegar um pack de 2000mAh ou mais), resultando em um run-time excelente.

Abços
alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por alex.urias »

acredito que 1,5 das alcalinas fique bom mesmo só no incio, pois percebi diferença dentro de um tempo de uso..

segue matéria de um site...

as pilhas comuns têm 1,5V de voltagem apenas quando novas. Com o uso, elas vão descarregando gradualmente até ficarem totalmente sem carga (e irem para o lixo). Pilhas recarregáveis fornecem os 1,2V constantes por praticamente todo o tempo enquanto tiverem carga. Esta diferença de voltagem não influencia a maioria dos equipamentos eletrônicos, tais como câmeras digitais, GPS, brinquedos etc., pois esta voltagem se mantém constante e bem acima da média necessária para o bom funcionamento do aparelho.
Outra diferença das pilhas recarregáveis e que elas mantêm os 1,2V por praticamente todo o período de carga. Ou seja, enquanto uma pilha comum vai perdendo carga até descarregar completamente, as pilhas recarregáveis mantêm o mesmo nível de 1,2V praticamente até o fim. Isso significa que elas não vão ficando "fracas" como as pilhas comuns — isso implica que, quando um aparelho informa que a voltagem de uma pilha recarregável está baixa, é melhor correr para recarregá-la pois certamente a carga está mesmo no fim!

fonte: http://pilhas-recarregaveis.com.br/faq/ ... aveis-1,2v

FELIZ NATAL , e muito nitro pra nós....
Não Tema
jpzulian
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por jpzulian »

Mais um motivo para se usar packs de 5 células.
Imagem
saldanha
Piloto
Piloto

Mensagem por saldanha »

Desculpe minha ignorancia...hehe

Mas onde encontro esse pack com 5 pilhas recarregáveis?...

Na internet eu só achei com 4...

Alguem pode dar uma dica?

Vlwww

Abs

Felipe Saldanha
PARA FOTOS: felipe.sm@ig.com.br
MSN: desconhecido_dollar@hotmail.com
Site Admin

Mensagem por Abib »

DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

saldanha escreveu:Desculpe minha ignorancia...hehe

Vlwww

Abs
Assim como a loja citada pelo amigo Abib, que diga-se de passagem é uma excelente loja, podes procurar em sua região por lojas de hobby especializadas em automodelismo, a grande maioria delas tem packs à venda, se não forem todas. Para tanto "Google it".
Uma dica, pelo que vi vc é de Guarulhos, tente jogar na busca Lojas Hobby Guarulhos, ou então, Automodelismo lojas guarulhos.

Abços
lukinhas

Mensagem por lukinhas »

Galera e se eu colocar um com 6 células ?
alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

DionisioPrado escreveu:
saldanha escreveu:Desculpe minha ignorancia...hehe

Vlwww

Abs
Assim como a loja citada pelo amigo Abib, que diga-se de passagem é uma excelente loja, podes procurar em sua região por lojas de hobby especializadas em automodelismo, a grande maioria delas tem packs à venda, se não forem todas. Para tanto "Google it".
Uma dica, pelo que vi vc é de Guarulhos, tente jogar na busca Lojas Hobby Guarulhos, ou então, Automodelismo lojas guarulhos.

Abços
Mas
neste packs por onde que se da carga na pilha,, deste eu nunca comprei.
Não Tema
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

lukinhas escreveu:Galera e se eu colocar um com 6 células ?
Provavelmente vc irá queimar seu receptor de rádio e servos... O cálculo é bem simples, com as "pilhas" (ou células, como são chamadas) ligadas em série, vc deve somar a tensão e manter a corrente fixa, logo, um pack com 5 celulas, de 1,2V e 2000mAh, vc terá no pack, 6V (1,2 X 5) e 2000mAh. Já se a ligação do pack com celulas em paralelo, soma-se as corrente e mantém a tensão fixa, no mesmo exemplo acima, teriamos então um pack de 1,2V com 10000mAh.

Já no caso de vc colocar 6 celulas de 1,2V ligadas em série, vc terá uma tensão total de 7,2V, o suficiente para "fritar" seu receptor e seus servos.... Se sua intenção com o aumento de celulas for simplesmente ter um maior tempo de uso, sem ter de recarregar (ou maior run-time), basta vc pegar a corrente mais alta que conseguir para as celulas individuais, por exemplo, um pack com celulas de 800 mAh te dará um run-time de aproximadamente 90 minutos em uma Savage X, já com um pack de 2000 mAh (ou seja, com cada celula individual de 2000mAh) vc terá um runtime de mais de 3 horas ou mais de 180 minutos. :wink:
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

alex.urias escreveu:...
Mas
neste packs por onde que se da carga na pilha,, deste eu nunca comprei.
Quando se trabalha com pack's vc deve ter um carregador específico para carga daquele tipo de pack, onde ele fornecerá a tensão e corrente corretas para a carga do pack específico, ou então, lançar mão de um carregador do tipo Imax B6, no qual vc carrega qualquer tipo de bateria, seja ela de NiMh, NiCd, LIPO ou PB, ele reconhece automaticamente o número de celulas do pack que foi conectado e vc escolhe o tempo de carga, que pode variar de 15 a 20 minutos (carga ultra rápida) até várias horas, em carga lenta, que irá preservar a vida útil do pack. Ele tem também outras funções bem legais, como reconhecimento de packs em curto, inversão de polaridade nas ligações do pack, evitando danos ao pack e também ao carregador, função de ciclagem dos packs, ou seja, ele primeiro irá descarregar o pack inteiro para depois começar a carregar automaticamente (o que também é excelente para aumentar a vida útil do pack)e detecção automática de carga total, onde ele desliga automaticamente o carregador quando o pack atinge sua carga total.

Um carregador simples, para carga apenas de um tipo de pack hoje, se encontra na faixa de preços de R$40,00 à R$80,00, dependendo da capacidade e velocidade da carga que será dada, já um IMAX B6, vc encontra com preços de R$120,00 à R$150,00 ou até R$200,00 se for com fonte 110V embutida. O preço é realmente mais alto, mas em termos de custo-benefício, o IMAX sai muuuito mais em conta do que um carregador simples. Por exemplo, se vc tiver um pack de NiMh e outro de NiCd, vc teoricamente teria a necessidade de 2 carregadores, já com o IMAX vc carrega os 2 sem se preocupar com mais nada...
alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

Valeu Dionisio pela explicação,
Não Tema
Responder

Voltar para “Outros”