VEla: Quanto apertar?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

marsan29
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: VEla: Quanto apertar?

Mensagem por marsan29 »

Gosto da indicação do Abib! Encosta primeiro, sem apertar, e depois aperta "meio de leve" (no meu caso acredito que deve dar 1/8 de volta na chave de vela). O anel por ser de cobre, vai absorver (amassar) e evitar carga muito grande na rosca, desde que não seja uma carga excessiva. Outros pontos que acho importante: 1) Evite apertar a vela com o motor quente (metais com temperatura podem fundir); 2) Para ver se ficou legal o aperto "meio leve" veja se não perdeu compressão e analise sobre o cabeçote ao lado da vela se não tem vazamento de óleo.
Kamarat_Soviet
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Kamarat_Soviet »

Kamarat_Soviet escreveu:Minha vela (GXR15) está encaixando torta na rosca do motor.

Tá uma mer**, começou a vazar combustível por cima do cabeçote. Ja vi que a rosca foi para o inferno. O carro estava voando baixo, até desconfiei, quando parei não deu outra: 153°C, motor com mistura miserável (abaixo da linha de pobreza), provavelmente porque o comb. vazava por cima.

Tem conserto isso ou só trocando o motor?
Alguém tem alguma dica de como proceder para corrigir isso?

Tem que desmontar o motor todo?

Abs
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Troque o cabeçote..
igormory

Mensagem por igormory »

Ricardo_Floripa escreveu:heheheh, e agora, 1 voto para apertar bastante e 2 votos para não apertar tanto. O que causa de espanar a rosca, é trocar a vela com motor quente então?
Li isso tarde de mais, tirei a vela com o motor quente e pra por de volta ..... já era não entrou nao.
Londrina. Qual a diferença entre HSP e HPI?
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Pessoal, quando trabalhar com blocos de alumínio, tomem cuidado para não tirar a vela com o motor quente. Isso é válido tanto para automodelos quanto para 1:1.

Já ouvi casos, pode ser apenas mito, de sair a rosca junto. O que eu já vi é deformação.

No caso de a rosca ter danificado, faça como o Abib comentou: "Torque o cabeçote".

Só um conselho, como os cabeçotes são de alumínio, o motor esfria rapidinho! Em caso de problemas, toma uma água, joga uma conversa fora... Quando for ver, o motor tá frio!

Abraços!
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
FlavioGP
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FlavioGP »

Como já foi fito:
encosta e aperta 1/8 ou 1/4, no máximo. De acordo voce vai usando, ela da um aperto (não, não tento tirar quente).
Várias vezes já vi vela bem apertada sendo que eu não apertava tanto daquele jeito..

Abraços!
Responder

Voltar para “Motor”