Velas

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

luri
Piloto Sport
Piloto Sport

Velas

Mensagem por luri »

Galera eu ja sei mais ou menos como funciona as velas mas alguem poderia me ajudar falando qual diferença da fria pra quente...
Mtx3 Prospec ..... Novarossi Mt12.......Futaba.....
magris4
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Velas

Mensagem por magris4 »

A VELA FRIA VC TEM UM POQUINHOS MAIS DE ROTAÇÃO, MAS DE DIFICIL REGULAGEM, ENQUANTO A QUENTE VC TEM UM POQUINHO MENOS DE ROTAÇÃO E DE FACÍL REGULAGEM!
O PESSOAL AQUI DO FORUM, ACHO QUE PODE TE EXPLICAR MELHOR, SOU UM POUCO LEIGO NO ASSUNTO
denis.roschel
Moderador
Moderador

Mensagem por denis.roschel »

A fria você usa em dias quentes...
A quente você usa em dias frios...

Quanto mais quente a vela, mais cedo ocorre a combustão,ok
enaresse
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por enaresse »

Não sei se a logica está correta mas pelo menos em carros é assim que funciona.Ou seja com a vela quente o pistão comprime menos até a combustão e a vela fria o pistão comprime mais ou seja deve dar um pouco mais de potencia devido ao aumento da pressão na camara de combustão
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

Ai Jesus! Pessoal, menos afirmações e mais informação!

Alguém ja pegou uma vela fria e uma quente e olhou pra ela por meia hora pra saber ao menos como é feita e do que é feita?
Axiste uma diferença basica entre uma Vela de ignição e uma vela Glow de RC.
Velas de ignição: Feitas com metal e cerâmica e eletrodos que podem variar entre platina, ouro paladium, metais duros como inox e ainda tungstênio. O grau térmico é determinado pela capacidade de dissipação de calor durante o primeiro momento da explosão, daí, o motivo de se usar velas mais frias em motores de competição que tem maior taxa de compressão e que giram mais alto. Essas velas , porém se queimam com facilidade se usadas em baixas velocidades, onde o excesso de combustível gera um curto-circuito nas mesmas. Existem velas de graduação 5 (os fuscas mais antigos, por exemplo) até velas 13,5 usadas na F1 e nas motoGP (dependendo da situação).

Velas Glow: Uma peça de metal tratado como aço comum, ou ainda de inox (as melhores), com uma pequena arruela de vedação em cobre e uma resistência que pode ser feita de arame de tungstênio ou platina (mais comum) retorcidos em forma helicoidal. O fechamento disso tudo é feito da forma mais artesanal possível em qualquer fabrica, por um operário comum, com uma prensa fuso, ou seja, aquelas que vc gira a manivela e ela desce em forma de parafuso. No caso dessas velas glow, o seu grau térmico é representado somente e simplesmente pela espessura deste arame. Caso alguém tenha tido a simples e banal curiosidade de olhar duas velas de graus diferentes, notará que as velas mais quentes têm o filamento mais fino e as mais frias, o inverso (coloquem o acendedor nas duas e veja a diferença do brilho da luz gerada pela incandescência). Agora vou deixar vocês pensarem um pouco e descobrirem o por que disso...eheheheheheh senão fica fácil demais, afinal meu espirito de bom-samaritano não está tão desenvolvido assim...eheheheheh
Pra não ficar sem definição: Uma vela mais quente, exige mais combustível (que é necessidade em algumas situações), senão faz o motor fritar. Logo, a troca de velas nos motores de hoje é uma bobagem, quando a temperatura e umidade aqui varia muito pouco (radicalmente). Entretanto se tiver que recomendar algo pra alguém, digo sempre: Velas 7 nos on road e 8 somente em situações extremas. Abaixo disso (5 e 6) somente em off road.
ma chi ca... me lo fa fare?
SalvadoriRacing
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por SalvadoriRacing »

apenas desmistificando uma mania errada que a maioria das pessoas tem:

"está frio, ótimo, posso afinar mais o motor"

isso é errado, pois o ar frio é mais denso e portanto num dado volume de ar, a concentração de oxigênio é maior..........

bom, vamos ao ponto que isso diz respeito a velas:

uma vela fria usada corretamente é capaz de queimar uma mistura X de ar+ combustivel........
ocorre que há uma queda considerável da temperatura ambiente, portanto o ar é mais denso e considerando a mesma carburação vc agora tem mais O2 na mistura e portanto o a carburação empobreceu sem vc mexer em agulha nenhuma.............

agora já sabendo que no frio não se afina carburação, vc vai engordar a agulha de alta pra reajustar o volume de combustível para a nova condição do ar ambiente..........e finalmente, a vela fria não mais será capaz de queimar a quantidade a mais de combustível que agora chega na câmara de combustão..........

é aí que entra uma vela mais quente, que será capaz de queimar perfeitamente uma mistura com a carburação mais rica e fazer o motor render o máximo novamente........

para a variação de umidade o procedimento é equivalente........(mais umido significa o óbvio, que é para um dado volume de ar, agora tem-se água, e portanto menos O2 da mesma maneira)........
www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS
Responder

Voltar para “Motor”