Imax com problema??? escolha de outro carregador?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho
Imax com problema??? escolha de outro carregador?
Então pessoal... tenho reparado umas coisas estranhas na hora de carregar e descarregar minhas baterias.
primeira coisa que notei:
minha primeira carga da bateria de 5800 pegou 6200 (não sei se tem que botar pra limitar em 5800 na hora de carregar ou se o carregador ta marcando errado)
Segunda: eu andei uns 15 min com o carro e a bateria nao acabou, ai enchi o saco e fui botar para descarregar e dps botaria para carregar storage. quando fui por para carregar a voltagem ainda tava em mais de 15 V, e ponho para descarregar a 1A mas fica em 0,4A + -.
ontem tava descarregando e carregando minhas baterias de nimh (do Rx do nitro) e eu não sei se é por elas estarem paradas desde o ano passado ou se é o carregador. os ciclos que dei estavam meio toscos.. tipo, descarregava mais de 1000mah e carregava 50.. dps descarregava um pouco mais e ai carregava bem...
só que observando o display do carregador a tensão ta variando muito.....
e ai pessoal sera que o carregador se foi?
==========================
agora vem a outra parte da enquete....
para eu escolher um outro carregador.... eu não sei qual escolher!!!
não conheço as marcas...
Tive vendo os carregadores Team orion, pq eu conheço a marca...
mas vi na amain, alguns que parecem o B6, até o tal Bantam.
Vi hyperion e outros... alguem tem uma dica?
minha primeira carga da bateria de 5800 pegou 6200 (não sei se tem que botar pra limitar em 5800 na hora de carregar ou se o carregador ta marcando errado)
Segunda: eu andei uns 15 min com o carro e a bateria nao acabou, ai enchi o saco e fui botar para descarregar e dps botaria para carregar storage. quando fui por para carregar a voltagem ainda tava em mais de 15 V, e ponho para descarregar a 1A mas fica em 0,4A + -.
ontem tava descarregando e carregando minhas baterias de nimh (do Rx do nitro) e eu não sei se é por elas estarem paradas desde o ano passado ou se é o carregador. os ciclos que dei estavam meio toscos.. tipo, descarregava mais de 1000mah e carregava 50.. dps descarregava um pouco mais e ai carregava bem...
==========================
agora vem a outra parte da enquete....
para eu escolher um outro carregador.... eu não sei qual escolher!!!
não conheço as marcas...
Tive vendo os carregadores Team orion, pq eu conheço a marca...
mas vi na amain, alguns que parecem o B6, até o tal Bantam.
Vi hyperion e outros... alguem tem uma dica?
Re: Imax com problema??? escolha de outro carregador?
Suas baterias NiMH já foram pro vinagre..
Vc pode até tentar melhora-las fazendo uma série de uns 5 ciclos carregando e descarregando a 0,5C para tentar melhorar, mas a eletrólise das baterias já está problemática..
Lembre-se que o carregador é inteligente e não adianta forçar a descarga dele acima do que ele permite, pois ele vai até onde lhe é possível..
Estas baterias de 6200 eram o que, e de quanto?
Vc pode até tentar melhora-las fazendo uma série de uns 5 ciclos carregando e descarregando a 0,5C para tentar melhorar, mas a eletrólise das baterias já está problemática..
Lembre-se que o carregador é inteligente e não adianta forçar a descarga dele acima do que ele permite, pois ele vai até onde lhe é possível..
Estas baterias de 6200 eram o que, e de quanto?
então, tirando o paragrafo que falei das niham as outras eram lipo de 4s 5000 e 5800.
a que foi até 6200 foi a de 5800
a que foi até 6200 foi a de 5800
- mach
- Moderador

- Contato:
Minhas lipos sempre pegaram mais carga que o especificado...
Pega um medidor e verifica a tensão de cada célula, se estiver tudo ok, não estiverem aquecendo demais, estufando, não tem nada a temer, realmente entrou 6200...
Pega um medidor e verifica a tensão de cada célula, se estiver tudo ok, não estiverem aquecendo demais, estufando, não tem nada a temer, realmente entrou 6200...
- guilcm123
- Piloto Advanced

Vc comprou o seu carregador aonde? É que acho estranho e até engraçado...su3zero escreveu:Então pessoal... tenho reparado umas coisas estranhas na hora de carregar e descarregar minhas baterias.
Na hobby king tem dois tipos de IMAX B6 à venda, por preços diferentes... um original, e um que é cópia... isso mesmo, o próprio site da hobbyking informa que esse modelo cópia não tem a mesma precisão e confiabilidade do original... será que o seu não é um desses?
Pior é que comprei um pelo ebay na China, paguei US$ 24,00 com o frete... ainda tá chegando... e depois que eu vi que tem IMAX B6 "piratas" circulando por aí... ainda não sei se o meu é pirata ou não... mas pelo preço que paguei... xiii... vamo ve quando chegar...
Mugen MBX-6 ECO
comprei no ebay... a um tempo atras... é um azul...
na verdade eles parecem ser todos iguais.. imax, o venon, e outros milhares...
pelo que sei esses são copias do bantam b6....
=====
aquecer elas nao aquecem.... eu ponho pra carregar no max a 1.5A
eu nao to confiando nas leituras de tensao, uma lipo de 4s andando uns 15 minutos e ainda tem mais de 15V?
se a leitura de tensão não estiver ok, a carga não vai ser eficiente
eu comprei uns loggers para as baterias, mas ainda vai demorar a chegar. acho que com ele poderei ter mais precisão nas medições....
na verdade eles parecem ser todos iguais.. imax, o venon, e outros milhares...
pelo que sei esses são copias do bantam b6....
=====
eu nao to confiando nas leituras de tensao, uma lipo de 4s andando uns 15 minutos e ainda tem mais de 15V?
se a leitura de tensão não estiver ok, a carga não vai ser eficiente
eu comprei uns loggers para as baterias, mas ainda vai demorar a chegar. acho que com ele poderei ter mais precisão nas medições....
- guilcm123
- Piloto Advanced

Segue os links da hobbyking:
IMAX Genuíno
IMAX B6 Cópia
Aparentemente (pelo menos pelas fotos) visualmente não há diferença entre os dois carregadores...
IMAX Genuíno
IMAX B6 Cópia
Aparentemente (pelo menos pelas fotos) visualmente não há diferença entre os dois carregadores...
Mugen MBX-6 ECO
- mach
- Moderador

- Contato:
Visualmente o original tem um selo holográfico:

Mais infos:
http://www.skyrc.com/index.php?route=pr ... oduct_id=9
http://www.skyrc.us/antifake/indexen.php
http://www.skyrc.com/

Mais infos:
http://www.skyrc.com/index.php?route=pr ... oduct_id=9
http://www.skyrc.us/antifake/indexen.php
http://www.skyrc.com/
acho que esse olograma é facilmente copiado.
vou ver se pego um carregador emprestado pra testar....
nao quero por as lipos num carregador que eu nao confio....
=====
se fosse pra comprar um carregador legal, que marca voces recomendam?
vou ver se pego um carregador emprestado pra testar....
nao quero por as lipos num carregador que eu nao confio....
=====
se fosse pra comprar um carregador legal, que marca voces recomendam?
- mach
- Moderador

- Contato:
...su3zero escreveu:
É fácil condenar o carregador..
Mas antes de condenar sem ter provas (ato que eu acho muito infantil) antes é bom saber o que está acontecendo..
Vc está carregando uma bateria de 5800mAh a 1,4Ah? Isso dá menos de 0,3C..
A eficiencia coulometrica de uma Lipo não é de 100%.. Se vc carregar nesta taxa, perdas irão acontecer e o carregador vai passar da capacidade tranquilamente..
Aprenda antes como tudo se comporta antes de condenar um carregador.. Eu usei um B6 por 4 anos e nunca tive nenhum problema com ele, pois sabia que em 99% das vezes a cagada era minha, e não do equipamento..
Mas antes de condenar sem ter provas (ato que eu acho muito infantil) antes é bom saber o que está acontecendo..
Vc está carregando uma bateria de 5800mAh a 1,4Ah? Isso dá menos de 0,3C..
A eficiencia coulometrica de uma Lipo não é de 100%.. Se vc carregar nesta taxa, perdas irão acontecer e o carregador vai passar da capacidade tranquilamente..
Aprenda antes como tudo se comporta antes de condenar um carregador.. Eu usei um B6 por 4 anos e nunca tive nenhum problema com ele, pois sabia que em 99% das vezes a cagada era minha, e não do equipamento..
Abib, eu ja posto aqui a um tempo, e vc deve saber que não sou de fazer essas coisas. Eu nao condenei o carregador.. se o tivesse feito nao ia vir aqui perguntar, iria logo ter comprado outro e pronto.
Por isso vim aqui pedir informações... e tambem pesquisar opniões sobre um futuro carregador, caso o meu tivesse com problema.
postei aqui as coisas que tenho visto acontecer com o carregador e minhas baterias.... vim pedir ajuda para tentar resolver... Se eu não precisar comprar outro, melhor ainda, essa é minha intenção.
O que vc me recomenda fazer para tentar solucionar o meu problema?
aumentar a carga da bateria, carregar em 0,5C?
As baterias de NIMH (uma protek, uma generica e uma Orion) eu faço o cliclo com 0,8A de carga e 0,8A de descarga.
valeu
Por isso vim aqui pedir informações... e tambem pesquisar opniões sobre um futuro carregador, caso o meu tivesse com problema.
postei aqui as coisas que tenho visto acontecer com o carregador e minhas baterias.... vim pedir ajuda para tentar resolver... Se eu não precisar comprar outro, melhor ainda, essa é minha intenção.
O que vc me recomenda fazer para tentar solucionar o meu problema?
aumentar a carga da bateria, carregar em 0,5C?
As baterias de NIMH (uma protek, uma generica e uma Orion) eu faço o cliclo com 0,8A de carga e 0,8A de descarga.
valeu
Lipos podem ser carregadas até 1C.. Se a bateria tem 5800mAh, carregue-as a 5,8A..
Se for nanotech, pode carrega-as até 58A (cinquenta e oito ampères) se tiver carregador para tal..
NiMH podem ser carregadas entre 0,5 e 1C, desde que não passem de 80ºC e estejam boas..
Se estiverem ruins, vão dar um falso Delta peak e o carregador vai achar que já completou a carga.. Neste caso é melhor ou aumentar o delta peak ou carregar a uma taxa menor..
Se for nanotech, pode carrega-as até 58A (cinquenta e oito ampères) se tiver carregador para tal..
NiMH podem ser carregadas entre 0,5 e 1C, desde que não passem de 80ºC e estejam boas..
Se estiverem ruins, vão dar um falso Delta peak e o carregador vai achar que já completou a carga.. Neste caso é melhor ou aumentar o delta peak ou carregar a uma taxa menor..
Mas carregar com 1C não diminui a vida util da bateria?
a maioria fala pra carregar o mais lento possivel...
e geralmente falam em 0,7c
a maioria fala pra carregar o mais lento possivel...
e geralmente falam em 0,7c
Isso de carga lenta servia para NiCD e NiMH..
Se sua LiPo for muito antiga, carregue-a a 0,7C.. Abaixo disso não trará muitos benefícios a mais..
Mas as Lipos atuais, até as mais baratas Flightmax, podem ser carregadas a 2C..
Se sua LiPo for muito antiga, carregue-a a 0,7C.. Abaixo disso não trará muitos benefícios a mais..
Mas as Lipos atuais, até as mais baratas Flightmax, podem ser carregadas a 2C..