Também concordo. Tanta tecnologia e dinhero que são usados nessa competições poderiam e deveriam também ser usados para um bem maior, que não seja só a grana. Mas, "para que diminuir as emissões de nossos motores, sendo que as grandes mandatárias do petróleo(incluindo a "tupiniquim" Petrobrás)injetam bilhões de euros pra fazer nossas Ferraris andarem?"guilcm123 escreveu:Mas por algum lugar tem que começar, né...wiiplaylanhouse escreveu:pra ficar do jeito q todo mundo quer vai no minimo uns 50 anos
pra mundo ser só dos eletricos
E acredito que em 5 a 10 anos já teremos uma frota considerável de veículos elétricos ou híbridos rodando... Ainda serão a minoria... mas não adianta pensar que a frota mundial de milhões de veículos será substituída de uma vez só... é um processo gradativo...
Agora, no mesmo contexto, mas entrando em uma outra área...
Seria interessante se os veículos de competição 1/1 movidos à combustão também tivessem limitações de emissões. Não apenas pela redução da poluição em si (uma corrida de F1 deve emitir muita coisa tóxica..), mas para estimular o desafio aos desenvolvedores de motores a melhorar ainda mais os índices de emissões de motores de alta performance.
Na Fórmula 1 sempre são introduzidas novas regras para limitar o desempenho dos veículos, e o grande desafio dos engenheiros de projeto da categoria é fazer o carro com o melhor desempenho respeitando estas limitações. A emissão dos motores poderia também ser mais um ingrediente a ser inserido nesse contexto.
FIM DOS ELÉTRICOS - MOTORES À COMBUSTÃO SÃO O FUTURO !
Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach
- jpzulian
- Piloto Advanced

Re: FIM DOS ELÉTRICOS - MOTORES À COMBUSTÃO SÃO O FUTURO !

- guilcm123
- Piloto Advanced

O que o Wii colocou está relacionado com o espírito competitivo e espetáculo esportivo que é a F1... e também concordo, que no tempo so Senna era muito mais emocionante.
Mas sob o ponto de vista tecnológico, a F1 é o futuro sim... muitas funcionalidades que temos em nossos carros de rua hoje saíram da Fórmula 1... ABS, controle de tração, suspensão ativa, câmbio tiptronic, etc... essas saõ as evoluções que eu pude acompanhar... mas certamente existem várias outras que talvez nem saibamos... e a melhoria da eficiência dos motores também tem suas barreiras superadas na F1.
Também não podemos esquecer das outras categorias...
Entendo o q vc colocou, Zulian... a indústria do petróleo é uma das financiadoras do circo da F1, e teoricamente não teria interesse em reduzir as emissões... mas os veículos híbridos ou elétricos são uma concorrência crescente a longo prazo. Se a indústria do petróleo não encontrar maneiras de se reinventar, poderá ter dificuldades no futuro. Lembrando que o desenvolvimento de combustíeis que poluem menos também é um caminho para reduzir essas emissões...
Mas sob o ponto de vista tecnológico, a F1 é o futuro sim... muitas funcionalidades que temos em nossos carros de rua hoje saíram da Fórmula 1... ABS, controle de tração, suspensão ativa, câmbio tiptronic, etc... essas saõ as evoluções que eu pude acompanhar... mas certamente existem várias outras que talvez nem saibamos... e a melhoria da eficiência dos motores também tem suas barreiras superadas na F1.
Entendo o q vc colocou, Zulian... a indústria do petróleo é uma das financiadoras do circo da F1, e teoricamente não teria interesse em reduzir as emissões... mas os veículos híbridos ou elétricos são uma concorrência crescente a longo prazo. Se a indústria do petróleo não encontrar maneiras de se reinventar, poderá ter dificuldades no futuro. Lembrando que o desenvolvimento de combustíeis que poluem menos também é um caminho para reduzir essas emissões...
Mugen MBX-6 ECO
Falando de F-1 .. o Kers.... já é uma evolução... !! reaproveitamento de energia.. e li em uma matéria (não lembro aonde) que já se tem o projeto para a temporada de 2012 0u 2013 o uso do Kers seja untegrado a um outro sistema, tornando o carro Hibrido, e não tão dependete só do motor a combustão..
http://www.carrohibrido.net/motores-hib ... 1-em-2013/
http://www.carrohibrido.net/motores-hib ... 1-em-2013/

- lukits
- Piloto Master

eu gosto do motor a combustão em algumas coisas como no automodelo, carro, o som deles... o elétrico é mais pra eletrodomésticos, celulares, etc. claro que no futuro (50 anos) eu estarei com 64 anos rsrs... mas vai ser tudo elétrico, não tera marcha nos carros (putz...) será tudo elétrico como no filme "eu robô" ou parecido rsrs... curto o gasto com combustivel e nitrometano é um combustivel que não é fossil né? mas o elétrico é melhor com certeza, só pergunto uma coisa: e os aviões, como voarão elétricamente?
Abs
Obs: combustivel fossil é aquele que antes teve uma vida como o petróleo(aprendi c/ a professora de ciências ela disse isso...)
Abs
Obs: combustivel fossil é aquele que antes teve uma vida como o petróleo(aprendi c/ a professora de ciências ela disse isso...)
- guilcm123
- Piloto Advanced

Perfeito, lukits... o metanol é a base de milho... e não é combustível fóssil. Mas também emite carbono decorrente da queima. E o lubrificante que também queima no motor?lukits escreveu:eu gosto do motor a combustão em algumas coisas como no automodelo, carro, o som deles... o elétrico é mais pra eletrodomésticos, celulares, etc. claro que no futuro (50 anos) eu estarei com 64 anos rsrs... mas vai ser tudo elétrico, não tera marcha nos carros (putz...) será tudo elétrico como no filme "eu robô" ou parecido rsrs... curto o gasto com combustivel e nitrometano é um combustivel que não é fossil né? mas o elétrico é melhor com certeza, só pergunto uma coisa: e os aviões, como voarão elétricamente?
Abs
Sua colocação sobre os aviões também é perfeita... o transporte aéreo é responsável por boa parte das emissões do planeta... e o desenvolvimento de turbinas mais eficientes também está em evolução. A TAM e a Airbus estão desenvolvendo um sistema de turbina a bioquerosene:
http://www.webioenergias.com.br/noticias/biocombustiveis/531/tam-e-airbus-testarao-bioquerosene-de-aviacao-.html
Ainda é um motor à combustão... mas demonstra que há gente pesquisando e este assunto está evoluindo...
Mugen MBX-6 ECO
- lukits
- Piloto Master

sobre o projeto da TAM e da Airbus: seria um bio combustivel certo? esse bioquerosene não limitaria a autonomia do avião? exemplo: com 100% de querosene faz 5.000.000 km aereos, e com o bioquerosene faria a mesma coisa ou menos? seia um avião flex correto? e avião elétrico seria meio dificil pois teria que ter uma baita de uma turbina em cada asa para movimentar o avião, e ter uma asa maior pra ter uma alta autonomia do mesmo, sedo que teria que ter diversas baterias fortes e duraveis(no minimo 1 voo sem ter que carregar) ou seja, teria que ter muito estudo da eletricidade e levaria muito tempo para desenvolver isso...
Abs
Abs
- guilcm123
- Piloto Advanced

Esse bioquerosene é um biocombustível sim... (assim como o etanol e o metanol)... pode ser que tenha uma autonomia diferente, etc... mas isso está ainda em desenvolvimento... e não significa que a proporção de autonomia seja os mesmos 70% que aproporção álcool/gasolina dos nossos motores flex... e esses aviões não seriam flex, porque funcionariam somenta a um combustivel...lukits escreveu:sobre o projeto da TAM e da Airbus: seria um bio combustivel certo? esse bioquerosene não limitaria a autonomia do avião? exemplo: com 100% de querosene faz 5.000.000 km aereos, e com o bioquerosene faria a mesma coisa ou menos? seia um avião flex correto? e avião elétrico seria meio dificil pois teria que ter uma baita de uma turbina em cada asa para movimentar o avião, e ter uma asa maior pra ter uma alta autonomia do mesmo, sedo que teria que ter diversas baterias fortes e duraveis(no minimo 1 voo sem ter que carregar) ou seja, teria que ter muito estudo da eletricidade e levaria muito tempo para desenvolver isso...
Abs
Avião elétrico acho que é mais dificil... talvez somente a hélice, não a turbina... e o maior problema é o peso das baterias... e os aviões também tem grandes asas, que podem receber células fotovoltaicas...
Mas talvez o caminho para os aviões elétricos ( e tambme para os carros) sejam as células de hidrogênio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_combust%C3%ADvel
Mugen MBX-6 ECO
Vi o pessoal comentar no tópico sobre o mundo ser dos carros elétricos e tal.. Apoio a ideia, mas lembrem-se que os países mais desenvolvidos e também os mais poluidores produzem energia elétrica queimando carvão mineral, assim não adiantaria nada que os carros fossem elétricos atualmente. É preciso de mais fontes produtoras de energia elétrica limpas também...
Editado pela última vez por JGA05 em 02 Jun 2011, 20:58, em um total de 1 vez.
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
Putzz, que sacanagem no finalzinho do video, descriminaram o Chevrolet VOLT.
KKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
guilcm123 escreveu:O que o Wii colocou está relacionado com o espírito competitivo e espetáculo esportivo que é a F1... e também concordo, que no tempo so Senna era muito mais emocionante.
Realmente é triste isso.. Os donos e ativistas dessas companias (Esso, Petrobrás, Shell e muitas outras...) pensam mais em suas contas bancárias do que na vida dos filhos e netos deles..
- wiiplaylanhouse
- Piloto Racer

- Contato:
no brasil é assim mesmo
quanto mais dinheiro c tem mais dinheiro c quer ganhar
o q eles fazer é reduzir custos porem para isso a emissao de gases é maior
quanto mais dinheiro c tem mais dinheiro c quer ganhar
o q eles fazer é reduzir custos porem para isso a emissao de gases é maior
Wiiplay Games e Lan House o negócio é motor roncando e a fumaceira levantando
- lukits
- Piloto Master

vdd o que wiiplayhouse e JGA05 falaram, quando mais dinheiro entra, mais quer, se os carros elétricos estivessem desenvolvidos (rápido, boa autonomia, etc.) teria bastante, garanto... mas o elétrico é mais caro que um movido a combustão... por ter tecnologia avançada... mas, se vc quer politica boa que se importe com o meio ambiente, sai do Brasil rápido heim...
Abs
Abs
Isso está sendo resolvido, principalmente com células fotovoltaicas e termovoltaicas.JGA05 escreveu:Vi o pessoal comentar no tópico sobre o mundo ser dos carros elétricos e tal.. Apoio a ideia, mas lembrem-se que os países mais desenvolvidos e também os mais poluidores produzem energia elétrica queimando carvão mineral, assim não adiantaria nada que os carros fossem elétricos atualmente. É preciso de mais fontes produtoras de energia elétrica limpas também...
Concordo com o fato de que é uma tecnologia ainda cara, mas é cara porque "ninguem investe". Se uma empresa grande, com proporções semelhantes a da Petrobras, por exemplo, tenho certeza que evoluiria muito rápido.
E isso não é tão distante. Vão fazer 2 anos que eu estou ativamente nesse hobby, apesar de pouco tempo estar com eletrico, sempre andei acompanhado deles e vi que as baterias cresceram bastante. No começo, era dificil ver umas de 5000mAh, hoje já tem de 8000mAh. Em meu ponto de vista, é um avançado rapido sim, pela quantidade e qualidade de pesquisa que é feita..
Eu não acredito que daqui um tempo seja tudo eletrico, mas acredito sim que eles estarão no mercado disputando espaços..
Foi citado pelo Lucas aqui o caso da marcha em carro eletrico. Nada impede que o mesmo tenha, pelo contrario, se tiver é melhor, pois economizaria energia, porem seria muito mais sensível do que o combustão, então teria que ser eletronica.
Abraços!
- guilcm123
- Piloto Advanced

Ninguém investo nisso aqui no Brasil!!! Porque no resto do mundo, especialmente na Europa, estão se desenvolvento muito as energias solar e eólica... a Dinamarca, por exemplo, jpa possui em torno de 50% de sua geração proveniente de geradores eólicos localizados no Mar do Norte...FlavioGP escreveu:Isso está sendo resolvido, principalmente com células fotovoltaicas e termovoltaicas.JGA05 escreveu:Vi o pessoal comentar no tópico sobre o mundo ser dos carros elétricos e tal.. Apoio a ideia, mas lembrem-se que os países mais desenvolvidos e também os mais poluidores produzem energia elétrica queimando carvão mineral, assim não adiantaria nada que os carros fossem elétricos atualmente. É preciso de mais fontes produtoras de energia elétrica limpas também...
Concordo com o fato de que é uma tecnologia ainda cara, mas é cara porque "ninguem investe". Se uma empresa grande, com proporções semelhantes a da Petrobras, por exemplo, tenho certeza que evoluiria muito rápido.
E isso não é tão distante. Vão fazer 2 anos que eu estou ativamente nesse hobby, apesar de pouco tempo estar com eletrico, sempre andei acompanhado deles e vi que as baterias cresceram bastante. No começo, era dificil ver umas de 5000mAh, hoje já tem de 8000mAh. Em meu ponto de vista, é um avançado rapido sim, pela quantidade e qualidade de pesquisa que é feita..
Eu não acredito que daqui um tempo seja tudo eletrico, mas acredito sim que eles estarão no mercado disputando espaços..
Foi citado pelo Lucas aqui o caso da marcha em carro eletrico. Nada impede que o mesmo tenha, pelo contrario, se tiver é melhor, pois economizaria energia, porem seria muito mais sensível do que o combustão, então teria que ser eletronica.
Abraços!
A Shell (holandesa), embora seja uma empresa da área de petróleo, está investindo bastante na pesquisa de fontes renováveis...
As coisas estão evoluindo...
Com relação às usinas à carvão, isso é bem verdade. Tanto que havia uma tendência mundial de apoiar as usinas nucleares... mas isso está sendo revisto em função do desastre que aconteceu recentemente no Japão...
Mas também acredito que para os motores à combustão serem "banidos" se passarão ainda no minimo mais uns 50 anos... mas os elétricos começarão a ganhar espaço...
Mugen MBX-6 ECO
- lukits
- Piloto Master

mas pergunto a todos, qual preferem agora (independente de poluição, etc.)?
A minha resposta é os a combustão... e a de vcs, qual é?
Abs
A minha resposta é os a combustão... e a de vcs, qual é?
Abs