Parafuso do motor Savage 4.6

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

bauhaus
Piloto
Piloto

Parafuso do motor Savage 4.6

Mensagem por bauhaus »

Imagem

Estou com 3 duvidas quanto ao montagem desse motor.

1ª a peça 86121 é uma especie de arroela, serve para q o parafuso não encoste no rolamento.
Ela tem 2 lados, um lado chapado e outro com uma "entrada".
Minha duvida é se a parte q fica em contato com o parafuso é a chapada ou a com a "entrada".
Se for a com a "entrada", fara com q o "sino" tenha uma folga de +- 3mm (ele vai para traz e para frente).
Essa fola é necessaria?

2ª Como eu sei q preciso trocar as sapatas da embreagem?

3ª Se eu aperto muito a coroa a Savage anda mas acaba matando a coroa na primeiro obstaculo q o automodelo bate, se eu deixo um pouco mais froxo, a Savage não sobe nenhum morro.
O problema está na coroa ou nas sapatas de embreagem?
bauhaus
Piloto
Piloto

Re: Parafuso do motor Savage 4.6

Mensagem por bauhaus »

pensando com meus botões, essa arroela tem q permitir a folga do sino, caso não precisace com certeza a hpi teria feito uma arroela com os dois lados iguais.
korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por korisko »

Olá bauhaus, vou tentar ajudar:
1ª Se eu entendi, a parte chapada tem q ficar encostada no rolamento, para q não tenha atrito.

2ª as sapatas da embreagem geralmente vc percebe pela aparencia, fica desgastado mesmo

3ª Se eu aperto muito a coroa a Savage anda mas acaba matando a coroa na primeiro obstaculo q o automodelo bate, se eu deixo um pouco mais froxo, a Savage não sobe nenhum morro.
O problema está na coroa ou nas sapatas de embreagem?
Pelo visto isto responde sua segunda pergunta, ou pode ser até mesmo os grampos que seguram as sapatas podem estar com problema.
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

1 - A bucha 86121 nova tem as duas faces iguais. Acredito que a face em contato com a cabeça do parafuso tenha sido desgastada, e por isso parece ser diferente e apareceu a folga. Se você montar ao contrário, vai tirar a folga, mas a cabeça do parafuso vai comer a bucha de latão novamente e vai dar folga de novo.

O parafuso tem que ficar apertrado no fim de curso dele mesmo, sem apertar a bucha contra o sino e sem prender o mesmo. O sino tem que virar solto, depois do parafuso apertado.
Também não pode ter folga, pois pode danificra a coroa e as sapatas da enbreagem.

A solução que achei foi colocar uam arruela de aço, de preferência inox (vem umas sobrando na Savage 4.6 SS, mas não sei se vem nas RTR) entre a bucha e o parafuso, e retificar a bucha, diminuindo sua espessura com uma uma lixa 220, até que o parafuso de aperto, deixando o simo libre com a menor folga possível.

2 - Da para testar antes de desmontar para confirmar a aparência. Aperte a embreagem da coroa no talo e confira com a mão que não está patinando. Coloque a perna na frente da Savage inpedindo que ela ande e acelera. Se a Rotação subir e ela fizer pouca foça na perna é porque as sapatar provavelmente estão desgastadas. Ai vale desmontar para verificar.
Vale fazer um teste com as sapatas novas para sentir a força que ela faz quando está OK.

3 - Por favor, explique melhor oque você quiz dizer com "matando a coroa"...
Responder

Voltar para “Motor”