Cuidados com a bateria li-po
Moderadores: mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho
- WilliamFulaneto
- Piloto Iniciante

- Contato:
Cuidados com a bateria li-po
galera, queria saber qual os cuidados que devo ter com a minha bateria de lipo?
comprei uma turnigy 5000mAh 3s
gostaria de saber se posso deixar ela carregada por uns dias, sem uso, ja tenho um carregador com balanceador junto! VALEEEU
FORTE ABRAÇO
comprei uma turnigy 5000mAh 3s
gostaria de saber se posso deixar ela carregada por uns dias, sem uso, ja tenho um carregador com balanceador junto! VALEEEU
FORTE ABRAÇO
Re: Cuidados com a bateria li-po
acomselho vc gardar a sua lipo em lugar fresco longe do calor
- WilliamFulaneto
- Piloto Iniciante

- Contato:
beleza entao, mas posso guarda-la totalmente carregada?
Não. Deve-se guarda-la com metade da carga, em modo Storage no carregador.
- WilliamFulaneto
- Piloto Iniciante

- Contato:
tenho um carregador turnigy TQ4 alguem sabe me dizer se ele tem essa função? Abraço
guarda-la em média por no máximo uns 3 dias, se for mais devo deixa-la totalmente descarregada?
guarda-la em média por no máximo uns 3 dias, se for mais devo deixa-la totalmente descarregada?
- mach
- Moderador

- Contato:
3 Dias, nem esquenta...
O problema é guardar por mais de 2 semanas, 1 mês...
Qto ao carregador, ali quando vc seleciona LIPO, tem charge, balance e storage (verifica se tem, mas acho q sim..)
O problema é guardar por mais de 2 semanas, 1 mês...
Qto ao carregador, ali quando vc seleciona LIPO, tem charge, balance e storage (verifica se tem, mas acho q sim..)
- lukits
- Piloto Master

eu também queria saber os cuidados com ela, é presciso ter esse saco pra guardar elas? ou é bobagem? eu comprei 2 baterias Zippy 3S 5000 mAh 20C Hard Case pra rustler, e queria comprar outras coisas e no fim foi só as baterias... tenho medo de carregar errado... e como não confio muito nos carregadores, até quantos V. a bateria prescisa carregar? desculpa as perguntas, mas tenho um certo medo e um desconhecimento sobre essas baterias... no mais é plugar e andar, esperar o esc apitar e tirar a bateria... e tem como deixar waterproof a lipo? ou as hard case dá pra cair em poças acidentalmente?
Valeu
Valeu
Quando ele disse uns dias, pensei que fossem uns 20 ou 30 dias..
LiPo Bag seria necessário apenas durante a carga.. Teoricamente as baterias são estáveis quando não estão em uso.
As Lipos aguentam cargas seguras até 4,2 volts por célula.. acima disso elas podem se tornar instáveis..
LiPo Bag seria necessário apenas durante a carga.. Teoricamente as baterias são estáveis quando não estão em uso.
As Lipos aguentam cargas seguras até 4,2 volts por célula.. acima disso elas podem se tornar instáveis..
- WilliamFulaneto
- Piloto Iniciante

- Contato:
a quantos amps eu posso carregar minha lipo 3s 5000mAh??
recomendado para nao haver instabilidade na carga e se tornar perigoso?
na bateria esta escrito no maximo 2a mais a vezes na pressa carrego a 5aWilliamFulaneto escreveu:a quantos amps eu posso carregar minha lipo 3s 5000mAh??
O ideal é carregar balanceando a 0,5C, ou seja, uma bateria de 5000mAh carregar balanceando a 2500mAh (2,5A), isso leva, em média, 130~150 min. Nunca carregue acima da capacidade escrita na bateria, onde geralmente é 2C (em uma bateria de 5000mAh equivale a 10A).
Não deixa-la exposta ao sol e/ou calor.
Nunca perfure.
Nunca deixe baixar de 3,0V por célula. Por margem de segurança, eu deixo o CutOff do meu ESC em 3,2V por Célula.
Evite extressar a bateria (sair do carrinho direto pro carregador e vice-versa)
Não é nenhum bixo de 7 cabeças cuidar de LiPo, rapidinho aprende hehe.. Eu acho bem mais facil que NiXX..
Abraços!
Não deixa-la exposta ao sol e/ou calor.
Nunca perfure.
Nunca deixe baixar de 3,0V por célula. Por margem de segurança, eu deixo o CutOff do meu ESC em 3,2V por Célula.
Evite extressar a bateria (sair do carrinho direto pro carregador e vice-versa)
Não é nenhum bixo de 7 cabeças cuidar de LiPo, rapidinho aprende hehe.. Eu acho bem mais facil que NiXX..
Abraços!
- lukits
- Piloto Master

bahhh... bela explicação, agora só falta chegar as baterias hehehe... mas uma pergunta é, que se dá pra fazer uma gambiarrazinha no carregador, exemplo: não ter o conector pra bateria e fazer um com fios, faço isso na minhas nimhs, mas tenho medo d fazer isso na lipo.. e pergunto, dá pra fazer isso?
Não é recomendado.. As vezes o barato sai caro hehe..
É melhor comprar um adaptador.
Abraços!
É melhor comprar um adaptador.
Abraços!
- cardoso789
- Piloto Master

Eu multiplico 0,7 pela quantidade de mAh por exemplo a minha reedy carrego em 3.5AmpsWilliamFulaneto escreveu:a quantos amps eu posso carregar minha lipo 3s 5000mAh??
0,7 x 5.0 = 3,5!
Relax, Take It Easy