como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: como vcs carregam suas lipos? onde guardam?

Mensagem por Serpadu »

vi no rc eletrico um lance de descarregar toda a celula q inchou, no meu caso as 2 e carregar no modo nimh por um tempo pelo cabo de balanceamento até a lipo "acordar" e depois dar 5 ciclos de carga e descarga bem lentos.

o q acham? eu só faço isso qndo tiver com meu lipo bag para garantir! hehe
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

up
Helvio Lagares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Helvio Lagares »

Essa informação está parcialmente incorreta (onde viu isso lá no RCElétrico?). Não descarregue a célula toda, até 0 V. Pode sim descarregar a 3V e carregar com uma corrente baixa, de digamos 1/4 ou 1/5 C, algo como 1A no máximo. Isso só basta para desinchar o pack. Ele não vai ficar melhor, ou segurar mais carga do que segurava antes.
Pode tentar usar o modo NiMh caso alguma célula baixou a voltagem para menos de 3V só, mesmo assim, checando sempre, só esperar até passar dos 3V por célula e então pode carregar no modo LiPo. Isso é pra tentar recuperar alguma célula que zerou, e só. Também, ela não vai ficar melhor ou segurar mais carga do que segurava antes.
Resumindo, a capacidade da LiPo, uma vez perdida, não se recupera com ciclos de carga. Isso se aplicava às NiCd e NiMh, e mesmo assim, com resultados nem sempre satisfatórios.
Lembrando: pack inchado não é culpa do pack, mas de sistema mal-dimensionado ou uso inadequado.
Serpadu escreveu:vi no rc eletrico um lance de descarregar toda a celula q inchou, no meu caso as 2 e carregar no modo nimh por um tempo pelo cabo de balanceamento até a lipo "acordar" e depois dar 5 ciclos de carga e descarga bem lentos.

o q acham? eu só faço isso qndo tiver com meu lipo bag para garantir! hehe
Helvio Lagares
Helvio Lagares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Helvio Lagares »

Isao, não é totalmente verdade isso.
Se inchou, você pode fazer o procedimento de desinchar e utilizar o pack com toda a segurança. Só que o pack não vai ser mais o mesmo em termos de desempenho, mas pode ainda ser utilizado.
Sobre o procedimento de descarte, até se pode furar o pack e mergulhar na água, mas é um exagero. Lembre-se que você usa lipo na orelha o dia inteiro: celulares usam uma variação da LiPo com química rigorosamente igual a que usamos nos nossos RC's, e que podem sofrer os mesmos problemas de explosão, inchar e tal.
Isao_TKR escreveu:Inchou, esquece. A bateria já foi danificada e qualquer carga poderá fazê-la incinerar. Existe um procedimento correto para descartá-las, se não me engano mergulhando-as em água por um dia. Mas não tenho certeza se é isso.
Helvio Lagares
tiagocandido
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por tiagocandido »

enh pessoal, uma dúvida:

que tipo de extintor seria o ideal para apagar fogo gerado por LIPO?

parece idiota, mas um extintor pequeno em casa não custa grana, e é o tipo de coisa que agente só pensa quando acontece..

carrego minhas lipos sempre assistindo (nunca largo carregando e saio do ambiente) mas as carrego num quarto no chão de carpete (não me perguntem pq)..

se um dia ocorre uma mer**, um investimento de R$ 30,00 num extintor (pra quem investe 'milhares' de reais em peças, rs), salvaria minha casa de danos maiores, não é..

será que seria o do "Tipo C" (pó e gás carbônico), o mesmo usado para eletricidade?

abraços, tiago.

OBS> não me falem do tal "saquinho".. pois sou tradicionalista e quero um extintor! hahaha
sdrubow
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por sdrubow »

por se tratar de bateria creio que o melhor é usar o pó químico.
até porque pode pegar fogo enquanto estiver carregando, e você não vai querer jogar água na rede elétrica.

eu uso lipobag, carrego sempre no chão ou alguma superfície de azulejo ou pedra. carrego a 0.5c ou menos quando estou em casa e na pista carrego a 1C

para guardar enquanto estou em casa deixo na bag dentro do armário, quando estou viajando deixo na bag dentro do box do banheiro e fechado assim se der alguma merd... não tem nada la dentro que pegue fogo.
elétrico dá choque mas tá valendo
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

tiagocandido escreveu:...que tipo de extintor seria o ideal para apagar fogo gerado por LIPO?
...as carrego num quarto no chão de carpete (não me perguntem pq)..
...OBS> não me falem do tal "saquinho".. pois sou tradicionalista e quero um extintor! hahaha
Desculpe colega, mas do jeito que vc escreveu dá a entender que vai pegar fogo sim.
Carregar no carpete é pedir para pegar fogo num problema qualquer na carga da bateria ou com qualquer outro tipo de dispositivo elétrico.

A questão do "saquinho" não tem nada a ver com tradicionalismo, é segurança mesmo. Se não me engano em alguns locais não é permitido carregar lipo sem as Lipo-bag. Eu faço como o outro colega, carrego dentro da lipo-bag e faço isso na sacada do apartamento que tem piso cerâmico.

Ao invés de se preocupar em como vai apagar o fogo, é melhor evitar que ele comece. De nada adianta ter um extintor XYZ se alguém não estiver no local para usá-lo ou não tiver tempo hábil para evitar a propagação das chamas.
Qualquer que seja o sistema de segurança a palavra inicial sempre é PREVENÇÃO!
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
alandiniz
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por alandiniz »

a ni-mh eh bom guarda na geladeira tbm?
Não tem um site? entre em contato por MP, podemos negociar a troco de peças. Começe agora mesmo a vender peças e acessórios de sua casa com um site simples e barato!!
tiagocandido
Piloto Advanced
Piloto Advanced

boa.. valeu as dicas! achei que na prática ninguém usava essas lipobags. Achei na AMAIN por U$ 10.00.

já que funciona, vou comprar uma e ficar tranquilo. ;)

obrigadão!!
Lostsoul
Piloto
Piloto

Mensagem por Lostsoul »

tiagocandido escreveu:enh pessoal, uma dúvida:

que tipo de extintor seria o ideal para apagar fogo gerado por LIPO?

parece idiota, mas um extintor pequeno em casa não custa grana, e é o tipo de coisa que agente só pensa quando acontece..

carrego minhas lipos sempre assistindo (nunca largo carregando e saio do ambiente) mas as carrego num quarto no chão de carpete (não me perguntem pq)..

se um dia ocorre uma mer**, um investimento de R$ 30,00 num extintor (pra quem investe 'milhares' de reais em peças, rs), salvaria minha casa de danos maiores, não é..

será que seria o do "Tipo C" (pó e gás carbônico), o mesmo usado para eletricidade?

abraços, tiago.

OBS> não me falem do tal "saquinho".. pois sou tradicionalista e quero um extintor! hahaha
Tiagão, tenha em mente que o extintor não vai substituir o "saquinho". Eles Eles se complementam e são feitos para aumentar a sua segurança e não para impedir que o fato aconteça.
Quanto ao extintor adequado, temos que levar em consideração que o lítio se enquadra na classe de metais pirofóricos (chamada de classe "D") e tem tratamento diferenciado mesmo dentro de sua classe por determinadas particularidades . Em verdade, o único agente conhecido hoje como eficaz no combate a incêndio em lítio é a base de Cobre. Os demais metais pirofóricos têm como agente extintor o cloreto de sódio, encontrado em extintores especiais e que normalmente não são encontrados para venda no mercado, digamos, normal.
Por isso é que temos que ter um cuidado muito grande no manuseio de baterias de LiPo e Li-Ion. Prefira o uso dos "saquinhos" ao uso do extintor, pois este último serve para combater princípios de incêndio e pelo estrago que uma LiPo causa quando se rompe, o único jeito pra resolver seu problema depois de iniciado o fogo vai ser ligar pra 193.

Abcs.
tiagocandido
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Perfeito Lostsoul, sua resposta soma muito e complementa a resposta do mzn3108, que pediu mais atenção no quesito "precaução"!
Muito obrigado pelas respostas!

Já tenho anos de hobby, mas realmente acreditava que pra vir a ter um problema com LIPO, precisa fazer alguma coisa muito errada..

Dentre minhas displicências, pelo menos eu sempre carregava a bateria estando próximo a ela, geralmente quando eu ia dar alguma manutenção no meu RC. Mas com a resposta dos Srs. vou me antecipar aos problemas e tomar mais cuidados ao carregar minhas baterias LIPO! ;)

Um abração,
Tiago.
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

tiagocandido escreveu:achei que na prática ninguém usava essas lipobags. Achei na AMAIN por U$ 10.00.
O problema é que está em falta no estoque agora, mas comprei 2 dessas:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... FSack.html
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

lukits
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por lukits »

essas lipo bag tem a jumbo, que cabe bastante bateria e tem a pequena que cabe poucas, quando chegar minhas lipos (2 3S 5000mAh) eu terei que comprar esse lipo bag pq o meu pai não comprou ¬¬ aí eu compro qual? a pequena será que cabe as 2?
Valeu
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Fica bem justo...
Responder

Voltar para “Elétricos”