Fazer pack de pilhas e como recarrega-las

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

MarcosPaulo

Fazer pack de pilhas e como recarrega-las

Mensagem por MarcosPaulo »

Fala galera, cansei de comprar pilhas para meu himoto, comprei um glow pensando que ia me livrar delas mas agora tenho q bancar o combustível e as pilhas xD!!
Comprei 8 pilhas recarregaveis SONY de 2500 mah cada, e queria fazer um pack com elas pois como elas são 1,2v eu precisaria de 5 para dar os 6v. Mas qual carregador eu precisaria utilizar para recarregar esse pack, tenho um carregador da bateria do e-start ele serviria???
valeu galera!!!
Himoto Syclone - Vertex VX .18 - 2 Marchas
diegoscussiato
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Fazer pack de pilhas e como recarrega-las

Mensagem por diegoscussiato »

se vc quer chegar no 6v compra uma bateria de 6v...ou use 4 pilhas recarregaveis mesmo ...eu tenho 2 carros...num uso uma bateria propria de 6v...e no outro 4 pilhas recarregaveis mesmo de 1.2v cada...fica bao do mesmo jeito...e sem gambiarra.
MarcosPaulo

Não concordo muito pois meu auto ja perdeu o controle e fincou na guia devido as pilhas do rádio estar com 1,22v. E no caso, juntar 5 baterias não seria "gambiarra" pois todos os packs q são vendidos não são nada mais q 5 pilhas ligadas em série e embaladas num plástico! A minha dúvida é como recarregar esse pack!
diegoscussiato
Piloto Advanced
Piloto Advanced

bom talvez isso seja problema no receptor ou no radio pois tenho 3 rcs...2 pro e todos sao assim...de todos q conheço sao assim...e nenhuma da esse tipo de problema...

ou entao instale um fail safe e pronto!
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

MarcosPaulo escreveu:Não concordo muito pois meu auto ja perdeu o controle e fincou na guia devido as pilhas do rádio estar com 1,22v. E no caso, juntar 5 baterias não seria "gambiarra" pois todos os packs q são vendidos não são nada mais q 5 pilhas ligadas em série e embaladas num plástico! A minha dúvida é como recarregar esse pack!
No rádio você pode usar pilhas recarregáveis sem problemas, mas NUNCA deixe as pilhas chegarem a carga muito baixa, normalmente tem um indicador de bateria fraca no rádio, assim que esse indicador aparecer desligue o carro.

No receptor eu aconselho você a comprar aqueles packs de 6V mais o carregador, eles já vem prontos e são baratos, nem vai compensar você montar um, a dica de não deixar com a carga ficar muito baixa também vale.

Um dos dispositivos de segurança mais importantes nos automodelos é o fail-safe, se seu rádio é 2.4GHZ ou não o fail-safe tem que estar ativado, assim não vai ter mais problema de perder a direção do carro, mas quando as baterias ficam totalmente sem carga não tem jeito, nem o fail-safe ajuda.
Imagem
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Go with LiPo 'n be happy!!!
Mugen MBX-6 ECO
diegoscussiato
Piloto Advanced
Piloto Advanced

heavy escreveu:
MarcosPaulo escreveu:Não concordo muito pois meu auto ja perdeu o controle e fincou na guia devido as pilhas do rádio estar com 1,22v. E no caso, juntar 5 baterias não seria "gambiarra" pois todos os packs q são vendidos não são nada mais q 5 pilhas ligadas em série e embaladas num plástico! A minha dúvida é como recarregar esse pack!
No rádio você pode usar pilhas recarregáveis sem problemas, mas NUNCA deixe as pilhas chegarem a carga muito baixa, normalmente tem um indicador de bateria fraca no rádio, assim que esse indicador aparecer desligue o carro.

No receptor eu aconselho você a comprar aqueles packs de 6V mais o carregador, eles já vem prontos e são baratos, nem vai compensar você montar um, a dica de não deixar com a carga ficar muito baixa também vale.

Um dos dispositivos de segurança mais importantes nos automodelos é o fail-safe, se seu rádio é 2.4GHZ ou não o fail-safe tem que estar ativado, assim não vai ter mais problema de perder a direção do carro, mas quando as baterias ficam totalmente sem carga não tem jeito, nem o fail-safe ajuda.
concordo.
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

Procure baterias de NimH para receptor, com 5 células do tipo "hump", como esta: http://www.rcmart.com/rc-batteryreceive ... ath=52_347
Com isso vc terá 5x1,2V=6V ao invés de 4x1,2V=4,8V. Geralmente o conector que vem é do tipo futaba, mas pode trocar também. Alguns vem com carregador, mas esses Imax, Accucell, etc resolvem o problema e são multi-uso.

No meu rádio eu uso Lipo 3S, mas a bateria é própria para radios.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... JR%5F.html
Pense que a especificação do rádio é para 8x1,5V=12V, com a Lipo eu tenho 11,1V e com as NiMh 8x1,2V=9,6V. O problema é que a maioria dos rádios corta a 9V, com isso teoricamente com NiMh teria 0,6V para gastar. Mas na prática se medir esses valores das baterias num multímetro sempre dá mais do que o especificado e por isso não é tão crítico assim. Mas com NimH no rádio/receptor é sempre bom ter as baterias muito bem carregadas.

Se vc mediu a bateria e viu 1,22V é sinal que ela já está um pouco fraca mesmo. Se medir ela totalmente carregada vai ver que dá um pouco mais do que isso.

Configuração do fail-safe é item obrigatório. Se o rádio for 2.4G geralmente já tem essa função, os AM precisa do fail-safe à parte.
diegoscussiato escreveu:se vc quer chegar no 6v compra uma bateria de 6v...ou use 4 pilhas recarregaveis mesmo ...eu tenho 2 carros...num uso uma bateria propria de 6v...e no outro 4 pilhas recarregaveis mesmo de 1.2v cada...fica bao do mesmo jeito...e sem gambiarra.
Se procurar as especificações de servos vai ver que alguns fabricantes mostram a performance do servo (torque e velocidade) a 4,8V e 6V, obviamente que em 6V a performance é sempre superior, o carro tende a ficar mais esperto.
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
Ghdeilo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ghdeilo »

Opiniao sincera. Use lipo . Eficiencia e durabilidade muito maior. E garantido.

Uma lipo propria para radio sai no maximo por 40 reais . Tempo de uso de umas 15 horas no minimo.

Qto sairia 4 pilhas originais sony ? Isso se achar original . E o principal, qto duraria sem antes da regarga?
Imagem
MarcosPaulo

A minha idéia era fazer um pack como esses: http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... mh_4000mah

http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... rx_battery

ACho que para mim que só ando na rua de casa ou no aeroporto ja estaria de bom tamanho!
Ghdeilo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ghdeilo »

MarcosPaulo escreveu:A minha idéia era fazer um pack como esses: http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... mh_4000mah

http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... rx_battery

ACho que para mim que só ando na rua de casa ou no aeroporto ja estaria de bom tamanho!
Amigo , olha o preço do pack , bem mais caro q uma lipo q duraria infinitamente mais . Mas se vc quiser fazer pra ter experiencia, é bem legal .
Imagem
MarcosPaulo

Qual LiPo vc me indicaria (com link se possivel)? Vi vc falando de R$40 mas eu não achei nenhuma...

Achei essa: http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... _lipo_pack

Mas é 7,4v e é só 500 mah.. não queimaria o receptor? E com essa amperagem de 500 mah, não duraria pouco?
Ghdeilo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ghdeilo »

Marcos quem sempre tinha aqui no forum era o Mach.

Vou dar um procurada e te aviso .
Imagem
Ghdeilo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ghdeilo »

Uma olhada rapida no ML .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ceptor-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-p-rx-_JM

59 reais . mas com cteza aqui , ou no rceletrico , vc acha mais barato.

Se der , amanha te mando alguns links .
Imagem
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

MarcosPaulo escreveu:Qual LiPo vc me indicaria (com link se possivel)? Vi vc falando de R$40 mas eu não achei nenhuma...

Achei essa: http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... _lipo_pack

Mas é 7,4v e é só 500 mah.. não queimaria o receptor? E com essa amperagem de 500 mah, não duraria pouco?
Não se esqueça que será necessario usar um carregador apropriado para Lipo.

Antes de comprar uma bateria Lipo leia muito bem sobre os cuidados a serem tomados.
Imagem
Responder

Voltar para “Rádio”